O que é adjudicação >

Adjudicação no Novo CPC: o que é, quem exerce e regras gerais

Adjudicação no Novo CPC: o que é, quem exerce e regras gerais

12 maio 2023
Artigo atualizado 19 out 2023
12 maio 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 19 out 2023
A adjudicação é o ato judicial que concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém. Assim, ocorre com frequência em processos de execução de dívidas. 

A legislação criou a adjudicação com o intuito de facilitar a execução. Assim, é facultativo ao exequente (credor) a aquisição dos bens penhorados como forma de compensação de seu crédito. Na adjudicação, o credor recebe os bens móveis ou imóveis do executado (devedor), ao invés de dinheiro.

O que é adjudicação?

A adjudicação é um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É o ato judicial que concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém. 

Adjudicação confira o que é esse processo jurídico
Entenda o que é adjudicação no novo cpc

Quais os tipos de adjudicação?

Existem alguns tipos de adjudicação, sendo o mais comum no direito imobiliário. No entanto, há também adjudicação no direito administrativo e no direito sucessório.

O que é Direito imobiliário?

A adjudicação no direito imobiliário denota o seu conceito mais puro: a transmissão da propriedade de um bem imóvel.

O que é Direito administrativo? 

No âmbito administrativo, a adjudicação surge quando há, por exemplo, a concessão do direito à realização das obras ao vencedor de uma licitação.

O que é Direito sucessório? 

Assim, no direito sucessório, um exemplo clássico de adjudicação ocorre quando os herdeiros necessários renunciam o direito aos bens, que devem ser adjudicados (transferidos) à meeira, através da Carta de Adjudicação.

A carta de adjudicação conterá todos os dados do bem necessários ao registro ou à tradição e efetivação da transferência. 

O que é carta de adjudicação?

É o documento que por força de decisão judicial permite a propriedade de determinado bem imóvel ou móvel a alguém. Ela é prevista no artigo 876 do Novo CPC. Em caso de mortes, é a transferência da posse do falecido para outra pessoa. Ela pode ser solicitada pelo cônjuge ou parceiro e herdeiros direitos.

Quando ocorre a adjudicação?

A adjudicação ocorre quando há um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É através dessa ação que se concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém. 

Adjudicação é o mesmo que alienação?

A adjudicação se refere à transferência de um bem para a pessoa, seja em casos de sucessão ou execução de dívidas, enquanto na alienação, há um decisão pela venda ou leilão do bem cujo objetivo é destinar o dinheiro para o credor da dívida. 

Histórico da adjudicação

A adjudicação foi incluída no Código de Processo Civil de 1973 pela Lei n. 11.382/2006. Portanto, a legislação promoveu mudanças significativas nas formas de satisfação do crédito quando em execução de obrigação por quantia certa.

Com a Lei, a adjudicação passou a ocupar a posição preferencial na nova ordem. Anteriormente, era estabelecida pelo art. 647 do CPC/73: 

Art. 647. A expropriação consiste:
I – na adjudicação em favor do exeqüente ou das pessoas indicadas no § 2o do art. 685-A desta Lei; – Incluído pela Lei n. 11.382/2006.
II – na alienação por iniciativa particular;
III – na alienação em hasta pública;
IV – no usufruto de bem móvel ou imóvel.”

Adjudicação no Novo CPC

A adjudicação no novo CPC está prevista em primeiro plano no art. 825:

Art. 825. A expropriação consiste em:
I – adjudicação;
II – alienação;
III – apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimentos e de outros bens.”

E o art. 876 completou, especificando todo o procedimento da adjudicação no novo CPC. Dessa forma, ficou determinado que, numa execução, o exequente pode requerer a adjudicação dos bens penhorados, oferecendo valor não inferior ao da avaliação.

Assim, quando o executado não paga a dívida e tem seus bens penhorados, o exequente tem o direito de pedir que os bens do devedor sejam transferidos à sua propriedade, mediante requerimento expresso.

Quem pode requerer a adjudicação?

Na execução, o direito à adjudicação também pode ser exercido por outros credores que tenham penhorado o bem, assim como pelo cônjuge, companheiro, ascendentes e descendentes do executado. Os que estão indicados nos incisos II a VIII do art. 889 também podem, que são:

II – o coproprietário de bem indivisível do qual tenha sido penhorada fração ideal;

III – o titular de usufruto, uso, habitação, enfiteuse, direito de superfície, concessão de uso especial para fins de moradia ou concessão de direito real de uso, quando a penhora recair sobre bem gravado com tais direitos reais;

IV – o proprietário do terreno submetido ao regime de direito de superfície, enfiteuse, concessão de uso especial para fins de moradia ou concessão de direito real de uso, quando a penhora recair sobre tais direitos reais;

V – o credor pignoratício, hipotecário, anticrético, fiduciário ou com penhora anteriormente averbada, quando a penhora recair sobre bens com tais gravames, caso não seja o credor, de qualquer modo, parte na execução;

VI – o promitente comprador, quando a penhora recair sobre bem em relação ao qual haja promessa de compra e venda registrada;

VII – o promitente vendedor, quando a penhora recair sobre direito aquisitivo derivado de promessa de compra e venda registrada;

VIII – a União, o Estado e o Município, no caso de alienação de bem tombado.”

Se houver mais uma pessoa no processo de adjudicação do bem, será feita uma licitação, nos termos da Lei n. 8.666/93.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Quais os pressupostos da adjudicação no Novo CPC?

Para que o exequente possa exercer o direito da adjudicação, existem dois pressupostos a serem observados: 

  • Fazer o requerimento;
  • A oferta de preço em valor não inferior ao da avaliação.

Tais pressupostos estão previstos nos §1o a 3o do art. 876 do Novo Código de Processo Civil e não têm correspondência a nenhum art. do CPC/73.

De acordo com o §1o, uma vez requerida a adjudicação, o executado será intimado do pedido, conforme os incisos. O §2o prevê a presunção da intimação caso o executado não tenha procurador nos autos e não informe ao Juízo eventual mudança de endereço.

Já o §3o dispõe sobre a citação por edital, quando o executado não for acompanhado de advogado. Assim, caso o devedor não apresente defesa quando da execução, pressupõe-se que não apresentará resistência à adjudicação dos bens, logo a intimação é dispensada.

Leia mais: Por que investir em um sistema de controle de processos judiciais?

Como é a carta de adjudicação no Novo CPC?

De acordo com o art. 877 §1o do CPC, a adjudicação será considerada finalizada com o auto lavrado e assinado. O documento é o requisito que põe fim ao procedimento da transferência. Deve ser assinado pelo juiz, pelo próprio adjudicatário, pelo escrivão ou chefe de secretaria e, se presente, pelo executado. 

Após assinaturas, se for um bem imóvel, será expedida a carta de adjudicação e o mandado de imissão na posse. Caso seja um bem móvel, será expedida a ordem de entrega ao adjudicatário.

O que é adjudicação compulsória?

Quando a transferência do bem não ocorre de forma voluntária, é necessário ajuizar a ação de adjudicação compulsória.

A ação é cabível nos casos em que um bem imóvel for adquirido mediante pagamento parcelado e o proprietário se recusar, injustificadamente, a dar a outorga da escritura definitiva de compra e venda (escritura pública, passível de registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente). 

Quem pode ajuizar esta ação é o compromissário comprador, em face do proprietário (vendedor). O objetivo é que a propriedade do bem lhe seja transferida por força de ordem judicial. Esta previsão se encontra no art. 536 do CPC, especialmente no § 1º:

Art. 536. No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.

§ 1º Para atender ao disposto no caput , o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.”

Tire suas dúvidas sobre a impugnação ao cumprimento de sentença.

E o art. 16, §2o do DL n. 58/37 que dispõe que, transitada em julgado a sentença procedente, adjudicará o imóvel ao compromissário, valendo como título para a transcrição.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre adjudicação compulsória, confira o texto do colega Mateus Terra: Ação de adjudicação compulsória: o que é e como funciona!

Mais conhecimento para você

Se você gostou desse material sobre adjudicação e deseja seguir com a leitura aqui no Portal da Aurum, confira conteúdos sobre os seguintes temas:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

E aí, gostou do texto sobre adjudicação? Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 😉


Social Social Social Social

Advogada (OAB 158955/MG) desde 2015, com escritório em Belo Horizonte/MG. Bacharela em Direito, pela Faculdade de Direito Milton Campos. Especialista em Direito Tributário, pela Faculdade Milton Campos. Especialista em Direito Médico e Hospitalar, pela Faculdade Unyleya e pelo IPDMS. Pós...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • La Fontaine C. C. Filho 11/01/2024 às 11:08

    ” Parabéns excelente “

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.