O que é a dilação? >

Entenda o que é dilação e como solicitar [+Modelo]

Entenda o que é dilação e como solicitar [+Modelo]

11 maio 2023
Artigo atualizado 20 fev 2024
11 maio 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 20 fev 2024
A dilação é um termo utilizado no meio jurídico para se referir à extensão de um determinado prazo para o cumprimento de uma determinação/obrigação processual, concedida pelos magistrados ou pelo Tribunal em situações específicas. É uma medida que tem por finalidade garantir a efetivação do direito das partes e o trâmite regular do processo. 

Não são raras as situações em que um determinado prazo processual se mostra muito curto para o cumprimento de alguma obrigação processual, como por exemplo a juntada de documentos cuja coleta dependa de terceiros. 

Em outros casos, alguma situação extraordinária pode ser capaz de impedir o cumprimento do prazo. Nestas hipóteses, o decurso do prazo sem a juntada pode ser altamente prejudicial aos interesses da parte. 

Nos casos em que o prazo para o cumprimento de determinada obrigação processual for exíguo ou quando alguma situação extenuante impedir o seu cumprimento, poderá a parte interessada requerer a dilação do prazo. Ou seja, a expansão do tempo para o cumprimento. 

Neste artigo abordaremos o que é a dilação, como solicitar, as mudanças verificadas no Novo Código de Processo Civil e até mesmo a estrutura sugerida para um pedido de dilação do prazo. 

Continue a leitura para saber mais! 😉

Quando os magistrados podem dilatar os prazos processuais? 

Antes do Código Processual Civil de 2015, havia uma diferença da dilação dos prazos, de acordo com a natureza do prazo processual em questão. 

No CPC de 1973, os prazos eram divididos em peremptórios e dilatórios. Os prazos peremptórios não poderiam ser modificados por iniciativa das partes ou do Juízo. Já os dilatórios, seriam os que apresentariam maior flexibilidade. Assim, permitindo alterações, por iniciativa do próprio Juízo ou das partes. 

Contudo, o CPC de 2015 veio alterar a lógica da dilação dos prazos. A partir dele, se passou a autorizar que todos os prazos, inclusive os peremptórios, sejam alterados. Mas, claro, desde que observadas as condições determinadas nos art. 222 e 223 da lei processual.

Art. 222. Na comarca, seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até 2 (dois) meses.
§ 1º Ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes.
§ 2º Havendo calamidade pública, o limite previsto no caput para prorrogação de prazos poderá ser excedido.
Art. 223. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.
§ 1º Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.
§ 2º Verificada a justa causa, o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar.

Dessa forma, os prazos podem ser dilatados não apenas quando o período deferido se mostra pequeno para o cumprimento da obrigação processual, mas também quando situações excepcionais ocorrem com a parte ou com o(a) procurador(a). Como por exemplo: 

  • casos de falecimento;
  • uma doença grave;
  • o estado de calamidade pública;
  • a impossibilidade invencível de comparecimento;
  • entre outros. 

Cada caso, naturalmente, será analisado individualmente pelo Juízo. Ainda assim, vale alertar que os efeitos do decurso do prazo são extremamente graves. Isso porque o direito de praticar ou de emendar o ato processual acaba sendo extinto. 

Portanto, o recomendado é que o pedido de dilação do prazo seja feito antes do decurso regular do caso, à exceção das hipóteses em que há justa causa, a ser apreciada pelo Juízo.

Leia também: 4 dúvidas comuns sobre contagem de prazo!

Como solicitar a dilação de prazo? [+Modelo] 

A dilação do prazo deve ser realizada por meio do protocolo de um pedido fundamentado no processo, com a motivação da necessidade de extensão do prazo. É importante mencionar que o deferimento do pedido dependerá da análise do Juízo, por isso a fundamentação específica dos motivos é essencial.  

Ainda, o pedido de dilação do prazo deve ser feito caso a caso, respeitando a necessidade de fundamentação específica. Portanto, o modelo indicado abaixo é apenas um guia para verificação dos requisitos essenciais. 😉

Modelo de dilação de prazo processual

Disponibilizamos um modelo que vai te auxiliar na solicitação da dilação de prazo processual. Confira!

acessar modelo gratuito de dilação
Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Conclusão

Por mais diligente que seja o profissional, situações extraordinárias ou mesmo a limitação do tempo para o cumprimento de uma obrigação podem potencialmente impedir o cumprimento de um prazo. 

Por esse motivo, é essencial que o profissional esteja atento às hipóteses em que o pedido de dilação do prazo poderá ser feito, como forma de barrar os efeitos deletérios e irreversíveis do decurso de prazo processual. 

Como recomendação, ressalto para que haja excesso de cautela no uso do pedido de dilação. Dessa forma, fazendo uso de exaustiva fundamentação e preocupação quanto à mitigação dos efeitos negativos do eventual descumprimento de prazo processual. 

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto e deseja seguir a leitura em temas sobre direito e advocacia, vale a pena conferir os seguintes materiais: 

Este conteúdo foi útil pra você? Conta aqui nos comentários 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Conheça as referências deste artigo

MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo Curso de Processo Civil 3ª edição. Volume 1. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Código de processo civil anotado. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020

BRASIL. Código de Processo Civil de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em 08/02/2023


Social Social Social

Advogado (OAB 51419/SC). Sócio de Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados, onde atua nas áreas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito dos Contratos, Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduado em...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.