Melhores dicas de análise SWOT para escritórios de advocacia

Melhores dicas de análise SWOT para escritórios de advocacia

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A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para escritórios de advocacia identificarem suas forças e fraquezas em relação ao mercado em que estão inseridos. Pode ser utilizada para definir áreas de atuação, metas de expansão, modelo de trabalho, entre outros pontos.

Muito utilizada nos mais variados mercados, a análise SWOT é fundamental para que você possa mapear o seu nicho de mercado – especialmente se estiver iniciando um negócio. Assim, consegue identificar quais são as melhores oportunidades e saber os melhores caminhos a seguir para ter sucesso em seu empreendimento jurídico.

Nesse texto, você vai conhecer mais afundo o que é essa estratégia e ver dicas de como aplicá-la em escritórios de advocacia, buscando uma diferenciação em um mercado tão concorrido. Para facilitar a leitura, pode navegar pelo menu abaixo:

Boa leitura!

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma estratégia de marketing voltada para o planejamento estratégico. Seu objetivo é levantar aspectos positivos e negativos de um negócio para que seja possível entrar no mercado resguardado e preparado para competir com a concorrência.

A sigla SWOT significa: Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Traduzido para o português seria: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, ou para simplificar, matriz FOFA.

A partir disso, podemos entender que o objetivo da estratégia é analisar os aspectos internos e externos de um escritório de advocacia, de maneira cética e objetiva, para que seja possível realizar um planejamento completo, visando melhorias e aprimoramentos.

Etapas da análise SWOT para escritórios de advocacia

A análise SWOT para escritórios de advocacia pode ser dividida em duas etapas: análise interna e a análise externa. A seguir, vou detalhar os pontos fundamentais dessa estratégia para auxiliar você nesse processo de planejamento. Confira!

Etapa 1: análise em ambiente interno

Quando falamos em ambiente interno, é necessário fazer uma busca geral sobre os fatores influenciadores que estão dentro do seu escritório. Ou seja, levantar as forças e fraquezas do seu próprio negócio.

O ideal é separar o seu “produto” do mercado que está inserido, pois nesta etapa o ambiente externo não terá influência.

Após o levantamento de todos os pontos, é necessário fazer o cruzamento das informações e ambientes para extrair estratégias relevantes e inovadoras.

Assim, para o ambiente interno, você deve observar com clareza e imparcialidade:

Forças

Aqui é importante elencar as suas vantagens frente à concorrência, ou seja, quais qualidades podem ser consideradas um diferencial do seu negócio, o que torna o seu escritório competitivo e o que pode levar ele à frente dos demais. 

É de suma importância trabalhar apenas com dados e fatores que estão sob seu controle, assim você pode decidir se tais forças serão mantidas ou se irá em busca de novas características.

Para auxiliar nesta etapa alguns questionamentos podem ser feitos, como: o que agrada os meu clientes? O que o meu escritório tem de diferencial? Entre outras.

Fraquezas

Ainda analisando o ambiente interno, é a hora de identificar possíveis fraquezas dentro do seu empreendimento. Neste momento é fundamental trabalhar com imparcialidade e levantar todos os pontos que podem vir a prejudicar seu negócio jurídico no futuro.

Com sinceridade e clareza, você deve observar as características separadamente, de maneira individual, e com atenção. Ao encontrar problemas, analisar o grau de dificuldade dos mesmos para entender se é algo simples de resolver ou se terá de ser trabalhado gradativamente até ser solucionado.

Aqui, você pode se perguntar os motivos pelos quais os clientes não voltam para novos serviços, se as suas atitudes e de seus colaboradores são positivas para o escritório, etc.

Etapa 2: análise em ambiente externo

Depois de analisar o seu escritório internamente e ver o que ele oferece de melhor e o que deve ser ajustado, é hora de passar para as variáveis consideradas incontroláveis, ou seja, fatores do mercado que devem ser explorados ou vistos com maior atenção para que não sejam prejudiciais no futuro.

Assim, você vai observar as oportunidades e ameaças que podem ser encontradas no cenário onde você está se inserindo.

Ameaças

Aqui devem ser analisadas todas as forças externas que podem influenciar negativamente os planos do seu escritório de advocacia. Ou seja, possibilidades que quando se tornam realidade são prejudiciais para os seus planos.

Pensando nisso, é importante analisar o que deixa você receoso em relação ao mercado, ampliando o olhar para situações atípicas e abrangentes. Lembre de incluir fatores externos que envolvem todos os tipos de problemas.

Alguns pontos que podem ser elencados e questionados são: desastres naturais, vantagens dos concorrentes, escassez de mão de obra e quebra de sistemas de CRM.

Oportunidades

Diferente da etapa anterior, nas oportunidades você deve analisar as forças externas que podem ser consideradas positivas para o seu negócio.

Vale lembrar que mesmo sendo interessantes para os seus planos, todos esses fatores são incontroláveis e, por isso, você não deve fazê-los de “muleta”, e sim utilizá-los como uma “carta na manga”.

Alguns exemplos podem ser: uma nova tecnologia que irá dar mais praticidade aos processos, uma parceria com alguma empresa de renome no mercado, falência de escritórios concorrentes e outros fatores que seguem essa linha.

Após todos os levantamentos de Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, a análise SWOT para escritórios de advocacia prevê um cruzamento dessas informações. Dessa forma, você vai conseguir ter uma noção geral do caminho a percorrer para se destacar no mercado, levando em conta o que seu escritório tem a oferecer e onde é necessário dar mais atenção em relação aos concorrentes e o mercado jurídico em geral.

Vantagens da análise SWOT para escritórios de advocacia

Depois de entender o que é a análise SWOT para escritórios de advocacia e como ela pode ser aplicada, é hora de visualizar as vantagens de colocar essa estratégia em prática.

Segurança na hora de aplicar estratégias

Ao finalizar a sua matriz SWOT, você terá um mapeamento completo do atual cenário do seu escritório de advocacia e das possibilidades de evolução e melhoria. Com isso, garante maior assertividade na hora de traçar estratégias futuras, afinal terá um embasamento técnico para se planejar.

Identificar oportunidades no mercado

Através dos estudos e pesquisas feitas previamente por meio da análise SWOT, você, advogado empreendedor, vai saber quando e como agir frente ao mercado em busca da expansão de seu escritório. 

Por outro lado, quem inicia um negócio sem esses dados prévios, corre o risco de atirar no escuro, pois não tem ciência do mercado onde está se inserindo.

Custo benefício do projeto

Olhando de fora pode parecer complexo e necessário a participação de um especialista, mas, na prática, fazer uma análise SWOT para escritórios de advocacia é simples. Com uma caneta e um papel você mesmo pode colocar em prática, elencando todas as forças e fraquezas que você e seus colaboradores conseguem observar ao longo dos dias de trabalho. 

Para analisar o ambiente externo, a internet pode ser o bom meio de colher informações, além de suas experiências prévias. No fim das contas, o retorno que você irá receber vale muito à pena.

Falarei sobre isso com mais detalhes nos próximos tópicos, inclusive com dicas para você colocar em prática! 😉

Como aplicar a análise SWOT para escritórios de advocacia

Muitos advogados podem pensar que, por se tratar de uma estratégia de marketing, uma pessoa leiga no assunto colocar a análise SWOT para escritórios de advocacia em prática pode ser muito complexo. Mas, na verdade, é mais simples que parece.

Observando exemplos e vídeos, rapidamente você pode aprender como fazer a análise na prática e ir evoluindo nessa atividade. 

Entretanto, sabemos que a correria da vida jurídica pode impossibilitar esse “tempo gasto”. Assim, procurar por um especialista da área pode ser a melhor opção para quem não pode se dar ao luxo de deixar os casos de lado por alguns horas por dia. 

Por mais que o custo seja mais elevado do que fazer manualmente, você terá um serviço ainda mais completo. Sem dúvidas, com as oportunidades que a análise SWOT para escritórios de advocacia irá oferecer, o investimento inicial se tornará um mero detalhe comparado ao retorno e ao fato de desempenhar ainda melhor no mercado jurídico.

Por isso, se você tiver condições não economize recursos mentais e financeiros para se preparar bem para o que os mistérios que o mercado vai trazer ao longo do processo de afirmação do seu negócio jurídico.

Dicas sobre análise SWOT para advogados

Para facilitar sua análise SWOT para escritórios de advocacia, trouxe algumas dicas práticas e objetivas sobre o processo. Utilize-as como um guia para começar a colocar em prática a estratégia.

1. Tenha um objetivo definido

Antes de iniciar os estudos e pesquisas necessárias, é fundamental ter especificado qual é sua meta, o seu objetivo com essa estratégia. Se você quer ser referência no mercado de advocacia criminal, montar um escritório especializado em todas as áreas ou mesmo um negócio digital, com atuação home office.

Independentemente do tamanho do seu objetivo, ele precisa ser bem especificado, pois é a partir dele que você irá elencar os fatores internos e externos.

2. Levante seus pontos positivos e negativos

Reúna os sócios ou toda a equipe do escritório e analisem onde vocês acertam, o que oferecem que nenhum outro concorrente pode oferecer, onde vocês erram, o que pode ser melhorado e onde pode ser melhorado. Se você é um advogado autônomo e que trabalha sem outras pessoas na equipe, separe um espaço na agenda e realize esse processo com atenção.

A partir dessa análise, você conseguirá visualizar de uma forma mais clara todos seus pontos fortes e fracos para aplicar a  análise SWOT para escritórios de advocacia. É apenas em outra etapa que serão levantadas possíveis soluções, então foque no que já é uma certeza. E lembre de ser o mais imparcial possível.

3. Faça uma revisão dos pontos levantados

Após o brainstorm realizado na etapa anterior, é hora de definir os pontos que são realmente fundamentais e cortar as suposições e informações que não podem ser consideradas como um fato.

Qualquer levantamento que deixe alguma dúvida ou que não tenha sido aferido com afinco deve ser revisado com atenção e, caso não proceda, deve sair da lista. Seja uma fraqueza ou uma força.

4. Faça a análise final

Depois de seguir as dicas acima e finalizar as etapas de análise interna e externa, é o momento de reunir os pontos levantados e fazer uma análise com base no todo. É nesse momento que você irá cruzar as informações e a análise SWOT para escritórios de advocacia começará a fazer mais sentido. 

Ao analisar os pontos fortes do seu negócio jurídico, é importante ver como suas forças podem se tornar estratégias ao observar as oportunidades. O mesmo deve ser feito comparando as fraquezas vistas como ameaças do mercado. 

A partir desse cruzamento, as possíveis soluções vão surgir e, posteriormente, se tornar estratégias a serem colocadas em prática.

Conclusão

Agora que você entendeu mais sobre a aplicação de uma análise SWOT para escritórios de advocacia, já sabe o quanto a estratégia pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

Assim como outras estratégias de marketing jurídico, ela deve ser analisada e planejada com calma e muita pesquisa. E, caso tenha condições, sempre busque inovar nesse sentido para manter seu negócio atualizado e à frente dos concorrentes de mercado.

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Ficou com alguma dúvida sobre a análise SWOT para escritórios de advocacia? Tem alguma sugestão para deixar o conteúdo ainda mais completo? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 😉

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