livros sobre gestão de escritório de advocacia >

Dicas de leitura: 8 livros sobre gestão de escritório de advocacia

Dicas de leitura: 8 livros sobre gestão de escritório de advocacia

23 jun 2017
Artigo atualizado 3 maio 2023
23 jun 2017
ìcone Relógio Artigo atualizado 3 maio 2023

O negócio da advocacia tem algumas peculiaridades que precisam de adaptação. Foram publicados nos últimos anos alguns livros sobre gestão de escritório de advocacia, com uma visão mais moderna e abordagem com foco na prática. Essas obras são menos teóricas e cumprem com excelência o papel de fonte de conhecimento e experiência.

Quando temos interesse por algum tema específico buscamos na literatura conhecimento para aumentar a nossa bagagem cultural. Mas quando o assunto em questão é gestão de escritório de advocacia, a busca pode ser um tanto desafiadora, considerando a pouca bibliografia dirigida a este perfil de público, tão segmentado.

Melhores livros sobre gestão de escritório de advocacia

Abaixo você confere alguns livros voltados especificamente para o mercado jurídico e também outros títulos de boa qualidade que podem inspirar sócios e advogados na condução da gestão do escritório de advocacia.

1) O mito do empreendedor – Por que muitos negócios fracassam? O que você pode fazer para vencer?

Autor: Michael E. Gerber
Editora Fundamento

O autor divide os empreendedores em 3 tipos: visionários, administradores e técnicos. Advogados e demais profissionais técnicos, em geral, estão nessa última categoria. Esse grupo, segundo o autor, resolve empreender e acaba tratando sua empresa não como um negócio em si, mas apenas um lugar aonde vão para trabalhar. Eles acreditam que, apenas por conhecerem profundamente o trabalho técnico, estão imediatamente habilitados a administrar o negócio.

Porém, com o passar do tempo, o serviço que oferece acaba virando mais uma tarefa no meio de tantas outras que o profissional não domina e o sonho de ser dono do próprio negócio se torna um pesadelo. O livro traz dicas de como iniciar uma pequena empresa, abordando os principais pontos de um plano de negócios. Leitura recomendada a advogados tecnicamente muito bem preparados, que decidem empreender e que com o passar do tempo sentem na pele os desafios da gestão de escritório de advocacia!

2) Gestão de Escritório de Advocacia – O modelo de excelência da Disney aplicado à advocacia para encantar clientes e aumentar os resultados financeiros

Autora: Camila Berni
Editora Empório do Direito

Obra pioneira no Brasil, não poderia deixar de recomendar essa obra na lista de livros sobre gestão de escritório de advocacia. Trata-se da minha primeira contribuição literária ao universo jurídico, que aborda a gestão do escritório e a estratégia de prospecção e manutenção de clientes na advocacia sob o enfoque Disney  – empresa que é referência mundial em excelência em serviços e encantamento de clientes, tendo hoje um índice de fidelização de 80%.

Clientes querem atenção e compram experiência: é com base nessa análise que o livro foi desenvolvido. Com uma linguagem jovem e contemporânea, a obra adapta a metodologia Disney de gestão ao dia a dia nos escritórios. Traz também exercícios práticos para que o leitor possa anotar insights e implementar na prática as técnicas. Advogados são prestadores de serviço e podem aplicar em seus escritórios de advocacia o modelo que a Disney utiliza e ensina para a criação de uma cultura de atendimento, focada na experiência e no encantamento do convidado (o cliente) para, por consequência, aumentar os resultados financeiros. Vale a leitura e a implantação na sua advocacia! Os resultados falam por si!

3) A estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Autores: W. Chan Kim e Renée Maubourgne
Editora Campus

Em mercados com tantos competidores, o que geralmente acontece é que todos acabam disputando com todos. Uma verdadeira luta insana, que resulta na redução do preço e na qual todos os concorrentes saem perdendo. O livro conta a história de empresas que nadavam nesse oceano vermelho (sangrento, altamente disputado e concorrido) e que migraram suas atuações para o tão sonhado oceano azul (onde o preço não é levado em conta pelo consumidor na hora da escolha pela contratação).

Com uma metodologia criativa, leva o leitor a pensar em formas de tornar a concorrência irrelevante e nadar longe da disputa sangrenta por mercado, clientes e preço. Mais do que nunca, a advocacia enfrenta hoje a situação abordada pelo livro. A analogia, portanto, é mais do que bem-vinda nessa área.

4) Uma trufa e … mil lojas depois! A inspiradora receita de sucesso da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo

Autor: Alexandre Tadeu da Costa
Editora Alaúde

Na quarta colocação entre os livros sobre gestão de escritório de advocacia, uma história de inovação e paixão, esse livro conta a trajetória do fundador da Cacau Show em primeira pessoa, o que traz emoção e velocidade à narrativa. Alexandre Tadeu da Costa mostra o poder de uma visão empreendedora e da dedicação integral à concretização de um sonho, além dos desafios de gestão decorrentes do crescimento do negócio.

Uma história de um menino que veio do nada e construiu a maior rede de lojas de doces finos do mundo! Ótimo para se inspirar nos comportamentos demonstrados na trajetória de sucesso e na forma humana e sustentável como trata a equipe e a gestão de pessoas.  Excelente fonte de conhecimento, que não tem relação direta com o universo jurídico, mas certamente vai contribuir para a gestão de escritório de advocacia!

5) Gestão eficiente de escritórios de advocacia – Como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis

Autor: Mario Esequiel
Saint Paul Editora

Dirigido a  sócios e também a administradores de escritórios, livro tem uma pegada moderninha e insere os conceitos de administração empresarial no âmbito de escritórios de advocacia, com olhar humano sobre a equipe e seu desenvolvimento. Fruto da experiência de mais de quinze anos do autor na gestão de escritório de advocacia, o livro transita entre a estratégia de negócio e a gestão de pessoas.

Leia mais sobre gerenciamento de escritório de advocacia aqui no blog da Aurum.

6) Valorização dos honorários advocatícios: o fortalecimento da advocacia através da gestão

Autora: Beatriz Machnik
Editora Juruá

Medir seu trabalho e cobrar por ele é uma tarefa difícil, afinal, muito da atividade do advogado é invisível aos olhos do cliente. Muitos fatores interferem na precificação dos honorários: reputação, experiência, o tempo de advocacia, a especialização e velocidade de diagnóstico, a construção de uma marca, entre outros.

Da mesma autora de “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias para Formação de Preços no Consultivo e Contencioso”, também publicado pela Editora Juruá, o livro traz com muita propriedade uma consciência de que profissionalizar e estruturar a gestão do escritório são questões essenciais para a advocacia e contribuem para o posicionamento e crescimento do escritório.

7) O Marketing nos escritórios de advocacia do Brasil

Autor: Marcelo Martins Borges
Lex Editora

Fruto de extensa pesquisa, o livro traz um panorama sobre as normas éticas na advocacia e o que pode – e deve – ser feito por advogados e escritórios na busca pela atração de clientes. Além de aspectos históricos, o livro aborda sugestões de ações práticas para que o leitor inicie o seu marketing a partir da leitura. Em tom jovem, mas sem perder a seriedade, o livro, que já está na segunda edição, merece o prestígio que alcançou.

8) Personal Branding – Construindo sua marca pessoal

Autor: Arthur Bender
Integrare Editora

Escrito por um publicitário, o livro traz conceitos e técnicas da publicidade e do marketing empresarial para o âmbito pessoal. Durante todo o livro, o autor faz questão de convencer o leitor que cada profissional é o seu próprio negócio, independente do vínculo que tenha com quem o remunera. Ou seja, precisa gerir sua marca pessoal.

Com uma vibe divertida, de fácil e prazerosa leitura, Arthur Bender conduz o leitor a construir a sua carreira e a sua imagem profissional como uma empresa. Considerando que advogados, em sua extensa maioria, são profissionais autônomos, é válida a leitura e a aplicação das técnicas na construção da reputação, credibilidade e networking. Uma ótima dica para quem faz a gestão de escritório de advocacia!

Para além dos livros sobre gestão de escritório de advocacia

Se você quiser saber mais sobre esses e outros assuntos, recomendo os seguintes artigos

Inscreva-se na Newsletter da Aurum para receber outros conteúdos como esse direto na sua caixa de emails e seguir evoluindo na sua advocacia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Gostou das dicas? Tem outras recomendações de livros sobre gestão de escritório de advocacia? Deixe um comentário! E para se manter atualizado, acompanhe nossa página de materiais educativos


Advogada. Sou autora do livro "Gestão de Escritório de Advocacia - O modelo de excelência da Disney aplicado à Advocacia para encantar os clientes e aumentar os resultados financeiros" e consultora em gestão de escritórios de advocacia....

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • henriette 23/04/2020 às 13:59

    Olá, onde encontro o seu livro Camila?? Obrigada

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís