advogado-de-sucesso >

3 boas práticas que todo advogado de sucesso precisa desenvolver

3 boas práticas que todo advogado de sucesso precisa desenvolver

19 mar 2019
Artigo atualizado 15 jun 2023
19 mar 2019
ìcone Relógio Artigo atualizado 15 jun 2023

Muito se escreve em como se tornar um advogado de sucesso ou ainda quais as práticas que as bancas de sucesso possuem. Contudo, prefiro realizar uma abordagem um pouco diferente. Acho interessante compartilhar o quão difícil é advocacia para quem está começando hoje e como é necessário que o advogado seja um profissional completo.

O advogado de sucesso é como aquele pai – ou aquela mãe -, que lava, passa, cozinha, auxilia o filho nos deveres escolar e passeia com o cachorro. O advogado não é só um entendedor das leis, não é apenas um professor, o bom advogado é completo. O advogado de sucesso bate o escanteio e corre para cabecear.

Então, como se tornar um advogado de sucesso?

Não há fórmula para se tornar um advogado de sucesso. O advogado precisa amar o que faz. Advogar é vocação, é acordar pela manhã e saber que a profissão é responsável por defender a liberdade as pessoas.

Advogar é tudo isso é mais um pouco. Advogar é paixão. É orgulho. É saber que os frutos não serão colhidos de forma imediata. Não será amanhã, nem depois de amanhã e nem depois… os frutos demoram, por isso é necessário perseverar na advocacia.

É saber lidar com injustiças – sim, elas são muitas na advocacia. Advogar é uma longa jornada, em que não há atalho. E cada estrada é diferente uma da outra e cada uma delas passa um ensinamento diferente.

Além disso, as estradas para a advocacia de sucesso são muitas. Há advogados de sucesso que trabalham sozinhos, como advogados autônomos. Há aqueles que trabalham como advogados associados. Há advogados de sucesso que trabalham para outros advogados. Há advogados de sucessos desconhecidos. Há advogados de sucessos reconhecidos.

Não há receita de bolo. Há perseverança. Advogar é uma arte, e advogado de sucesso é o artista completo. Por isso, compartilho hoje três boas práticas para te auxiliar a ir em busca do seu sucesso. Confira!

Boas práticas do advogado de sucesso:

1. Fale a língua do cliente

O advogado de sucesso precisa entender a dor do cliente que o procura e saber como resolver o problema. Ao mesmo tempo, a relação do advogado com o cliente precisa ser de confiança. Ele precisa entender que o advogado contratado está fazendo a coisa certa.

Mas como explicar para o cliente que a apelação será interposta dentro do prazo legal com pedido de tutela de urgência? Ou que o agravo de instrumento combaterá a decisão do magistrado de primeiro grau e buscará a cassação da decisão?

É fundamental que o advogado possua conhecimento de outras áreas, de modo que o cliente consiga entender a linguagem e que tenha confiança que se está fazendo a coisa certa.

Assim como o médico não informa o nome científico das dores dos pacientes, o advogado também precisa adequar sua linguagem para que o cliente entenda a estratégia adotada e confie nos passos tomados.

Para saber mais sobre o assunto, te aconselho a baixar este ebook elaborado pela equipe da Aurum. Com ele, você vai saber como um software jurídico pode contribuir para o seu atendimento de excelência.

BAIXE O GUIA PARA ENCANTAR CLIENTES USANDO UM SOFTWARE JURÍDICO

2. Aproveite o máximo de cada caso

O direito permite que o advogado tenha acesso aos mais diversos temas de outras áreas (engenharia, matemática etc) ao analisar cada um dos casos.

Por exemplo, ao trabalhar em um caso de erro médico, o advogado precisará estudar as portarias, as normas internas e os protocolos médicos. Enfim, o caso trará ao advogado um conhecimento diferente daquele do direito.

O advogado de sucesso consegue aproveitar cada oportunidade e conhecimento que os casos exigem. É preciso que o conhecimento adquirido para aquele caso permanece para os posteriores.

3. Faça leituras fora do Direito

Outra dica fundamental – e característica do advogado de sucesso – é ler livros de outras áreas, até mesmo as mais distantes do Direito, como história, geografia, psicologia, música, poesias, contos. Não faltam gêneros literários para o advogado procurar que vão além da literatura relacionada à advocacia.

Esta dica aprendi em uma palestra do advogado Pierpaolo Cruz Bottini, que indicou as obras que marcaram sua vida, bem como as obras fundamentais que o advogado deve ler. São elas: Os Donos do Poder (Raymundo Faoro), Casa Grande e Senzala (Gilberto Freyre), O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro) e Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Júnior).

Seguindo essa linha, indico ainda o livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.

Conclusão

Como escrevi em outra oportunidade, são muitos os desafios do jovem advogado e da jovem advogada. Pouca experiência, altíssima concorrência, dificuldades financeiras, posicionamento no mercado de trabalho, rede de relacionamentos, etc.

Contudo, a ideia do presente artigo foi demonstrar que não há atalho para o sucesso na advocacia, apenas perseverança e bagagem. O advogado de sucesso precisa enfrentar as dificuldades, absorvê-las e tirar o melhor delas.

Outra dica importante, mas que é fundamental para quem está começando é participar das discussões que envolvem a classe da advocacia. Por exemplo, participando das comissões temáticas da OAB e órgãos de assessoramento da OAB, que permitem que o jovem advogado supere a dificuldade inicial de se fazer networking e conheça outros advogados.

As dificuldades devem ser enfrentadas como obstáculos para crescer na carreira, não apenas como pedras no caminho. O advogado de sucesso deve saber aproveitar as oportunidades que aparecem e descobrir como se destacar na advocacia.

Na sua opinião, quais boas práticas o advogado de sucesso deve ter? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo! 😉

Mais conteúdo para você

Aqui no Portal da Aurum nós temos diversos conteúdos escritos por especialistas sobre o mundo do direito. Para te ajudar a navegar, indico os seguintes textos:


Social Social Social

Advogado (OAB 50296/SC) na Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • camargoscarloscesar9@gmail.com 26/10/2019 às 04:01

    Passei no vestibular e vou prestar o curso para direito , creio ser objetivo e paciente com meus clientes, trazendo para dentro de si uma alta confiança em meus trabalhos , ser sincero e honesto em todos os sentidos, quero me esforçar o máximo para ser um ótimo advogado, agradeço pelas instruções de como ser um advogado de sucesso .

    • Arthur Bobsin 17/06/2022 às 19:02

      Valeu! Estamos à disposição!

  • JOZENILDE CASTRO SANCHES SAMPAIO 24/09/2019 às 14:29

    Parabéns pelo modo claro e objetivo como escreve . Sugestões práticas e realistas. Obrigada.

    • Arthur Bobsin de Moraes 04/11/2019 às 13:08

      Obrigado! Vamos juntos criando soluções e dicas para jovem advocacia

  • Laurielly Beatriz 31/08/2019 às 13:20

    Precisa ter um bom relacionamento com o cliente, para que o mesmo esteja com confiança. entender a dor do cliente que o procura e saber como resolver o problema. estudar conteúdo até mesmo destante da área de direito. aproveitar cada oportunidade e conhecimento que os casos exigem.

    • Arthur Bobsin de Moraes 04/11/2019 às 13:07

      Isso! A ideia para conseguir se destacar é justamente essa, criar uma relação de confiança com o cliente e conseguir trazer soluções para o problema dele.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.