software para advogados

Saiba quando contratar um software para advogados

Comentar
Recomendar

O software para advogados é um sistema de computador completo que automatiza a busca processual, auxilia no controle de prazos e na gestão do escritório de advocacia como um todo. 

Você sabe, mais do que ninguém, o quanto a rotina jurídica pode ser estressante. Controlar prazos, se dedicar ao atendimento ao cliente, estar constantemente atualizado. Tudo isso demanda tempo, dedicação e muita energia.

Para conciliar tudo isso, existem soluções eficazes para tornar o seu dia a dia mais produtivo. Independente do tamanho do seu escritório, a contratação de um software para advogados, por exemplo, pode não só ajudar na melhoria da organização da rotina, como também ser um diferencial competitivo importante. 

Quer saber mais sobre quando contratar um software para advogados? Continue a leitura! 🙂

O que você precisa saber sobre software para advogados

  1. O que é um software para advogados?
  2. Quando contratar um software para advogados?
  3. Por que você deve contratar um software para advogados?
  4. Como escolher um software para advogados?

O que é um software para advogados?

O software para advogados é um programa de computador desenvolvido para a gestão jurídica de profissionais autônomos e escritórios, independente do tamanho. As opções mais modernas podem ser acessadas através da internet, sem ter a necessidade de instalar nada no computador. Além disso, softwares para advogados atuais armazenam todas as suas informações na nuvem. Assim, você pode acessar de onde estiver, a qualquer momento e por qualquer dispositivo.

É uma solução para automatizar atividades repetitivas da rotina do advogado, como a busca nos Diários Oficiais e a atualização de processos. Dessa forma, o software jurídico auxilia você a fazer o controle de prazos e processos, no atendimento ao cliente, na gestão de equipes, na organização do escritório e na gestão financeira.

Quando contratar um software para advogados?

Investir em infraestrutura e pessoal é importante e deve fazer parte do planejamento – até porque trabalhar em um ambiente agradável e contar com a dedicação de profissionais competentes é um desejo mais do que justo. 

Porém, quando falamos em começar de maneira sólida e profissionalizada, pensamos em uma advocacia moderna e atenta à evolução do mercado e do mundo, que planeja a longo prazo para evitar uma rotina baseada em “apagar incêndios” no futuro. 

Neste tópico, vamos ajudar você a decidir se está na hora de contratar um software para advogados. 🙂

Você usa a tecnologia ao seu favor?

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não use Whatsapp ou não tenha um smartphone, não é mesmo? Se o seu relacionamento com o seu gadget (dispositivo) preferido é mais próximo do que a relação que mantém com muitas pessoas, você deve ter o hábito de checar seu email com frequência e acessar alguns blogs para se atualizar. Acertamos?! 

E o que dizer do internet banking? Está para nascer invenção mais útil! E a “mão na roda” que é o GPS? Sem falar dos serviços de streaming de vídeo, que são ótimos companheiros profissionais e de lazer. A tecnologia é mesmo incrível, e existe para facilitar a nossa vida.

Mas o que o software para advogado tem a ver com isso? Se você já automatiza atividades do dia a dia, usar um sistema na rotina de trabalho vai ser um processo natural. No Astrea, por exemplo, verificar os prazos e tarefas é tão simples quanto acessar a agenda virtual. E ficar por dentro dos acontecimentos e movimentações importantes em seus processos – e no seu escritório –, é tão fácil como visitar a tela de notificações do seu smartphone.

Você acredita que é melhor começar bem do que ir “remendando” no caminho?

Quando pensa no futuro do seu negócio, você imagina sua rotina organizada e produtiva? Para você, começar dessa forma é mais fácil do que ir dando um “jeitinho” quando os problemas aparecerem? 

Confia mais em um bom planejamento ou acha que a frase “deixa assim por enquanto, depois a gente vê” faz mais sentido? 

O planejamento estratégico para escritórios de advocacia existe para deixar a nossa mente tranquila e dar sentido às nossas ações.

Então, nesse sentido, onde entra o software para advogados? Em tudo! Sim, pois planejar é pensar no futuro. Se você sabe de onde está partindo e onde quer chegar, a escolha de uma ferramenta capaz de acompanhar essas mudanças da maneira mais natural possível vai ser muito mais assertiva. O Astrea prevê a evolução do seu escritório e está preparado para acompanhar seu modelo mental e o planejamento do seu escritório.

Você pensa em crescer na advocacia?

Você pensa em ter sócios, associados ou funcionários? Quantas pessoas imagina trabalhando no seu escritório? Acredita que qualidade é um fator indispensável, independente da quantidade de colaboradores? Valoriza transparência na comunicação e deseja ter um controle avançado dos prazos processuais?

Tecnologia e crescimento de negócios têm tudo a ver. Já imaginou se você precisasse fazer a delegação de tarefas de forma totalmente analógica e se, para saber se as atividades foram feitas precisasse perguntar, um a um, a cada duas horas? A gestão exigiria mais tempo e esforço, certo?

Um software para advogado facilita tudo isso para economizar o seu tempo e facilitar a vida da sua equipe. O Astrea é completo e funciona como um gerenciador de atividades. Com ele, é fácil delegar, é fácil cumprir prazos e acompanhar o andamento das tarefas. E para isso você nem precisa estar no mesmo lugar que os seus colaboradores, porque como os dados estão hospedados na nuvem, é possível acessá-los de qualquer lugar, inclusive pelo celular.

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove!

Você é multitarefa e precisa cuidar da sua gestão financeira?

Além de advogado, você se descobriu empreendedor, um pouco administrador e um aprendiz profissional de ciências complementares à advocacia? É você quem faz a gestão financeira do seu escritório e seu contrato de honorários advocatícios? Precisa entregar mensalmente um relatório de timesheet para seu cliente, mas não quer perder tempo digitando item por item? Gosta de pensar com calma na estratégia das suas ações e cuidar com atenção do atendimento ao cliente?

Então, talvez um software para advogados seja, sim, o que você está precisando para automatizar processos de trabalho repetitivos e ter o tempo necessário para cuidar do que é realmente importante para a sua advocacia, como a estratégia dos casos e o atendimento ao cliente. No Astrea você pode criar modelos de documentos, fazer a emissão de boletos e a gestão jurídica do seu escritório.

Você acredita que um bom relacionamento com clientes é importante?

Entender o seu cliente é uma das suas prioridades? Você precisa manter seus clientes informados sobre o que acontece com os processos deles? O processo depende que seu cliente envie alguns documentos e ele sempre esquece, ou tem algo mais importante para fazer naquele momento? Sua rede de contatos é importante para a sua rotina?

Se você disse sim para uma ou mais perguntas, é porque realmente se importa com a qualidade do seu atendimento. Que bom! Se fazer isso de forma manual é cansativo ou toma muito do seu tempo, um software para advogados pode ajudar muito você. 

Com sistemas como o Astrea, o relacionamento com o cliente acontece de forma mais colaborativa. Ele pode acessar informações sobre os processos, anexar documentos direto no sistema e a sua rede de contatos fica sempre disponível – você pode ligar ou mandar email com poucos cliques! 🙂

Você costuma trabalhar em casa?

Mesmo que você não tenha uma rotina flexível, é bem possível que leve trabalho para casa e até faça home office. No entanto, para ser ser um advogado home office é preciso adotar algumas boas práticas, afinal, trabalhar em casa costuma ser muito mais propício para distrações.

Com um sistema para advogados completo, é possível até mesmo fazer toda a gestão financeira do escritório em um só lugar, tendo total controle do fluxo de caixa. Assim, você pode controlar os recebimentos e as saídas para pagamentos de contas.

Por isso, um software jurídico é muito recomendado nessa hora. Além de todas as informações estarem salvas na nuvem, o que vai facilitar quando precisar analisar documentos de clientes ou processos, você vai poder delegar tarefas e acompanhar o desenvolvimento das atividades do escritório mesmo que de longe. 

Neste momento, uma ferramenta é imprescindível para fazer o trabalho em casa dar certo e continuar com a mesma produtividade de estar no escritório.

Por que você deve contratar um software para advogados? 

Bom, agora que você entendeu o que é um software para advogados e quando contratar, vamos conversar sobre as razões para você ter essa ferramenta no seu escritório. 

Começando pela rotina do advogado, que possui diversas particularidades não encontradas na de outros profissionais. Por isso, um produto específico terá uma utilidade muito maior do que um genérico.

Um exemplo claro disso é a gestão dos processos. A forma como os processos jurídicos são cadastrados e gerenciados é muito singular, de modo que uma ficha de cadastro comum jamais atenderia. Assim, quanto mais processos, mais difícil controlar manualmente.

Manter a rotina jurídica com prazos em dia, reuniões e audiências, tarefas do escritório, e ainda ter energia para compromissos da vida particular pode ser complicado. Buscar controlar toda essa rotina por meio de ferramentas que não se integram, como agendas de papel, planilhas excel e diferentes aplicativos de celular, pode correr o risco de perder o controle de tudo.

Veja o comparativo do ROI do software jurídico Astrea X outras ferramentas.

O software para advogados é feito após muitas observações da rotina jurídica, administrativa e pessoal do advogado. Ele centraliza, em um único ambiente, todas as ferramentas que o advogado precisa para obter organização, produtividade e informações claras sobre seus processos e negócios.

Software Juridico Astrea
Organize seu escritório em um só lugar e evolua sua gestão jurídica com o Astrea experimente grátis

Como escolher um software para advogados?

Atualmente, há muitas opções de softwares para advogados no mercado, dos mais robustos e visualmente pesados, aos mais intuitivos, com uma interface limpa e eficiente. Com a evolução da tecnologia, os melhores sistemas têm ido além das soluções básicas para a gestão do escritório de advocacia.

O software jurídico moderno traz para a rotina dos advogados as vantagens e benefícios dos aplicativos que fazem parte do seu dia a dia, dentro e fora do escritório. Assim, a constante inovação, o cuidado com a interface e a preocupação com a experiência do usuário passaram a ser premissas tão fundamentais quanto oferecer excelência na gestão do escritório, da equipe, dos casos e processos. 

Por esse motivo, nós defendemos que um sistema para advogados pode, sim, ter tudo isso e ser tão prazeroso de usar quanto seus aplicativos preferidos. E para mostrar isso na prática, apontamos as semelhanças entre os softwares jurídicos modernos e as melhores características de aplicativos. Para saber quais são, é só continuar a leitura! 🙂

Automação 

Ao sair de férias, como você mantém clientes, parceiros e colaboradores avisados sobre a sua ausência? Para quem usa o Gmail, a resposta automática de férias é aquele recurso que, além de ser útil e ideal para isso, oferece uma enorme tranquilidade em saber que a comunicação será eficiente, mesmo que você esteja aproveitando a sua folga sem nem pensar em trabalho.

Já pensou se o seu sistema para advogados pudesse proporcionar essa mesma sensação? Seria uma ótima pedida para a rotina intensa no escritório, não é mesmo? Bom, a verdade é que ele pode, sim. E faz isso avisando você e seu cliente, de forma automática, sobre as movimentações nos processos. E você pode escolher receber essas notificações apenas no próprio sistema ou também por email. 

Qualidade de atendimento e usabilidade

O Nubank chegou desconstruindo tudo o que se acreditava de um aplicativo financeiro. Bonito, facílimo de usar e com uma ótima fama pela qualidade do atendimento, o Nubank mostra que dá para ser útil e eficiente sem precisar ser confuso, com um visual ultrapassado e um atendimento descuidado.

E o que tudo isso tem a ver com um sistema para advogados? Tudo! O primeiro ponto é a importância das áreas que essas ferramentas atendem. Tão delicado quanto o setor financeiro, é o da advocacia. Dessa forma, podemos entender com clareza que, assim como um app financeiro, um software jurídico também pode (e deve!) ser bonito, fácil de usar e oferecer um excelente atendimento, mesmo sendo 100% online.

Se você usa o Nubank, já deve ter reparado que o aplicativo conta com poucas funcionalidades e que todas elas possuem uma utilidade clara – e, mais importante ainda, cumprem o que se propõem. Essa aparente simplicidade revela a preocupação com a usabilidade e a performance da ferramenta. 

O software para advogados moderno de verdade possui a mesma preocupação e busca, de forma prática e assertiva, entregar as funcionalidades de maneira a valorizar a experiência do usuário – sem funcionalidades inúteis e aparência “pesada”.

Integração com o Google

Você já reparou como é fácil usar as ferramentas da Google de forma integrada? Basta logar em um dos apps da gigante da tecnologia para conseguir acessar e gerar e-mails e documentos, fazer pesquisas e marcar compromissos na agenda de forma rápida e fácil. O software para advogados que acompanha os avanços da tecnologia é capaz de oferecer essa mesma facilidade.

Além de permitir a integração com o Google Calendar, o melhor software jurídico é capaz de reunir várias funcionalidades em um único sistema. E é tão fácil de usar que, muitas vezes, você nem percebe quanta coisa fez (e pode fazer!) todos os dias com apenas uma ferramenta. Mas, para que isso seja possível, o software para advogados tem que ser completo! E, assim como o Google nos mostra diariamente, ser completo é muito diferente de ser complexo, não é mesmo?

Facilidade de pagamento dos honorários

Os honorários advocatícios são de extrema importância para qualquer advogado. Imagine, então, ter uma forma mais segura e eficiente de receber dos clientes do que transferência bancária e dinheiro em mãos? E, além disso, se demonstrar mais profissional? Com o software para advogados isso é totalmente possível!

Com a emissão de boletos integrada ao financeiro do sistema, seus clientes podem receber, mês a mês, o boleto com a respectiva cobrança. Isso vai garantir mais produtividade, economia de tempo e melhor gestão financeira do seu escritório! Sem falar que contribui para evitar a inadimplência! 🙂

Possibilita a delegação de tarefas

Com as muitas responsabilidades do dia a dia, é difícil dar conta de tudo e ainda ter tempo para alinhar expectativas de cada tarefa, repassar informações e, muitas vezes, até delegar. Afinal, a partir do momento em que outras pessoas trabalham em seu escritório, a delegação de tarefas se torna uma boa prática. 

Mas fique tranquilo! O software para advogados pode ajudar, e muito, quando se trata de gestão de tarefas, principalmente quando envolvem mais pessoas. 

Com a ferramenta certa, você pode delegar tarefas e configurar alertas sobre o recebimento, a conclusão e o atraso por parte dos responsáveis. Além disso, profissionalizar a delegação de tarefas significa otimizar a gestão de equipes! 🙂

Um software para advogados permite a gestão completa do seu escritório

A melhor parte do software para advogados é que você não precisa ter um escritório enorme para o sistema seja útil a sua rotina. Na verdade, um software passa a ser importante quando profissionais autônomos ou jovens advogados passam a criar uma carteira de clientes e acumular clientes, pois permite que toda a gestão do escritório seja feita até remotamente.

Esperamos que esse conteúdo tenha mostrado para você as possibilidades de inovação de um moderno software para advogados. Vale ressaltar que todos esses detalhes que compõem o sistema jurídico moderno existem para auxiliar você na gestão do escritório e no controle de casos e processos. 

Com a sua rotina funcionando de forma produtiva e eficiente, dar atenção a outros pontos fundamentais da sua atuação, como o atendimento ao cliente, fica muito mais fácil. 🙂

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove!

Além disso, você pode seguir a leitura em outros conteúdos sobre o Astrea:

E você já pensou em utilizar um software para advogados? Compartilhe suas experiências e dúvidas com a gente nos comentários abaixo! 😉

Estabeleça
uma rotina organizada e produtiva de verdade!

O melhor software jurídico do mercado, agora gratuito.

Conheça o plano Light
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui