O marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de estratégias voltadas para a promoção pessoal, com foco no comportamento e postura adotados nos locais de trabalho. É uma maneira de promover de forma positiva a imagem de um profissional e gerar valor aos seus serviços.
Em um país onde a economia se encontra em baixa e o mercado é considerado instável, fica claro a necessidade de se diferenciar, para que seja possível galgar uma boa posição nesse cenário, não é mesmo?
Por isso, realizar o marketing pessoal pode ser uma alternativa muito eficiente para os novos profissionais que querem ingressar com êxito.
Ainda não sabe o que é marketing pessoal e para que serve?
Continue aqui e entenda esse conceito, além de ver algumas dicas para aplicá-lo de maneira correta em sua vida profissional. 😉
O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de estratégias voltadas para a promoção pessoal. Muitas vezes, tem objetivo de fazer com que uma pessoa trilhe o caminho certo rumo ao sucesso.
Ao contrário do que muitos pensam, essas estratégias não se limitam à aparência ou estética do profissional, mas sim ao comportamento e postura adotada em empresas ou locais de serviço e principalmente à maneira de se realizar o networking.
Sendo assim, é possível dizer que não basta ser bom ao se comunicar ou ao realizar as suas tarefas com qualidade e seriedade. Para se destacar na advocacia, e em outras áreas do direito, é importante gerar visibilidade e valor para os seus serviços.
Podemos dizer que o marketing pessoal é a melhor maneira para que um profissional consiga promover de forma positiva os seus serviços e sua imagem como um todo.
Por que o marketing pessoal é importante?
Ganhar visibilidade no cenário, por possuir habilidades que podem ser consideradas um diferencial e oferecer serviços úteis para a população, é cada dia mais importante para quem quer ter sucesso no que faz.
A velocidade em que os conteúdos e novidades são veiculados nos diversos meios de comunicação reforçam a necessidade de propagar a sua imagem no mercado, até por que quem não é visto não consegue ser lembrado.
E é aí que o marketing pessoal ganha ainda mais força e importância. Todo e qualquer detalhe que faça com que seu serviço seja diferenciado dos demais deve ser levado em consideração para que as pessoas interessadas tomem nota que os seus serviços possam ser a melhor opção.
Quais os benefícios do marketing pessoal?
O marketing pessoal pode ser considerado a chave que abrirá as portas do mundo profissional, com o objetivo de ter uma carreira sólida e de sucesso para quem busca se destacar no mercado de trabalho.
É importante lembrar que a imagem de um profissional pode ser considerada a sua marca, ou seja, a maneira pela qual as pessoas vão te ver e até mesmo julgar se você é ou não a pessoa ideal para determinada função.
Sendo assim, podemos afirmar que o principal benefício das estratégias de marketing, é a maneira como suas habilidades vão ser vistas e o valor que elas geram para quem busca tal tipo de serviço.
Ou seja, mostrar para as pessoas como você pode ser a pessoa ideal para entregar e suprir todas as necessidades que levaram o cliente a buscar os seus serviços.
Aproveito para compartilhar este ebook completo para te ajudar a montar um escritório de sucesso. Preparado pela Aurum, é uma espécie de guia com conteúdos estratégicos e que podem fazer a diferença! 🙂
Marketing pessoal nas redes sociais
A cada dia que passa as redes sociais se afirmam como uma boa ferramenta para quem deseja ser visto e lembrado por produtos ou serviços oferecidos. E não seria diferente com o marketing pessoal.
Estar presente nas redes sociais é fundamental, independentemente do nicho que esteja ou deseja atingir. Se você não sabe por onde começar, o colega Mateus Terra deu algumas dicas das melhores redes sociais para advogados. 😉
E para fazer isso da maneira correta, com a garantia de que será possível conseguir retornos positivos, algumas das dicas abaixos devem ser seguidas:
Dicas para marketing pessoal em redes sociais:
- Crie um perfil profissional para que seja possível separar sua vida pessoal, dos serviços que você oferece ao público;
- Escolha as redes sociais que se apresentem como um bom veículo para a divulgação de suas habilidade e serviços;
- Trace um planejamento onde as estratégias aplicadas tenham apenas um destino final, o sucesso profissional;
- Defina o público que você considera o seu Target e trabalhe para que você seja visto e lembrado por eles;
- Trabalhe o design dos seus posts para que ele passe seriedade e transmita a sua imagem para quem visualizar os seus perfis;
- Esteja sempre presente. Seja através de vídeos, posts ou conteúdos. Isso mostra ao seu público que você está interessado e empenhado em conquistá-los.
Todas essas dicas citadas acima também se aplicam perfeitamente quando nós falamos de marketing jurídico. O mercado jurídico é tão concorrido quanto os demais, e se o advogado não tiver um nome conhecido ou for integrante de um escritório renomado, não é nada fácil vencer nesse cenário.
Assim, a necessidade de se trabalhar um marketing pessoal se mostra ainda mais importante. É fundamental cuidar da sua imagem, valorizar o seu trabalho, engrandecer suas habilidades e se manter firme, para encarar as adversidades do mercado.
Faça com que o marketing pessoal seja uma rotina e use as redes sociais como seu braço direito. Dessa maneira, será possível atrair o público que deseja os seus serviços e fidelizar a clientela por oferecer credibilidade e seriedade.
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5 Dicas para um bom marketing pessoal jurídico
Você já deve ter entendido que um bom marketing pessoal é indispensável em qualquer área. Ainda assim, pode ser colocado em prática de maneira diferente em cada uma delas.
Por isso, vou compartilhar abaixo algumas dicas para você acertar no marketing pessoal para advogados. Confira!
1. Evite opiniões polêmicas
Seja através de redes sociais ou até mesmo pessoalmente, um advogado deve estar sempre atento ao que fala e à quem vai ouvir essas palavras. Considerando isso, vale lembrar que inúmeros temas são considerados polêmicos, independentemente da opinião que irá apresentar.
Futebol, política e religião são exemplos de alguns temas que devem ser evitados, principalmente se entrarem em pauta através de opiniões pessoais formadas. Se você quer ser um advogado de sucesso, reconhecido pelo bom serviço e resultados, é necessário se manter longe de polêmicas.
Nunca se sabe quem estará sujeito a ler ou ouvir opiniões sobre tais temas e isso pode gerar uma insatisfação por parte dos ouvintes, desencadeando uma série de problemas que podem estar diretamente ligados à sua imagem, jogando por água abaixo todas as estratégias de marketing pessoal.
A Aurum reuniu em neste ebook dicas práticas para quem deseja ter um atendimento ao cliente impecável do início ao fim. O conteúdo reúne temas variados e que podem te ajudar também no marketing pessoal. 😉
Baixar ebook PRIMEIROS PASSOS PARA O ATENDIMENTO NA ADVOCACIA2. Trabalhe o Networking
Como já foi dito anteriormente, uma das estratégias de maior sucesso para quem quer se consolidar no mercado jurídico é o networking. Seja em congressos, eventos para advogados ou redes sociais, é necessário realizar essa interação profissional.
Por mais que você se encontre em um local onde os demais são considerados “concorrentes”, sempre existe espaço para agregar conhecimentos ou troca de experiências que podem agregar muito para suas fraquezas.
Networking não se baseia apenas em troca de serviços e clientes, mas sim na troca de conhecimento e em fazer contatos, que podem ser muito úteis no seu planejamento de marketing pessoal jurídico.
3. Conheça o seu Público
Se quiser oferecer conteúdo jurídico online, visando aumentar o engajamento entre o seus serviços e seu público, é necessário conhecer o seu target, para oferecer exatamente o que ele deseja consumir.
Por exemplo, de que adianta estar presente nas redes sociais e oferecer conteúdos bem produzidos e relevantes sobre crônicas esportivas, se o seu público tem interesse em receitas culinárias.
Ou seja, por mais que você produza conteúdos vistosos e considerados de grande relevância, ele só se torna relevante a partir do momento em que seu público tem interesse no que é divulgado.
4. Se atente à aparência
A seriedade é o caminho mais assertivo para gerar mais credibilidade para advogados e escritórios de advocacia. Por isso, é imprescindível estar sempre apresentável, seja em vídeos em redes sociais ou em participações em reuniões ou entrevistas de emprego por exemplo.
Assim, os seu prospects ou futuros chefes e parceiros, vão ter em mente que você é uma pessoa organizada e preocupada com a maneira em que os outros vão te ver. Além disso, a postura e o linguajar são dois pontos fundamentais para uma boa aparência.
Para alguns pode parecer bobagem, mas muitas pessoas se apegam aos pequenos detalhes antes de tomar uma decisão e os advogados que desejam trabalhar o marketing pessoal para se destacar, não podem deixar de se atentar às minúcias.
Leia também: Dicas para uma decoração de escritório de advocacia moderna
5. Invista em Conhecimento
O mundo é cercado por informações que se atualizam à todo instante, e por isso, trazer novidades e ideias que ainda não entraram em pauta pode ser a melhor maneira de mostrar que você é diferente dos demais.
Além disso, a economia em baixa e o mercado cheio de pessoas que só oferecem mais do mesmo, necessitam de novidade em informação e serviços para que esse cenário possa mudar aos poucos.
Sendo assim, não se contente com o pouco. Corra atrás de cursos e pós-graduações que oferecem informações relevantes, realize intercâmbios para estudar se estiver ao seu alcance. Mas, independentemente da maneira, é de suma importância que você continue se atualizando e adquirindo conhecimento.
Por isso, abaixo vou falar um pouco mais sobre cursos e livros de marketing pessoal. 😉
Quando investir em um curso de marketing pessoal?
Trabalhar a imagem pessoal com responsabilidade e seriedade é uma necessidade que deve ser adotada por todos que entram ou já estão inseridos no mercado de trabalho.
Por mais que as pessoas já estejam inseridas com sucesso na área que desejam, não é possível garantir que essa boa maré dure para sempre. Por isso é bom se precaver e preparar a própria imagem para os momentos de necessidade.
Mas, apesar de ser um tática importante para todos que se encontram no mercado, o marketing pessoal é algo indispensável indispensável para os novos trabalhadores.
Ingressar em um cenário tão competitivo, sem experiência ou contatos, pode ser uma tarefa um tanto quanto ingrata para os “novatos”. Com certeza está entre os desafios do jovem advogado. E é aí que o marketing pessoal se faz ainda mais importante.
Dessa maneira, o melhor momento para trabalhar estratégias que visam gerar visibilidade e destaque para quem encontra dificuldade em seguir a tão sonhada vida profissional de sucesso, é o início da carreira.
Leia também: Curso de marketing para advogados vale a pena?
Dicas de cursos de Marketing Pessoal
Apesar de parecer fácil para alguns, aplicar o marketing pessoal na sua vida profissional não é um tarefa simples e requer um planejamento estratégico, para que tudo dê certo e o retorno desejado seja alcançado.
Por isso, muitos cursos são oferecidos para quem tem interesse, sejam eles presenciais ou até mesmo 100% online. Para facilitar, vamos citar alguns cursos renomados no mercado e que podem te ajudar na busca pelo sucesso profissional, são eles:
- Curso de Marketing Pessoal – Cursos 24 Horas;
- Curso de Marketing Pessoal Online – Prime Cursos;
- Curso de Marketing Pessoal – UAITEC LAB;
- Curso de Marketing Pessoal – ABELINE;
- Curso Online de Marketing Pessoal – Cursos IPED.
Todos os cursos citados acima são reconhecidos no mercado e oferecem o melhor conteúdo para os seus alunos. Alguns possuem sua grade 100% online, outros oferecem aulas presenciais e videoaulas e alguns disponibilizam até certificado de conclusão do curso.
Mas o interessante, é que todos possuem uma base sólida para informar e preparar da melhor maneira possível, quem deseja ingressar no mercado almejando o sucesso profissional.
Dicas de livros de Marketing Pessoal
Apesar de a internet ser considerada a ferramenta informativa mais próxima e presente na vida das pessoas, muita gente ainda tem receio de ficar dependente desse meio e ainda buscam outras maneiras de adquirir informação e conteúdos.
Considerando que a leitura faz com que as pessoas abram a mente para novas informações e estudos, compartilho também alguns livros que podem ser ótimos materiais de apoio para quem deseja entender melhor sobre o marketing pessoal. Alguns deles são:
- Marketing Pessoal: Dez Etapas para o Sucesso – Sady Bordin;
- Marketing Pessoal: Estratégias Para os Desafios Atuais – Dorene Ciletti;
- Marketing Pessoal: O Produto é Você – Cláudia Mônica Ritossa;
- Marketing Pessoal no Contexto Pós-Moderno – Claudio Rizzo;
- A Magia do Marketing Pessoal. O Segredo das Pessoas Bem-Sucedidas – Edmundo Vieira Cortez
Essas são leituras que considero de suma importância para que deseja trabalhar o marketing pessoal e ter um retorno positivo no mercado de trabalho. 😉
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E você, já pratica um bom marketing pessoal? Achou as dicas úteis? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!
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Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Estratégico e Marketing Digital - UniBH. Trabalho na área de Marketing desde 2009. Com o conhecimento que adquiri em mais de uma década de experiência com publicidade e internet, no ano de 2018...
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