logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
programa para advogados >

Você sabe o que considerar na escolha de um programa para advogados?

Você sabe o que considerar na escolha de um programa para advogados?

15 jun 2021
Artigo atualizado 21 mar 2024
15 jun 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 21 mar 2024
Um programa para advogados permite automatizar processos, controlar prazos, acompanhar atividades e gerir negócios jurídicos de maneira geral. São sistemas desenvolvidos para melhorar a rotina jurídica de profissionais autônomos e escritórios de advocacia.

Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o programa para advogados ideal para o seu dia a dia? Se você se sente perdido ao pensar em contratar um sistema ou trocar o que já possui em sua rotina, este conteúdo vai ser como um norte para a sua decisão.

Afinal, nosso objetivo aqui é ajudar você a elucidar as ideias e mostrar que é importante contar com uma ferramenta que atenda às reais necessidades do seu escritório. Pois somente assim a tecnologia cumpre sua missão de facilitar a rotina individual e coletiva de toda a equipe. Ah, e claro, tendo sempre em mente o presente e o futuro do seu negócio.

O que levar em conta na escolha do seu programa para advogados?

Escolher o programa para advogados “que todo mundo usa” como único critério de decisão é uma atitude precipitada, ou mesmo ultrapassada. Até porque, as primeiras experiências com um software jurídico não precisam (e nem devem!) ser complicadas ou difíceis.  

Sabendo disso, preparamos sete dicas certeiras para você dar aquele match com o programa para advogados ideal para a sua rotina e pronto para elevar ainda mais o nível do seu trabalho!

Como escolher o programa para advogados ideal

O que levar em conta na escolha do programa para advogados ideal?

1. Pense no futuro do seu negócio

A escolha do sistema pode impactar bastante as decisões estratégicas do seu negócio. Então, antes de decidir qual programa para advogados é ideal para a sua rotina ou do seu escritório, tente fazer uma viagem ao futuro e cogitar a possibilidade de expansão do seu negócio.

Ainda que essa perspectiva pareça remota para o momento atual, não deixe de levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, contratar novas pessoas ou começar a gerir um número muito maior de processos. São demandas que vão exigir do seu programa para advogados acesso para novos usuários, mais espaço de armazenamento e outros recursos que hoje podem não parecer necessários.

Então, avalie com cuidado os planos e certifique-se que o software pelo qual você se interessou é escalável e cresce junto com a evolução do seu negócio. São cuidados que reduzem as chances de precisar buscar um novo software jurídico em poucos meses.

Para você entender com mais detalhes como o Astrea pode ser adaptado para diferentes formatos e escalas de negócios, deixamos duas indicações de leitura. 

A primeira delas traz entrevistas com dois gestores de escritórios de diferentes tamanhos falando sobre como organizam suas rotinas e equipes com o sistema. A segunda, com uma entrevista focada nos desafios da advocacia autônoma e como o software ajuda a superá-los. Para conferir, é só clicar abaixo:

2. Dedique tempo para experimentar o programa para advogados

Muitos sistemas permitem um período de uso gratuito, ou até mesmo um ano de uso gratuito para que advogados e advogadas conheçam o sistema e possam ir evoluindo o uso e os planos com o desenvolvimento do escritório.

No Astrea, esse tempo é oferecido para que as pessoas interessadas de fato conheçam o produto e descubram se a ferramenta atende verdadeiramente às necessidades do escritório e da equipe.

O ideal é testar o programa para advogados no dia a dia de trabalho. Isso porque, em uma rotina fictícia, em período de férias ou em apenas alguns minutos de uso fica difícil descobrir os verdadeiros benefícios do produto. Portanto, antes de pensar em usar o recesso forense, o fim de semana ou a pausa do almoço para fazer isso, aproveite os dias de gratuidade para utilizar o sistema para advogados como se estivesse pagando. 

Nossa dica é: comece utilizando as funcionalidades que são mais importantes para o seu trabalho. Cadastre e faça a gestão de processos judiciais, agende compromissos, delegue tarefas, gerencie atividades do dia a dia.

Mas vá com calma e teste apenas um sistema por vez. Simular um cenário mais próximo possível do real vai permitir que você conheça bem o software jurídico e avalie se as funcionalidades, a proposta do produto e a usabilidade atendem às suas expectativas e necessidades.

Atenção aos planos gratuitos dos programas para advogados

Por mais que nossas dicas aqui sejam focadas no momento da contratação de um programa para advogados, sabemos que no meio do processo muitos detalhes são levados em consideração, inclusive o financeiro. Nesse caso, se você entender que, no momento, não é possível comprometer o orçamento ou que um sistema com funcionalidades avançadas ainda não faz sentido para o seu negócio, é possível optar por opções grátis.

Aqui, nossa dica é para que você siga levando em consideração critérios como a proposta do produto para sua escolha.

O Astrea, por exemplo, oferece um plano de uso grátis por um ano que segue padrões de segurança e usabilidade como nos planos pagos. Assim, garante produtividade e organização a advogados e advogadas em diferentes momentos da advocacia e possibilita sua evolução dentro do sistema. 

Observando esses critérios, você consegue avaliar o custo-benefício e optar, de maneira embasada, pela escolha mais adequada ao seu negócio – e ao futuro dele. 

Você pode saber mais sobre seu uso na prática nesta entrevista com a advogada Virginia Andrade, que compartilhou para o Portal da Aurum como o Plano Light do Astrea tem impactado sua rotina positivamente.

Comece a usar o Astrea grátis e comprove

3. Envolva a equipe do escritório na decisão

Quando você finalmente contratar o programa para advogados ideal para o seu escritório, quem vai utilizá-lo? Pensar nisso é muito importante para perceber as vantagens de envolver, tanto no período de gratuidade quanto no momento da decisão, as pessoas que efetivamente vão utilizar o sistema no dia a dia.

A nossa dica é pedir para que elas também experimentem o software, anotem suas impressões e destaquem pontos positivos e de atenção. Depois, se reúnam para conversar sobre os aspectos levantados. Sabendo a opinião fundamentada da sua equipe, vai ficar mais fácil não apenas optar por um bom programa para advogados, mas também adaptar sua equipe ao uso da novidade. Afinal, muitos deles já vão conhecer o software. 

Aqui no Portal, temos um conteúdo com dicas práticas que podem auxiliar a engajar sua equipe de advogados em novas ferramentas.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

4. Avalie o contato com a empresa que desenvolve o programa

Além de entender e avaliar o funcionamento do sistema, é importante também conhecer e analisar o atendimento da empresa e a disponibilidade dos colaboradores em ajudar.

A nossa recomendação, principalmente quando você e sua equipe forem aproveitar o tempo de gratuidade do Astrea, é: quando sentir dificuldade para encontrar alguma ferramenta ou tiver alguma dúvida, experimente falar com nossos consultores pelo chat online disponível dentro do sistema.

E se você for do tipo que prefere explorar as ferramentas por conta própria, peça orientação para alguma atividade que você já descobriu como executar, apenas para saber como vai ser o atendimento. Dessa forma, terá insumos para avaliar como vai ser o tratamento.

Outra dica bacana é conhecer os conteúdos da empresa responsável pelo sistema. O programa para advogados ideal sempre busca orientar seus usuários para a melhor experiência.

Sendo assim, não deixe de conhecer o Portal, visitar a central de ajuda, assistir aos vídeos tutoriais, ler as dicas enviadas por email e, principalmente, conhecer a opinião de pessoas que já usam o sistema. O acesso a conteúdos complementares facilita bastante o uso e permite que você conheça o software de vários ângulos diferentes

E já que estamos falando em depoimentos de uso, indicamos que você assista ao vídeo abaixo, com a advogada Mariana Gonçalves. Nele, ela conta por que contratou um sistema para organizar a rotina no escritório.

5. Priorize a segurança oferecida pelo programa para advogados

Para que a relação de confiança entre você, o software jurídico, e a empresa que o desenvolve comece bem, é muito importante ter certeza que seus dados vão estar seguros e protegidos. Assim, você vai poder cadastrar e armazenar informações sigilosas com tranquilidade.

Muito além de uma simples cautela, checar a segurança do programa para advogados que você tem interesse é uma forma de garantir a proteção do seu escritório e a privacidade dos seus clientes.

Tem dúvidas de como identificar um sistema jurídico seguro? Comece se informando sobre qual servidor o programa para advogados utiliza para armazenar os dados. Os dois mais conhecidos e confiáveis são Amazon e Google.

A vantagem de sistemas para advogados que utilizam os servidores da Google, como o Astrea, é poder contar com um serviço de segurança que, além de possuir o selo de qualidade da gigante, conta com um sistema de backup avançado. Afinal, quem cuida dos servidores de terceiros são as mesmas pessoas que trabalham para garantir a segurança dos produtos da própria Google.

Já pensou usar um software jurídico tão seguro e acessível quanto o Google Drive? É possível.

Outro ponto importante sobre a segurança de um bom programa para advogados é a possibilidade de administrar quem visualiza e altera determinadas informações.

No Astrea nós chamamos essa funcionalidade de controle de acesso. Esse tipo de recurso é muito importante para advogados que trabalham em equipe. Isso porque contribui para garantir que nenhum dado sensível sobre um prazo seja acessado indevidamente. Ou então para proteger informações financeiras e para garantir aos sócios e líderes do escritório que nenhum documento seja alterado ou perdido.

6. Atente às menções da marca em plataformas sociais

Além da segurança técnica, mais relacionada com a tecnologia, existe a segurança social.

Para acertar na escolha do sistema para advogados ideal, é importante também verificar se existe alguma reclamação cadastrada no Reclame Aqui e observar como a empresa se relaciona com as pessoas nos diferentes pontos de contato.

Vale checar ainda se a empresa preza pela transparência na comunicação. Uma maneira de fazer isso é conferir as avaliações em redes sociais e outros canais. Comece verificando se o esse recurso é aberto aos usuários (se não for, desconfie). Depois, descubra como são os comentários, as interações com a marca e como a empresa responde reclamações e feedbacks negativos.

Esse tipo de informação ajuda a mensurar o nível de credibilidade da empresa e pode ser fundamental na hora da decisão final.

7. Valorize sua experiência de uso

Ainda pensando em possibilidade de crescimento e novas contratações, outro ponto fundamental é a facilidade de uso do programa. Um design bem resolvido vai muito além da aparência.

A função do design é, acima de tudo, oferecer as melhores experiências de uso e tornar o processo de aprendizado do programa para advogados muito mais intuitivo.

Dessa forma, quanto mais fácil o sistema for de usar, mais fácil vai ser introduzi-lo a novos funcionários do seu escritório. Modéstia para lá, o Astrea é 5 estrelas na avaliação dos nossos clientes quando o assunto é design!

Bônus: Conheça a proposta da empresa por trás do programa

Nem sempre o sistema ideal para o seu escritório vai ser o mais robusto ou o mais usado entre seus colegas. Como falamos anteriormente, o programa para advogados ideal é aquele que atende às suas principais expectativas e necessidades. E, muitas vezes, essas necessidades incluem outras questões que vão além do produto que você quer adquirir.

Por isso, procure conhecer a empresa que existe por trás do software. Veja se o propósito da marca combina com o seu e com o do seu escritório. Avalie a linguagem, o posicionamento, o cuidado com o relacionamento. A tecnologia muda o tempo inteiro, mas os valores e o propósito de uma empresa são a base que sustenta as decisões.

Aqui na Aurum, temos a felicidade e o orgulho de dizer que desenvolvemos nossos softwares atendendo a esses critérios. Se você quiser saber mais, visite nosso site.

Principais perguntas sobre programas para advogados

Qual é o melhor software jurídico?

O melhor software jurídico é aquele que mais se adapta à sua rotina. Na hora de escolher, é fundamental observar atividades e objetivos do escritório, além da reputação do sistema no mercado.

O Astrea é líder na categoria Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos, software bicampeão na premiação B2B Awards – 2020 e 2021. 

O software jurídico mais bem avaliado do mercado ajuda a automatizar a rotina de mais de 60.000 advogados e advogadas. Com destaque na avaliação do suporte ao cliente, o Astrea também conta com excelentes notas sobre as funcionalidades e facilidade de uso! 

Saiba mais sobre o Astrea e como os clientes avaliam aqui.

Como escolher o programa para advogados ideal para mim?

Alguns indicadores podem ser levados em conta na hora de contratar um programa para advogados, como: a segurança das informações, a experiência de uso, os objetivos do escritório e o histórico da empresa que desenvolve o sistema. Confira mais detalhes destes e outros critérios clicando neste conteúdo.

Quanto custa um programa para advogados?

Em geral, os valores dos programas para advogados variam conforme a complexidade do serviço oferecido. No mercado existem opções gratuitas, que oferecem limitações de uso, além de planos pagos voltados a profissionais autônomos e escritórios menores até grandes bancas. Veja aqui como encontrar a opção mais viável para você.

Conclusão

Se mesmo depois dessa lista, você ficou com alguma dúvida sobre como escolher o melhor programa para a sua realidade, não deixe de conferir o guia completo sobre como escolher o melhor software jurídico. Temos certeza que a resposta para as suas dúvidas está lá!

E se ainda estiver fora da sua realidade investir em um software jurídico, você pode começar a usar o Astrea gratuitamente durante 1 ano, e conhecer a tranquilidade de uma rotina produtiva de verdade.

Você terá acesso também ao App Astrea, um benefício gratuito para completar a sua experiência com o software jurídico líder do mercado, indicado principalmente para os momentos mais corridos da sua rotina. 

Comece a usar o Astrea grátis e comprove

E aí, o que achou do texto? Tem alguma outra dica importante para levar em conta na escolha de um programa para advogados? Conta pra gente nos comentários abaixo. Vamos adorar trocar ideia com você! 😉


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • juarez onofre venning 03/03/2020 às 22:56

    Espero que seja tudo isto que você informou.

    • Lila Alves 15/09/2021 às 16:08

      Oi, Juarez! Como vai, tudo bem? 🙂
      Te convido a experimentar o Astrea gratuitamente e sem compromisso para entender melhor como o sistema se adapta à sua rotina. Por lá, você pode tirar dúvidas sobre o plano diretamente com os nossos consultores especializados pelo chat online. ????

      Para isso, é só se cadastrar neste link: https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/

      Abraços!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís