Entenda as vantagens de ser advogado generalista >

O que é um advogado generalista e a diferença entre especialista

O que é um advogado generalista e a diferença entre especialista

5 abr 2023
Artigo atualizado 29 jun 2023
5 abr 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 29 jun 2023
O advogado generalista cuida de várias necessidades do cliente, não focando em uma área exclusiva do Direito.

Direito Civil ou Direito do Trabalho? Direito Penal ou Direito Previdenciário? Quem nunca se pegou com estas dúvidas que atire o primeiro vade-mecum. Mas você sabia que é possível advogar em diversas áreas do Direito ao mesmo tempo? 

Me acompanhe neste artigo para descobrir as principais características de um advogado generalista e suas vantagens! 😉 

O que é um advogado generalista?

Um advogado generalista precisa ter uma visão macro da situação do cliente. Costumes, hábitos, trabalho, vida pessoal e outros temas, realizando uma abordagem panorâmica da situação do cliente.

É uma visão abrangente, e que permite ao generalista identificar as necessidades do cliente não só naquele momento, mas de forma que os hábitos não criem novos problemas.

Portanto, embora o advogado generalista não se aprofunde tanto em um ramo específico do Direito, é importante ter um conhecimento, ainda que superficial, sobre todos os ramos do Direito, para identificar soluções e possíveis problemas que possam interferir na vida do cliente consulente.

Entenda o que é um advogado generalista
Veja o que é advogado generalista

Qual a diferença entre advogado generalista e advogado especialista?

O advogado generalista é mais abrangente, e trabalha em diversas áreas ao mesmo tempo. A advocacia generalista aprofunda a visão no Direito de maneira horizontalizada, enquanto a advocacia especializada aprofunda esta visão de maneira verticalizada.

Portanto, o advogado generalista pode ser um especialista em uma ou mais áreas do Direito. Eu, por exemplo, sou especialista (lato sensu) em Direito Previdenciário e Direito Tributário, mas meu escritório presta serviços nas áreas Cível, Empresarial, Consumidor e Trabalhista.

A diferença entre o generalista e o especialista, é que o especialista vai mais a fundo no estudo da questão, e comumente só trabalha em um nicho específico do Direito, como por exemplo o Direito Marítimo, ou Direito de Família.

Quais as vantagens e desvantagens de ser um advogado generalista?

A vantagem de ser um advogado generalista é enxergar a situação como um todo, como um caso que pode ter repercussão Trabalhista, mas a depender da manifestação, pode gerar implicações Cíveis ou Tributárias, por exemplo.

Trabalhar na Advocacia tem uma relação muito próxima com o perfil pessoal de cada profissional, os gostos, a matéria em que gosta de trabalhar, afinal de contas, imagine trabalhar com algo que você detesta? Seria muito ruim, creio eu.

Neste sentido, eu gosto de trabalhar em diversas frentes, para aprender mais, e pela dinâmica de variar de assunto.

Também vejo vantagem em advogar de forma generalista, pois possibilita entregar um trabalho mais robusto e abrangente aos clientes.

A desvantagem eu entendo que é a necessidade constante de estar atualizado, de estar lendo e consumindo cursos com frequência e notícias jurídicas cotidianamente, o que pode ser bastante exaustivo em algumas situações.

Leia também: As principais áreas do direito para trabalhar no Brasil

Conclusão:

A advocacia generalista requer estudo e atualização constantes. Eu diria que a curiosidade é a força motriz de um advogado generalista, que busca no conhecimento a solução para os problemas de seu consulente.

Nem sempre a solução para os problemas dos clientes está alocada no ramo do Direito em que o problema surgiu, mas pode derivar de outros ramos, como um cliente com um problema Previdenciário, mas que possui problemas Trabalhistas, que por sua vez acabam por afetar a questão Previdenciária.

Nem sempre é fácil atuar em diversas áreas, pois o conhecimento no Direito se ramifica e diversifica muito a cada dia, e mais importante que sair fazendo vários cursos e especializações, é entender sua aptidão e focar no que lhe é interessante.

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto e deseja seguir a leitura em temas sobre direito e advocacia, vale a pena conferir os seguintes materiais: 

Este conteúdo foi útil pra você? Conta aqui nos comentários 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Social Social Social

Advogado (OAB 277160/SP). Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco - USF. Pós-graduado lato sensu em Direito Previdenciário e Direito Tributário. Também sou especialista em Direito do Consumidor. Sou advogado autônomo há mais de 13 anos, atuando em São Paulo...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.