redes sociais para advogados

As melhores redes sociais para advogados e escritórios

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Quais são, afinal, as melhores redes sociais para advogados? Tenho certeza que você, como boa advogada (ou bom advogado), respondeu com a nossa palavra preferida: DEPENDE! Bem, você acertou. 😉

É indiscutível que nós, advogados, devemos estar presentes nas redes sociais. Isso porque quem deseja se tornar uma referência na advocacia precisa ser notado. Afinal “quem não é visto não é lembrado”.

E para marcar presença nas redes sociais mais movimentadas é essencial manter uma produção de conteúdo jurídico constante, de qualidade, e que seja coerente com o perfil da plataforma. E é sobre isso que vou falar no texto de hoje!

As 5 melhores redes sociais para advogados

Conhecer as plataformas disponíveis na internet é um passo importante para quem deseja marcar presença virtual. Por meio de estratégias de marketing jurídico, as redes sociais podem contribuir para fortalecer a imagem do seu escritório e atrair clientes.

Por isso, vou falar um pouco sobre as principais redes sociais para advogados e como você pode utilizá-las a seu favor. Confira:

1. Facebook

A rede social mais conhecida, que já foi a mais relevante poucos anos atrás, hoje está em declínio. Muitos usuários reduziram o seu tempo nesta rede, que continua sendo a plataforma com o maior número de usuários ativos no mundo.

Mesmo com esse declínio, o Facebook continua sendo uma das melhores redes sociais para advogados. O motivo é bem simples e importante: é extremamente provável que o seu futuro cliente, independente do perfil, esteja no Facebook.

Assim, o Facebook é uma das redes sociais para advogados mais vantajosas. Isso porque a chance de você alcançar um público que vai necessitar dos seus trabalhos – e aumentar a sua carteira de clientes – é muito grande.

Falando nisso, se você deseja ficar expert em aquisição de clientes e outros assuntos, conheça o portal O Futuro da Advocacia. Com ele, você tem acesso a conteúdos gratuitos e de qualidade para contribuir com a sua atuação profissional.

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2. Instagram

O Instagram é a rede social mais querida do momento. Voltada para a publicação de fotos e vídeos, ganhou mais dinâmica e interação com os Insta Stories. Essa nova ferramenta aumentou muito o tempo de utilização dos usuários e as possibilidades da plataforma.

Trata-se, no entanto, de uma rede social voltada para um público mais jovem. Vejo pelas interações no meu próprio Instagram, que tem mais de 65% de interação com usuários abaixo de 34 anos. Claro que isso varia de acordo com o conteúdo oferecido, mas de modo geral é uma das características dessa rede.

Seria então o Instagram uma das melhores redes sociais para advogados? Minha resposta para essa pergunta é: depende do seu público. 😉

Caso seu foco seja em pessoas abaixo dos 40, é sim uma das redes mais interessantes para estar presente. Também é  uma ótima rede para mostrar bastidores do trabalho e o dia a dia, gerando uma maior conexão com os seguidores.

3. Twitter

O Twitter é uma das redes preferidas dos usuários para atualizações em tempo real. O formato de textos curtos e rápidos, de até 280 caracteres, é perfeito para breves comentários e atualizações.

Trata-se, também, de uma rede com grande engajamento e interação. Tempos atrás, houve o meme “vou xingar muito no twitter”, que representa bem como a rede tem sido usada como ferramenta de conexão entre pessoas e marcas.

Essa proximidade e dinâmica pode ser uma grande vantagem, quando bem utilizada, ou um grande pesadelo. Vale a pena utilizar, mas é importante ficar bastante ligado.

Em que pese não permitir textos longos, é possível comentar notícias e eventos recentes relacionados à sua área do direito. Sem contar na maior interação com seus possíveis clientes, e até mesmo com pessoas importantes de sua área (advogados famosos, empresas, etc). Por isso, o Twitter figura entre as melhores redes sociais para advogados. 😉

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4. YouTube

O YouTube é, hoje, umas das principais redes de divulgação de educação do mundo – o que já o coloca imediatamente entre as melhores redes sociais para advogados.

Pesquisamos absolutamente tudo lá. De como consertar carros, até lições de empreendedorismo jurídico, passando por aulas de Direito, receitas, humor… A quantidade de informações disponíveis é surpreendente!

Dentre as redes, é a que tem a maior característica de perenidade. O conteúdo publicado lá, mesmo que antigo, dificilmente se perde, e continua sendo recomendado pelo YouTube caso continue a ter relevância para a comunidade.

Na minha avaliação, o YouTube também tem o maior retorno de crescimento orgânico (não pago) de todas as redes avaliadas.

Já falei aqui no blog quais são os melhores canais do YouTube sobre advocacia e direito. Dá uma conferida lá no post para ter uma noção de como você pode utilizar a plataforma a seu favor! 😉

5. LinkedIn

O LinkedIn também tem crescido demais entre os profissionais brasileiros. O que antes era uma rede subutilizada, hoje tornou-se uma das melhores redes sociais para advogados, sendo uma grande potência no mundo corporativo.

É importante notar, no entanto, que a linguagem do LinkedIn é muito diferente das demais redes sociais. As manifestações de maior sucesso lá são voltadas para o público corporativo, ou seja, se referem ao dia a dia das empresas e de seus funcionários.

Acertando sua comunicação no LinkedIn, é possível ter acesso direto aos tomadores de decisão das empresas, mostrando seu valor como possível contratação.

O colega Filipe Senhorinha já falou aqui no blog sobre o LinkedIn para advogados e como a plataforma pode ser utilizada para conquistar clientes. Vale a pena conferir as dicas de como aproveitar a ferramenta!

Outras redes sociais para advogados

É inevitável que venha a pergunta: “mas Mateus, e a rede X, Y, Z que está crescendo hoje?

No momento, as redes que citei são as principais e mais recomendadas para manter sua presença digital. Todavia, pode ser que no seu caso específico, haja uma rede social com maior presença de clientes em potencial.

Nesse caso, não tenha medo: comece a utilizar aquela rede e entender a sua linguagem, a sua forma de comunicação. Cada rede tem um objetivo diferente, e não adianta replicar a mesma postagem em todas. 😉

Embora não sejam consideradas redes sociais, as ferramentas de troca de mensagem são muito utilizadas no dia a dia de advogados. Aqui no blog da Aurum, o colega André Kageyama compartilhou um texto muito bacana sobre advocacia no WhatsApp. Vale a pena conferir!

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Cuidados na utilização das redes sociais

Agora que entendemos as principais características das redes e vimos que é essencial manter uma presença nelas, vamos a alguns cuidados de utilização.
O primeiro parece óbvio, mas não é seguido por muitos: não poste nada que você não gostaria que seu cliente visse. Não vou citar exemplos específicos, mas é comum ver advogados e advogadas publicando em perfis profissionais fotos de roupas de banho, stories de bebedeiras com amigos, reclamando de clientes, da vida, da advocacia, entre outros.

É necessário ter cautela, pois esse tipo de conteúdo pode refletir mal com seu público alvo. Não se trata de não fazer as atividades que você gosta, e sim, de entender que nem tudo que é feito deve estar nas redes sociais. Especialmente naquelas voltadas para prospectar o seu trabalho e com foco em futuros clientes.

Toda manifestação pública que você faz, conscientemente ou não, reflete na sua imagem profissional. Assim, pense sempre duas vezes antes de postar e revise todas as imagens e textos.

Além disso, tenha o Código de Ética sempre em mente quando se manifestar. Lembre-se que as manifestações permitidas são as de caráter informativo. Ou seja, nada de “ligue já”, “clique aqui para contratar” ou qualquer chamada semelhante.

Agora que você já sabe quais são as melhores redes sociais para advogados, comece já a ter sua presença nelas! Ah, e compartilhe com a gente a sua preferida nos comentários abaixo!

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