logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
ChatGPT na advocacia, veja como otimizar a rotina. >

ChatGPT na advocacia: 6 vantagens de uso na rotina jurídica

ChatGPT na advocacia: 6 vantagens de uso na rotina jurídica

10 mar 2023
Artigo atualizado 20 set 2023
10 mar 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 20 set 2023
O ChatGPT na advocacia pode ser utilizado para criar modelos jurídicos, revisar peças e até desenvolver conteúdos para as redes sociais. Entenda como a ferramenta de criação de textos, via inteligência artificial, pode ajudar a transformar a sua rotina. 

O ChatGPT na advocacia pode parecer uma grande novidade e, por vezes, até assustador. Há quem pense que a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode substituir profissões. Outros profissionais veem como uma tendência que logo vai passar e, portanto, não fazem questão de se atualizar. Mas a verdade é que o ChatGPT para advogados pode ser um grande aliado nas tarefas do dia a dia, trazendo ainda mais agilidade para você e para a sua equipe. 

Hoje vamos conversar sobre essa ferramenta que vem sendo um sucesso e transformando a maneira como pesquisamos e encontramos respostas online. O seu êxito foi tanto que na semana de lançamento cinco milhões de pessoas baixaram a ferramenta. E agora, milhares de pessoas ao redor do mundo a utilizam para inúmeras funções: desde tirar dúvidas ou pedir instruções, até para criar projeto de lei com inteligência artificial. Quer saber como usar o ChatGPT na advocacia? Continue a leitura e veja as vantagens de entender e utilizar a plataforma. 

O que é o ChatGPT?

O ChatGTP nada mais é do que um modelo avançado – bem avançado – de geração de textos. O seu grande diferencial é que as respostas não dependem de contexto, logo, é possível obter respostas sobre qualquer assunto, uma vez que o algoritmo, baseado em Inteligência Artificial, tem acesso tanto a informações da internet quanto a um conjunto de dados de conversas realizadas. 

Desenvolvido pela empresa de pesquisas e desenvolvimento em inteligência artificial, a OpenAI, a missão da ferramenta, assim como da empresa, é utilizar a IA para benefício da humanidade. Dentre o grupo de investidores está a Microsoft, que já ajudou a construir um supercomputador para alimentar a tecnologia por trás do ChatGPT. 

Como o ChatGPT funciona? 

Fomos direto na fonte e perguntamos ao ChatGPT como é o seu funcionamento, e uma das respostas, segundo a inteligência artificial foi: “é um modelo de linguagem natural, treinado em uma grande quantidade de dados textuais para gerar respostas em linguagem natural para uma ampla variedade de perguntas e tópicos”. 

Ou seja, a plataforma foi exposta a diversos textos, desde artigos, livros, jornais, internet e até mesmo conversas para aprender e reconhecer os padrões da linguagem. O resultado é que além de responder perguntas, o algoritmo responde da maneira mais natural e humana possível. Assim, as respostas automáticas se tornam muito mais atrativas e geram, de fato, diálogos virtuais entre pessoas e o computador

Tudo isso de forma integrada, afinal, o algoritmo pode ser incorporado a diversas plataformas como o Microsoft Word, WhatsApp, Bing e chatbots. Logo, não é preciso acessar o site, basta inserir as perguntas diretamente na plataforma integrada ao ChatGPT. 

No entanto, é importante salientar que a própria plataforma afirma que o modelo não é perfeito e pode gerar respostas imprecisas ou até mesmo erradas em alguns casos. Por isso, o fator humano é essencial para avaliar o resultado, sendo preciso usar a plataforma como um meio e não como um fim.

Renato Opice Blum, que é Professor Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da FAAP, INSPER, EPD e EBRADI, em sua palestra sobre Inteligência Artificial no Aurum Summit 2023, reforçou sobre a importância da checagem das informações que recebemos. 

Ele apresentou uma simulação de uso do ChatGPT onde fez a mesma pergunta quatro vezes e, assim, comprovou que em todas o chat retornava com uma resposta diferente, inclusive com informações irreais.

A base de dados não é legítima e pura, é preciso sempre confirmar o que o sistema fornece.” disse Renato.

Como advogados podem usar o ChatGPT?

Automação é a palavra-chave do ChatGPT na advocacia. Por meio dele é possível otimizar o trabalho e alcançar resultados mais rápidos, com menos esforço. Já pensou que você poderia fornecer alguns dados, dizer o que quer e receber como resposta um modelo jurídico pronto? Essa é uma das várias possibilidades de uso da inteligência artificial na advocacia. Veja a seguir alguns exemplos de como usar o ChatGPT para advogados: 

Criação de modelos jurídicos

É certo que ter bons modelos jurídicos à mão facilita o trabalho, afinal, basta inserir as informações do caso e finalizar a peça. Para encontrar esses modelos, é possível buscar em diversos sites na internet. Mas é importante lembrar que os modelos precisam ser confiáveis, feitos por profissionais, caso contrário, ao invés de ajudar irão atrapalhar o seu trabalho. Uma boa fonte para isso é o Portal da Aurum, aqui disponibilizamos diversos modelos de peças jurídicas, todos desenvolvidos por especialistas no tema.  

Outra opção é utilizar o ChatGPT para criar os seus modelos. Para isso, você precisa escrever no chat o tipo de modelo que precisa, dar as informações necessárias para as cláusulas e solicitar ao robô que construa a petição. Apesar de sair com o modelo completo, ainda é preciso fazer uma revisão criteriosa e modificar a peça para trazer personalização, mas com certeza esse processo otimiza – e muito – o seu tempo.  

Apoio na redação de documentos 

Você bem sabe que a redação faz parte do dia a dia jurídico. Seja para elaborar uma peça, argumentação jurídica ou diversas outras atividades, a escrita está sempre presente. Com o ChatGTP para advogados é possível utilizar o algoritmo para revisar e até reescrever textos inteiros. Algumas das formas que a inteligência artificial para advogados pode atuar é: 

  • Pesquisa e análise de jurisprudência: é possível programar a plataforma para pesquisar jurisprudência em diversas bases de dados, resultando em informações relevantes para a redação de petições, contratos e pareceres. Entretanto, é importante dizer que o banco de dados não é atualizado em tempo real, contendo informações apenas até 2021;
  • Padronização de documentos: programe o ChatGPT para padronizar os seus documentos, assim, eles seguem as normas e convenções da área jurídica; 
  • Correção gramatical e ortográfica: revise documentos para que sejam escritos de maneira clara, concisa e correta. 

Ou seja, o ChatGTP para advogados pode ser usado como um auxílio em pesquisa, análise, correção e padronização de documentos. E, como vimos, a inteligência artificial cria textos humanizados, conversativos, portanto, pode ser usada para aumentar a legibilidade, tornando os seus textos ainda mais atrativos.

Desenvolver conteúdos para redes sociais

Outra atividade rotineira e que nem todo advogado e advogada gosta de fazer, mas precisa, é a criação de conteúdos para redes sociais, sites e blogs. Em um mundo digital é necessário se fazer presente de forma constante, mas é claro que nem sempre temos criatividade para propor temas ou tempo para criar posts semanais para as redes sociais. 

E é aí que a inteligência artificial pode trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia na advocacia. Com ela é possível pedir sugestões de temas, compreender o que está em alta no mundo jurídico e até mesmo solicitar a criação de conteúdos completos. Assim, o seu trabalho será apenas revisar e personalizar a criação. Muito mais fácil né?

Exemplo de como a plataforma respondeu a ideias de postagens para redes sociais na área jurídica:

Respostas automáticas para dúvidas de clientes

Com o ChatGTP, o atendimento ao cliente pode ser mais eficiente e menos repetitivo, tudo isso sem deixar de lado a experiência do seu cliente. Veja bem, a plataforma pode ser integrada no seu site, WhatsApp Business ou outro chatbot e até nas redes sociais, assim, o seu cliente pode ter dúvidas em qualquer horário e dia e receber as respostas automaticamente, sem precisar esperar uma fila de atendimento. 

Ainda é possível personalizar as respostas, adicionando informações como nome, histórico de compras e preferências pessoais. Além de coletar dados para que você possa analisar e atuar nas áreas que geram mais perguntas. Quer saber como automatizar o seu atendimento ao cliente? Pergunte para o ChatGTP que ele mostra o passo a passo. 😉

Preparação para audiências e julgamentos

Se você ainda não está confiante sobre a utilidade do ChatGPT na advocacia, a nossa dica de agora deve mostrar como modernizar a sua carreira é uma vantagem para você e para o seu escritório. 

Com a inteligência artificial você recebe uma ajuda particular para se preparar melhor para audiências. Assim, você economiza o seu tempo e ainda aumenta as chances de sucesso. 🤯 Perguntamos para o ChatGPT como ele pode apoiar advogados e advogadas para julgamentos e audiências e há cinco formas:

  • Pesquisa da jurisprudência mais relevante para o caso. Logo, fica mais fácil se preparar para a audiência;
  • Análise de argumentos utilizados pela outra parte, a fim de prever possibilidades de contra-argumentos;
  • Criação de resumos dos casos para que você tenha uma visão geral de forma rápida; 
  • Ao analisar casos parecidos, o ChatGPT é capaz de fazer a previsão de possíveis resultados; 
  • E, ainda, o algoritmo é capaz de identificar possíveis testemunhas que venham a ser relevantes para o caso.

Treinar a pessoa estagiária do escritório de advocacia

Quanto tempo do seu dia é gasto para ensinar outras pessoas a atuarem no escritório? Ou para corrigir trabalhos realizados? Com o ChatGPT para advogados você pode diminuir as demandas do seu dia a dia e ainda assim garantir que a pessoa estagiária continue se desenvolvendo e realizando um trabalho completo. 

Com a inteligência artificial, o seu estagiário ou estagiária pode se informar sobre assuntos do direito e treinar sobre como fazer pesquisas jurídicas, entendendo quais são as fontes mais relevantes e a qualidade das informações. Também é possível treinar a redação com feedbacks em tempo real sobre gramática, estilo e precisão técnica. E ainda ter uma mentoria virtual onde a pessoa pode tirar dúvidas e receber feedbacks sobre suas habilidades e desempenho. 

Por fim, o ChatGPT é capaz até mesmo de realizar a simulação de casos, tornando viável que a pessoa estagiária treine suas habilidades em um ambiente seguro e controlado. Logo, utilizar a ferramenta é uma forma eficiente de auxiliar o seu time a se preparar e realizar entregas profissionais e completas.

Como a inteligência artificial pode ser útil na advocacia

Na Aurum acreditamos que a tecnologia é aliada da advocacia, tanto é que o nosso software jurídico Astrea utiliza inteligência artificial para que você possa receber automaticamente o andamento de processos. A IA também é usada para monitorar prazos e enviar boletos. Logo, ela é parceira de advogados e advogadas que buscam diminuir as atividades repetitivas da rotina para focar em, de fato, advogar. Assim, não só a sua produtividade aumenta como a qualidade das suas entregas sobe. 

Veja como utilizar o ChatGPT na advocacia!

Além das utilidades da versão gratuita do ChatGPT que vimos, a ferramenta possui uma versão paga para usos mais complexos, sendo possível realizar treinamentos personalizados e criar APIs para integração com outros softwares.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Pontos de atenção sobre o ChatGPT na advocacia 

Bom, mas nem tudo é perfeito não é mesmo? Apesar de facilitar o trabalho e ser uma grande tendência, é preciso ter cuidado ao utilizar o ChatGPT na advocacia. Primeiro porque o modelo é limitado, sua base de dados vai até 2021, logo, informações após esse período não podem ser encontradas. E mesmo informações prévias ao ano, podem conter erros ou imprecisões. Portanto, não tome todas as respostas como verdade, como dissemos, a ferramenta é um meio para o seu trabalho e não o final dele. 

Um segundo fator imprescindível ao utilizar inteligência artificial na advocacia é ter muita atenção à confidencialidade. Isso porque, apesar das conversas serem exclusivas para cada usuário, a ferramenta é treinada para aprender com as interações, a fim de aprimorar as respostas para as próximas conversas. Em resumo, as respostas não são compartilhadas entre usuários, mas são influenciadas por conversas anteriores. 

Portanto, o ChatGPT pode representar um risco para a privacidade e segurança dos dados dos seus clientes. Logo, evite compartilhar dados sensíveis, prefira usar nomes e informações genéricas. 

Como garantir segurança na I.A.

A base da inteligência artificial são os bancos de dados, e garantir a segurança diante dessa gama de informações é uma forma de minimizar os riscos, respeitar a confidencialidade e ser transparente. 

Por isso, Renato Opice Blum compartilhou que, para garantir a segurança, é importante:

  • Fazer monitoramento;
  • Criar políticas e procedimentos; e
  • Possuir regulamentos.

A inteligência artificial pode substituir advogados e advogadas?

Apesar de parecer que o ChatGPT faz tudo e mais um pouco, isso não quer dizer que a inteligência artificial substituirá profissões. A ferramenta é um apoio que não é capaz de tomar decisões com base na ética ou aspectos legais. E, por mais que ela possa ser usada para automatizar diversas tarefas do dia a dia, a interação humana ainda é – e continuará sendo – fundamental. É preciso que o advogado e advogada esteja presente em processos, audiências e aconselhamentos jurídicos, porque por mais que o robô possa parecer humano, ele não é.

Sobre esse assunto o próprio ChatGTP respondeu “é importante observar que sou uma ferramenta projetada para realizar tarefas específicas e não tenho a capacidade de pensar, sentir ou experimentar as coisas da mesma maneira que os humanos.” Portanto, use a ferramenta sem medo, ela não irá substituir você ou outros profissionais. Ela representa apenas uma oportunidade de otimizar ainda mais a sua rotina, trazendo agilidade para diversas áreas e atividades do seu negócio.

Outra fala do Renato Opice Blum que merece destaque, trouxe uma reflexão importante:

A ferramenta na rotina jurídica é uma aliada para automatizar tarefas previsíveis, repetitivas e que não exigem inteligência humana. O Direito é uma profissão imprevisível e o acúmulo de experiência de cada pessoa não pode ser substituída, isso é incapaz de se programar!”

Para se aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos o primeiro episódio do Bate-papo Aurum Summit, onde o Renato Opice Blum, especialista em Direito Digital, respondeu a pergunta “A IA pode substituir advogados e advogadas?” e também compartilhou pensamentos sobre o impacto da Inteligência Artificial na rotina jurídica:

Conclusão

E aí, já sente mais alívio para usar o ChatGTP na advocacia? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a clarear as vantagens de utilizar a ferramenta no seu dia a dia, afinal, benefícios não faltam. O primeiro passo você já deu, de buscar conhecer mais sobre o assunto. Agora é só começar a testar usando a plataforma da OpenAI

Lembre-se que a inteligência artificial na advocacia é um meio para facilitar o seu trabalho, assim como o de toda a sua equipe. Entretanto, ela não substitui as suas habilidades humanas e a necessidade de conexão com os seus clientes. Na verdade, ela só é útil porque você, profissional da advocacia, sabe exatamente como fazer uma pergunta específica que gera o resultado esperado. 

Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que será um prazer te ajudar!

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • VALTAZAR MACHADO 28/04/2023 às 14:57

    Sou advogado e achei a matéria bem interessante. Pretendo me aprofundar nesse assunto. Muito obrigado pelas informações. Abs.

  • Vitória 29/03/2023 às 11:33

    O chatGPT é realmente confiável para pesquisa de jurisprudência? Pois todas as jurisprudências que o chat me forneceu eu não consegui localizar em lugar algum, seja JusBrasil ou do próprio Tribunal

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís