Com o Astrea, você tem segurança e liberdade para viver uma rotina jurídica com mais tempo

Conhecer o Astrea Conhecer o Astrea
Pietro
15 de setembro de 2025 às 23:20

Como lidar com clientes difíceis e ansiosos na advocacia?

Colegas, atendi recentemente clientes que não seguem minhas orientações e ficam cobrando resultados rápidos, como se eu pudesse resolver tudo imediatamente. Me sinto pressionado e inseguro, e quero manter uma boa relação sem comprometer meu trabalho.

Que estratégias funcionam para educar o cliente e manter limites claros? Aceito dicas!
  • Rotina Jurídica
2

Respostas

    • Mateus Terra

       · Advogado(a)

      Explique claramente os próximos passos do processo e estime prazos (obviamente, sempre para cima).

      Seja firme nos seus horários de atendimento e coloque limites nas cobranças.

      Se não funcionar, demita o cliente.
    • Olá Pietro!
      Realmente é bem desafiador lidar com esse tipo de cliente.
      O primeiro ponto é definir limites claros: horário de atendimento, escopo do trabalho, se for processo judicial, informar que os andamentos serão comunicados com a frequência x.
      O segundo ponto que é muito importante é você respeitar os limites que colocar. Se você informar que não atende ligações ou responde mensagens depois das 18 horas, por mais tentador que seja, você precisa não atender as ligações ou responder as mensagens.
      Terceiro ponto: mantenha o cliente sempre informado. Cliente ansioso normalmente é cliente que está com dúvidas com relação ao processo/procedimento. Não deixe de explicar, evitando o juridiquês, quantas vezes forem necessárias até que o cliente fique esclarecido. Deixe claro que você não faz milagre e nem tem bola de cristal rsrs
      Quarto ponto, não deixe de cobrar pelo trabalho efetivamente realizado. Over delivery não pode ser confundido com trabalhar de graça.
      Se você perceber que o cliente está é querendo "tirar vantagem", demita o cliente. Tem clientes que não são para nós.
      Boa sorte!

O que você gostaria de denunciar?

Não se preocupe, a pessoa denunciada não será notificada. Agradecemos por ajudar a manter o Fórum da Aurum um espaço seguro para todas as pessoas.

O que você gostaria de denunciar?

Não se preocupe, a pessoa denunciada não será notificada. Agradecemos por ajudar a manter o Fórum da Aurum um espaço seguro para todas as pessoas.

  • Compartilhamento de dados pessoais
  • Violência
  • Discurso de ódio
  • Spam
  • Fraude ou golpe
  • Informação falsa ou enganosa
  • Assédio
  • Outro