Respostas
- Mateus Terra
· Advogado(a)
16 de setembro de 2025 às 12:05Explique claramente os próximos passos do processo e estime prazos (obviamente, sempre para cima).
Seja firme nos seus horários de atendimento e coloque limites nas cobranças.
Se não funcionar, demita o cliente. - Nayara Assunção
· Advogado(a)
17 de setembro de 2025 às 19:19Olá Pietro!
Realmente é bem desafiador lidar com esse tipo de cliente.
O primeiro ponto é definir limites claros: horário de atendimento, escopo do trabalho, se for processo judicial, informar que os andamentos serão comunicados com a frequência x.
O segundo ponto que é muito importante é você respeitar os limites que colocar. Se você informar que não atende ligações ou responde mensagens depois das 18 horas, por mais tentador que seja, você precisa não atender as ligações ou responder as mensagens.
Terceiro ponto: mantenha o cliente sempre informado. Cliente ansioso normalmente é cliente que está com dúvidas com relação ao processo/procedimento. Não deixe de explicar, evitando o juridiquês, quantas vezes forem necessárias até que o cliente fique esclarecido. Deixe claro que você não faz milagre e nem tem bola de cristal rsrs
Quarto ponto, não deixe de cobrar pelo trabalho efetivamente realizado. Over delivery não pode ser confundido com trabalhar de graça.
Se você perceber que o cliente está é querendo "tirar vantagem", demita o cliente. Tem clientes que não são para nós.
Boa sorte!