logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Ferramentas para advogados >

5 ferramentas para advogados que querem ser mais produtivos

5 ferramentas para advogados que querem ser mais produtivos

27 nov 2019
Artigo atualizado 20 mar 2024
27 nov 2019
ìcone Relógio Artigo atualizado 20 mar 2024

Em um passado recente, dominar funções mais complexas do Excel e conhecer alguns atalhos do Word era o máximo que se podia esperar das ferramentas para advogados. Hoje em dia, nem todo o domínio do pacote Office é suficiente para atender bem os clientes e evoluir a produtividade do escritório.

Aliás, você já reparou em como as barreiras que separam os universos virtual e físico, online e offline estão cada vez mais sutis? Com isso, a tecnologia é, mais do que nunca, indispensável ao advogado moderno.

Mas para que as ferramentas e aplicativos para advogados sejam realmente eficientes na sua rotina, é preciso saber escolhê-los e usá-los de maneira estratégica. Para ajudar você, vamos indicar 5 ótimas ferramentas para advogados!

Conheça as TOP 5 ferramentas para advogados e escritórios

1. Slack

Chega de lotar a caixa de entrada dos seus sócios, colaboradores e colegas com pedidos, solicitações e alinhamentos que poderiam ser rapidamente atendidos com o uso de um bom aplicativo de comunicação online.

O Slack foi criado especialmente para atender empresas e escritórios com pequenas e grandes equipes. Com ele, é possível conversar por canais (grupos temáticos), enviar mensagens privadas, compartilhar documentos e muito mais. É ideal para quem trabalha à distância, como o advogado home office, para quem tem mais de um escritório e também para ajudar na interação cotidiana entre equipes.

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Já falamos por aqui sobre a importância da mobilidade para a advocacia. O Slack é um ótimo exemplo de como isso pode funcionar. Se você está conversando com alguém sobre um assunto urgente ou importante e precisa sair para resolver uma questão no fórum, por exemplo, pode facilmente continuar a discussão no aplicativo mobile.

A ferramenta é bastante intuitiva e fácil de usar. Aqui na Aurum nós usamos diariamente e recomendamos bastante.

Dicas de uso

Se você está trabalhando em uma ação coletiva, por exemplo, é possível reunir todas as pessoas envolvidas em um mesmo ambiente virtual para facilitar a comunicação. A mesma lógica funciona para os diferentes setores do seu escritório. Cada área de atuação pode ter o seu próprio canal.

No Slack, os canais se assemelham aos grupos do WhatsApp, só que com muito mais recursos e funcionalidades. Os documentos e mensagens compartilhados em um canal ficam visíveis e disponíveis apenas para as pessoas que fazem parte dele.

O Slack simplifica e centraliza toda a comunicação interna. Além disso, o serviço ainda disponibiliza um histórico de atividades, para você não perder nenhuma informação importante. As principais diferenças entre as contas pagas e a gratuita são a capacidade de armazenamento e o número de integrações disponíveis.

2. Astrea

Mas é claro que o Astrea estaria na lista das melhores ferramentas para advogados! Afinal, o software jurídico foi desenvolvido para advogados e escritórios que querem (e precisam!) melhorar a produtividade e crescer o negócio sem abrir mão da praticidade e da facilidade de uso.

O sistema para advogados é completo e desenvolvido com as melhores tecnologias do mercado. Além de automatizar a gestão de processos e casos, o sistema funciona como um gerenciador de tarefas – o que facilita (e muito!) a delegação de tarefas e o cumprimento de todos os prazos, além de reduzir o tempo de aprendizagem.

Atendimento ao cliente, controle avançado de prazos, gestão de equipe, gestão financeira, agenda, lista de tarefas. Todas essas facilidades fazem do Astrea o melhor sistema da categoria. 🙂

O sistema é online, possui site responsivo para celular e atende de profissionais autônomos a grandes escritórios. Além disso, o Astrea disponibiliza o App Astrea, um benefício gratuito para completar a sua experiência!

Comece grátis pelo plano Light do Astrea e comprove na prática o software jurídico líder de mercado.

Comece a usar o Astrea totalmente grátis

Cadastre-se agora e evolua sua rotina jurídica com o software jurídico líder de mercado!

Após o teste, não é gerada nenhuma cobrança automática
Confirmando seu cadastro, você declara que leu e aceitou: os Termos de Uso e a Política de Privacidade do Astrea, além da Política de Privacidade dos nossos sites.

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Automatizar atividades repetitivas e facilitar atividades fundamentais é uma forma de profissionalizar ainda mais o trabalho do escritório e conseguir escala para atender mais clientes sem perder em qualidade. A propósito, contar com um bom software jurídico é uma excelente maneira de evoluir o atendimento ao cliente (falamos melhor sobre isso aqui).

Elaboração de peças jurídicas, busca e atualização de processos de forma automática, recebimento e controle de prazos, comunicação com o cliente, cumprimento e delegação de tarefas. Use o melhor software jurídico do mercado e conheça a tranquilidade de uma rotina produtiva de verdade!

Dicas de uso

A página inicial do Astrea permite que você tenha uma visão geral das informações mais importantes da sua rotina e do cotidiano do escritório, como as próximas tarefas e compromissos.

O contador de processos inativos também é uma carta na manga. Com essa ferramenta, você descobre quais processos não tiveram movimentação nos últimos 30 dias e pode entrar em contato com os clientes que estão há algum tempo sem retorno.

Mas a maior dica é: aproveite as etiquetas personalizadas! Com elas você pode se organizar da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu escritório. Além disso, elas facilitam a emissão de relatórios, úteis tanto para o controle interno quanto para a prestação de contas com os clientes.

Comece a usar o astrea grátis e comprove

3. Google Forms

Que tal descobrir como seus clientes avaliam seu trabalho? Com o Google Forms, é fácil implementar o método NPS para ter um escritório de advocacia de sucesso. E se na hora de inserir um novo serviço no seu escritório você validasse a ideia com a sua lista de contatos?

Essa é uma das ferramentas para advogados que pode ser muito útil para a melhoria contínua do trabalho desenvolvido no escritório. O Google Forms permite que você faça todo tipo de pesquisa. Para ter acesso à ferramenta, basta ter uma conta na Google. 😉

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Aqui na Aurum nós usamos essa ferramenta com o público interno (os áureos) e o público externo (você!) para coletar dados, validar ideias e propostas, fazer votações. Por isso, acreditamos que ela pode ser muito útil para a estratégia de prospecção e fidelização de clientes no seu escritório!

É fácil de usar e permite controle das respostas, facilitando o cruzamento de dados. Além de ter acesso às respostas, você pode saber quem respondeu e quando. É possível criar perguntas de múltipla escolha, respostas curtas e longas, obrigatórias e facultativas.

lançamento ástrea

Dicas de uso

Experimente enviar um relatório do Google Forms por email após um atendimento, pedindo para que o cliente avalie o atendimento e sugira possíveis melhorias. 🙂

Se, por exemplo, você acha que pedir para as pessoas se identificarem no formulário pode colocá-las em uma situação delicada, aproveite os recursos de ativar ou desativar a obrigatoriamente de respostas em perguntas específicas!

4. Boomerang para Gmail

Essa é uma das ferramentas para advogados mais úteis que você vai conhecer! O Boomerang é uma extensão para navegadores de internet que tem a missão principal agendar o envio e o recebimento de emails. É simples de instalar e muito fácil de usar!

Por que indicamos essa ferramenta para advogados?

Você certamente envia bastante email para clientes, colaboradores e parceiro, certo? Essa ferramenta permite que você se organize para que os emails cheguem na hora certa! Se, assim como a advogada Mariana Gonçalves, você também envia emails para clientes em horários incomuns, vai adorar essa extensão gratuita do Google!

O Boomerang permite que você escreva seus emails a qualquer hora, mas só os envie em horários ideais para que seus clientes os recebam.

Dicas de uso

Vamos deixar essa parte para a Mariana Gonçalves, que experimentou, adorou a ferramenta e fez um vídeo curtinho falando como ela usa. É só dar o play para descobrir ótimas dicas de uso! 🙂

5. Vade Mecum Interativo

Essa ferramenta para advogados está disponível para iOS e Android e traz de maneira prática e objetiva os códigos, legislações, súmula vinculante e súmulas dos Tribunais.

Por que indicamos essa ferramenta para advogados?

Com o aplicativo é possível ter sempre com você todas as legislações contidas no livro mais usado pelos advogados (e mais caro de todas as livrarias). O Vade Mecum Interativo possui uma versão simplificada gratuita. O acesso completo é pago.

Portanto, a ferramenta é útil para o advogado para os momentos de consulta durante o trabalho e também pode ser uma ótima ferramenta para aprofundar seus estudos.

Dicas de uso

Aproveite a busca por palavra-chave para encontrar o que deseja. Além disso, atualize o app sempre que surgir uma nova versão para conseguir acessar todas as reformas legislativas. 🙂

Conclusão

Organizar o dia a dia do escritório, atender solicitações de clientes, acompanhar o andamento dos processos, aperfeiçoar sua advocacia e lidar com todas as atividades corriqueiras é muito mais fácil com o auxílio das ferramentas para advogados. Esperamos que você aproveite essa lista de indicações para ter mais produtividade na sua rotina!

Mais conhecimento para você

Aproveite e conte para nós e para nosso leitores, nos comentários, quais outras ferramentas para advogados você usa para ter mais produtividade! 😉


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Hiago 02/08/2021 às 15:24

    Pergunta: o Slack substituiria o WhatsApp, enquanto que o Astrea faria o mesmo em relação ao Google Drive e as infinitas planilhas de Excel destinadas à gestão e controle de processos?

    • Lila Alves 15/09/2021 às 16:26

      Oi, Hiago! Tudo depende da maneira de uso, do que você espera de cada ferramenta e como você e seu escritório trabalham. É possível centralizar toda a atuação no Astrea, mas não posso afirmar se isso é possível para você pois não conheço a sua realidade atual.

      Para você ter a sua pergunta respondida de melhor forma, peço para que você se cadastre no Astrea gratuitamente e sem compromisso por este link: https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/

      Essa etapa é importante porque, a partir dela, selecionamos automaticamente o melhor consultor ou consultora para a sua conta e ela ou ele entra em contato por email ou telefone para te atender e tirar todas as dúvidas.

      Abraços!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís