SEO para advogados: tudo para começar sua estratégia

SEO para advogados: como aparecer em 1º lugar no Google

Comentar
Recomendar

SEO, ou Search Engine Optimization, é um termo em inglês que faz referência à boa aplicação de estratégias de otimização de páginas na internet. Advogados e escritórios que usam técnicas de SEO buscam alcançar uma boa posição no ranking de resultados orgânicos (sem custo) do Google.

Assim como nas demais segmentações do mercado, os escritórios de advocacia estão abrindo as portas para as novas tecnologias e ingressando no mundo digital, com o objetivo de galgar melhores posições em um mercado tão concorrido.

Para que seja possível se destacar de maneira segmentada e com um baixo investimento, trabalhar estratégias de SEO para advogados pode ser a melhor opção para o seu negócio jurídico.

Você ainda não sabe o que é o SEO ou como ele funciona? Nesse texto eu te mostro tudo que você precisa para ficar por dentro dessas estratégias!

O que é SEO?

O SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), faz referência à boa aplicação de estratégias de otimização de páginas e elementos de um site. O objetivo é alcançar uma boa posição no ranking de buscas de maneira orgânica, ou seja, sem custos.

O Google é predominante nas buscas online. Apesar disso, outros mecanismos de pesquisas, como o Yahoo e Bing, também usam critérios de otimização para decidir qual site terá a posição de maior destaque, de acordo com determinado assunto.

Vale lembrar que, normalmente, os primeiros resultados de uma busca são destinados a anúncios pagos. Logo abaixo, são listados os demais sites que conquistaram essas posições apenas com estratégias de SEO. 

Software Juridico Astrea
Encante e fidelize seus clientes com o melhor software jurídico do mercado! experimente o astrea grátis

Qual a importância do SEO para advogados?

Independentemente da sua área de atuação e segmentação, otimizar as páginas do seu site com as estratégias de SEO pode ser a opção mais rentável. Isso, é claro, se você quer ser encontrado na internet e não precisa de um resultado instantâneo.

Estratégias de SEO são muito comuns em planos de marketing jurídico. Como a maioria dos advogados ingressa no meio digital a fim de se destacar no mercado, aumentar a clientela e criar uma vitrine online para seus negócios, a necessidade do SEO para advogados fica ainda mais clara.

O retorno do SEO pode ser muito vantajoso. Afinal, se as estratégias forem aplicadas corretamente, é possível captar clientes na advocacia de uma maneira segmentada e com um custo muito baixo, caso seja necessário contratar alguém. É possível, inclusive, conquistar esses benefícios com custo 0, caso o próprio advogado tenha os conhecimentos necessários.

Acho que deu para entender a importância do SEO para advogados e a razão de tantos conteúdos voltados para a disseminação dessas estratégias, certo? Pois quem não deseja ganhar mais espaço e reconhecimento, sem ter que investir muito dinheiro nisso?

Vale lembrar que, para colocar em prática ações de marketing para advogados, é necessário estar por dentro das normas impostas pelo Código de Ética da OAB. É ele que regulamenta as estratégias de publicidade do direito.

Se você deseja saber outras técnicas além de SEO para captar mais clientes, te convido a conhecer o portal O Futuro da Advocacia.

Ele oferece conteúdos gratuitos e de qualidade sobre temas envolvendo o universo jurídico. Basta se cadastrar aqui para receber os materiais diretamente no seu email!

Quero conhecer o portal o futuro da advocacia

Como o Google funciona?

Para que seja possível entender um pouco de como o Google “decide” qual site terá a melhor posição, vou explicar um pouco sobre os algoritmos. Eles são a base para o funcionamento do mecanismo de busca.

Como esse é um assunto mais complexo e nem todos possuem intimidade com termos técnicos, separei o assunto em três tópicos. Assim, consigo explicar de uma maneira mais fácil e direta:

Crawling ou Rastreamento

O Web Crawler é um algoritmo que tem como função analisar códigos de websites e gerar insights para que as estratégias digitais funcionem bem. Nessa primeira etapa, os robôs do Google buscam por URLs para indexar em seu banco de dados.

Ou seja, o primeiro passo para uma estratégia boa de SEO é conseguir ser visto ou encontrado. E para que seja possível, é importante trabalhar o site para advogados em HTML simples e de fácil acessibilidade.

Indexing ou Indexação

A segunda etapa do método do Google é a indexação. Após a captação dos dados por meio do rastreamento dos robôs e da presença da sua URL no banco de dados do buscador, os algoritmos passam a organizar os conteúdos por segmentação.

Nesse momento, o seu site é analisado como se fosse um grande texto corrido e, a partir daí, as palavras-chave começam a fazer diferença, pois elas orientam a organização na hora do ranqueamento de determinada busca.

As palavras-chave, também conhecidas no universo de SEO pela versão em inglês keyword, são termos, frases ou palavras que expressam a forma como os usuários escrevem suas dúvidas ou curiosidades nos buscadores. De forma resumida: é aquilo que você digita no Google para encontrar respostas e soluções.

Ranking ou Ranqueamento

Por último, mas com a mesma importância dos demais passos, vem a etapa do ranqueamento. É nessa etapa que o algoritmo faz uma busca em seu banco de dados e entrega a resposta ideal para cada pesquisa.

Dessa maneira, é possível dizer que os conteúdos de maior relevância e com as melhores técnicas de SEO aplicadas ganham destaque nas primeira posições, de acordo com o grau de relevância que eles possuem.

Estratégias de SEO para advogados

Depois de entender melhor o que é o SEO e descobrir um pouco das técnicas do Google para realizar seus ranqueamentos, está na hora de ver, na prática, algumas dessas estratégias de SEO para advogados.

Selecionei 5 estratégias que considero fundamentais e que oferecem um retorno positivo para quem opta por colocá-las em ação. Olha só:

1 – Defina a palavra-chave

Esse é o primeiro passo para quem deseja aplicar estratégias de SEO para advogados em busca de mais visibilidade. Para isso, é preciso pesquisar e listar as palavras-chave que tenham relação com o que ele ou o escritório oferece.

Mas não é tão simples assim. É importante que as palavras-chave escolhidas sejam termos que tenham um volume de busca relevante nos mecanismos, para que o site receba o tráfego orgânico desejado.

Uma dica é descobrir os termos que os usuários usam para encontrar serviços como o seu nos mecanismos, e suas variações. Assim, é possível aparecer para as pessoas certas e otimizar a busca para a captação de clientes potenciais.

Para facilitar essa pesquisa, algumas das ferramentas abaixo são ideais para descobrir sobre palavras-chave:

2 – Se atente à URL

Ao criar um site para advogados, um detalhe muito importante e que pesa bastante no ranqueamento do Google é a utilização de uma “URL amigável” em seu site. 

Para quem não sabe, a URL corresponde ao endereço do site site, como o seguinte excemplo fictício: “www.advogaciaempresarial.adv.br”. E o termo amigável faz referência à facilidade que o internauta  vai ter em associar o seu escritório ao endereço do site.

3 – Mantenha a responsividade do site

A cada dia que passa fica mais fácil acessar a internet, independentemente de onde você está e de qual aparelho você vai realizar esse acesso. Pensando nisso, muitas pessoas já abriram mão de seus computadores por conseguirem fazer tudo pelo smartphone.

E é justamente por esse motivo que vemos a necessidade de ter um site responsivo. Para que fique mais claro, um site responsivo é aquele que consegue oferecer um boa visualização e usabilidade em todos os aparelhos, seja pelo computador, smartphone ou tablet.

Ou seja, o seu site deve de ajustar perfeitamente à tela do internauta, com o melhor formato e sem distorções. Isso mostra que você está interessado em oferecer o melhor para os clientes e faz toda a diferença para o ranqueamento do Google.

4 – Divulgue conteúdos de qualidade

Como foi dito anteriormente, o Google vê com bons olhos os sites que agregam conhecimento e informação de qualidade para quem realiza buscas por esse mecanismo de busca.

Falando nisso, no blog da Aurum você encontra um conteúdo completo com dicas para o seu marketing jurídico de conteúdo.

Por isso é de suma importância estar atento às novidades do mercado e sempre se atualizar dentro do marketing jurídico digital, para que seja possível compartilhar as informações mais relevantes. 

Um blog, por exemplo, é uma das estratégias que pode ser o diferencial para um escritório na hora de atrair novos clientes.

Isso acontece, pois além de um bom ranqueamento, você estará presente para sanar dúvidas de internautas e para gerar valor ao seu escritório. Assim, caso o usuário venha a precisar de algum serviço que você oferece, ele se lembrará que seu site já foi útil para ele e dará a preferência.

5 – Utilize CTA’s

Call To Action (Chamada para Ação), ou simplesmente CTA, é uma maneira de atrair o cliente para um próximo passo, seja ele a compra ou a leitura de um post. No caso de um site jurídico, é necessário ter mais atenção. 

Essa atração normalmente é feita por meio de um botão, ou link que encaminha o usuário à uma próxima etapa dentro do seu site.

O Código da OAB possui uma série de regras a serem seguidas para que o escritório não seja penalizado. Por isso, é importante nunca oferecer serviços explicitamente ou incentivar a compra, seja ela de um serviço ou de um simples e-book.

Otimização on-page e off-page: quais as diferenças?

Agora que você já está por dentro do SEO para advogados e já sabe algumas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar o alcance do seu site jurídico, está na hora de entender a diferença entre a otimização ON Page e OFF Page.

Otimização ON Page

A otimização ON Page consiste no conjunto de práticas dentro do seu site ou blog. É a otimização feita online. Apesar de parecer simples, ela requer estudos e uma busca maior por conhecimentos para que possa ser feita com maior garantia de sucesso.

São as estratégias de otimização on page que vão manter o seu site sempre “limpo” e pronto para que as pessoas acessem sem dificuldades ou empecilhos. Afinal, do que adianta ter conteúdos de qualidade, boa formatação e um site responsivo se quando ele é acessado aparece com informações “quebradas”?

Otimização OFF Page

Ao contrário da técnica citada acima, o OFF Page faz referência a todas as práticas e técnicas que fogem da página online.

É o conjunto de estratégias que tem como objetivo o compartilhamento e a troca de links internos ou externos em outras páginas da internet. É nesse momento que parcerias de conteúdos se fazem importantes.

Dessa maneira, o seu site consegue ganhar mais credibilidade e autoridade, pois outros sites confirmam a qualidade oferecida pelo seu escritório. Essa prática indica ao Google que ele está recebendo indicações de relevância.

Saiba mais sobre marketing de indicação na advocacia.

Dicas e pontos de atenção

E para finalizar esse compilado de dicas sobre SEO para Advogados, nós listamos mais algumas diversas para que a prática fique ainda mais simples para você:

  • Busque por palavras-chave com menor concorrência, assim é possível ser encontrado com mais facilidade;
  • Use, nos conteúdos do seu site, termos que tenham relação direta com as palavras-chave escolhidas;
  • Utilize a palavra-chave escolhida em todas as páginas do seu site;
  • Trabalhe o seu site com base em um design sóbrio e inovador
  • Escolha um nicho de atuação e foque os seu conteúdos nele. Seja objetivo e claro para ser mais fácil encontrar o seu escritório;
  • Aproveite os subtópicos e as diferentes páginas para adicionar temas e palavras chaves que tenham relação com a sua área de atuação.

Siga acompanhando os conteúdos aqui do blog! Assinando a newsletter da Aurum você recebe e-mails exclusivos as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Ficou com alguma dúvida com tem um comentário sobre o tema? Compartilhe a sua opinião com a gente aqui embaixo e nos ajude a fazer um conteúdo ainda melhor! 😉

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui