Conheça os principais eventos para advogados no Brasil

Conheça os principais eventos para advogados no Brasil

Comentar
Recomendar
Entender o contexto social que o cerca, as necessidades e dilemas enfrentados pela sociedade e buscar atualização profissional são passos fundamentais para o advogado contemporâneo. Para isso, é preciso sair do escritório e conhecer os principais eventos para advogados no Brasil, trocar experiências e aprender com quem está na inovando no mercado.

Hoje, os maiores eventos para advogados discutem o uso da tecnologia como forma de aproximar clientes e garantir resultados, além de abordarem o uso de ferramentas inovadoras por escritórios de advocacia, entre tantos outros assuntos essenciais para o advogado moderno.

Neste post, vou falar sobre os principais eventos para advogados no Brasil atualmente e também sobre a minha própria experiência, mas sem qualquer pretensão de esgotar o tema. A intenção é mostrar como existem grandes eventos para cada perfil profissional. Vamos lá?

Os 3 principais eventos para advogados no Brasil

Aurum Summit

Organizado pela Aurum, empresa de desenvolvimento de software estabelecida em Florianópolis, o Aurum Summit reúne diversas autoridades e pensadores do universo jurídico para discutir direito e tecnologia, empreendedorismo e inovação na advocacia.

O evento, que está em sua terceira edição, aborda temas relevantes e se preocupa em abordar o futuro da advocacia. Além disso, o Aurum Summit leva o universo das lawtechs para a rotina dos advogados e mescla a descontração das startups com a formalidade dos escritórios de advocacia.

O espaço do evento também tem momentos dedicados especialmente ao networking e palestras dinâmicas, focadas na prática e inspiradas nos TED Talks.

Conferência Nacional da Advocacia

Organizada pela OAB Federal a cada 2 anos, a Conferência Nacional da Advocacia traz para o advogado inúmeras palestras de temas atuais, que impactam o seu dia a dia profissional.

O evento conta com uma estrutura que possibilita a interação entre os advogados das várias subseções país afora, além de possibilitar ao advogado se inteirar sobre as novidades e atualidades jurídicas. Com tudo isso, a Conferência proporciona aos advogados um espaço para refletir sobre aspectos que envolvem a profissão, considerando a evolução do Direito e da sociedade brasileira.

LawTech Conference

Organizada pela StartSe, uma plataforma de aproximação de startups brasileiras, a LawTech Conference é um evento direcionado para a discussão e pesquisa de soluções tecnológicas focadas em resolver algum problema do universo jurídico.

A importância do evento está em discutir como as inovações tecnológicas recebidas e incorporadas pela sociedade podem contribuir para a advocacia. O evento permite o compartilhamento de ideias, a exposição dos problemas, para que junto aos programadores, possam nascer soluções inovadoras por meio de startups.

Minhas experiências nos principais eventos para advogados no Brasil

Dos eventos listados aqui, participei da XXIII Conferência Nacional da Advocacia e das duas edições do Aurum Summit. A Conferência Nacional da Advocacia me surpreendeu pelo porte do evento, com diversos eventos simultâneos no mesmo espaço, com áudio individualizado para cada palco, além da estrutura dos stands dos anunciantes e patrocinadores.

Mais que o conhecimento técnico que as palestras proporcionaram, o espaço possibilitou, e muito, a troca de experiências e conhecimentos com os advogados de todo o Brasil. Um networking sensacional.

De igual forma, o Aurum Summit funciona como um espaço de troca de conhecimento entre os advogados, pois o ambiente é estruturado com vistas a estimular essa interação.O interessante é a presença de desenvolvedores de sistemas e aplicativos tecnológicos que tendem a facilitar a advocacia. A exposição dos temas é focada nos rumos que a advocacia está tomando, diante dos já mencionados impactos que a tecnologia vem causando na sociedade.

Por que o Aurum Summit é diferente?

O diferencial do Aurum Summit em relação aos diversos eventos que já frequentei, inclusive os relatados aqui, é a informalidade e a receptividade que a organização do evento prepara.

Os trajes formais, embora ainda sejam presença marcante no evento, podem ser dispensados, pois o foco é a interação entre os presentes. Os temas abordados são bastante atuais e os palestrantes são profissionais que lidam diariamente com as principais implicações da tecnologia no universo jurídico. Além disso, as apresentações são dinâmicas e focadas na prática.

Para você ter uma ideia, no primeiro Aurum Summit, em 2016, já se falava em advocacia para empresas que não detém o patrimônio daquilo que exploram, como o Uber ou o Airbnb. Um tema que não era discutido em outros evento de advocacia.

Outro aspecto relevante é a proximidade dos advogados com os desenvolvedores de software, que se inclinam para compreender as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da advocacia no exercício da profissão. Há também, por parte da equipe da Aurum, um grande estímulo para o networking entre os presentes, que gera importantes relacionamentos profissionais. Essas são características que não encontrei em outros eventos e que tornam o Aurum Summit uma experiência rica e prazerosa, além fazer com que ele seja um dos principais eventos para advogados no Brasil.

Conclusão

Participar de eventos, como os que citei aqui, permite que advogado encontre novas soluções para as dificuldades encontradas do cotidiano, além de descobrir novas áreas para a sua atuação e possíveis parcerias de negócios.

Manter-se atualizado é fundamental em um mercado tão concorrido como a advocacia e participar de eventos pode ser um diferencial importante nisso.

Além disso, a maioria dos profissionais não tem muito tempo para se dedicar aos próprios estudos e evolução profissional. Por isso, escolha os eventos que se encaixam no seu perfil e dedique alguns dias por ano para elevar a sua advocacia! Eu vou ao Aurum Summit, encontro você lá?

Garanta sua vaga para a próxima edição do Aurum Summit

_

Qual o evento que mais lhe impactou? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui