prestação de contas na advocacia >

Saiba como fazer uma boa prestação de contas na advocacia

Saiba como fazer uma boa prestação de contas na advocacia

12 nov 2019
Artigo atualizado 5 ago 2021
12 nov 2019
ìcone Relógio Artigo atualizado 5 ago 2021

A prestação de contas na advocacia pode parecer em primeiro momento de fácil solução e até mesmo de pouca importância. Mas ledo engano de quem assim acredita. Todos nós advogados devemos ficar muito atentos sobre como deve ser realizada uma correta prestação de contas de nossos serviços jurídicos para evitar situações desagradáveis no futuro.

Em regra geral, o advogado atua sempre em nome de um terceiro, por meio de um mandato. Portanto, muito embora estejamos à frente dos trabalhos por conta de nossa capacidade postulatória, a prestação de contas dos serviços não é destinada para nossos interesses.

É aos nossos clientes que devemos reportar ou prestar contas sobre todo o desenvolvimento das atividades acontecidas.

Prestação de contas na Advocacia: tire suas dúvidas

O que é uma prestação de contas?

Como a própria nomenclatura já sugere, a prestação de contas é justamente uma forma de apresentação, demonstração ou exibição de informações ao cliente sobre algum acontecimento de determinada situação.

O ideal é que na prestação de contas sejam indicadas datas dos eventos, valores gastos e recebidos, referências do que se tratam e outras informações relevantes que comprovem o trabalho cauteloso do advogado.

Apesar de verificarmos com frequência prestações de contas sobre valores recebidos, como aqueles oriundos de alvarás judiciais, nada impede que o advogado exerça uma abordagem mais apurada da sua atividade. Ele também pode abordar outras situações quando for prestar contas ao cliente, como o andamento processual de sua ação, sempre que for questionado.

Imposições legais

Quando atua em nome dos clientes ou de terceiros, o advogado recebe um mandato. Justamente por conta dessa situação é que surge a imposição legal da prestação de contas. Ela está prevista no artigo 668 do Código Civil, que assim determina: “o mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja”.

Vale lembrar que a desobediência desta obrigação pode desencadear penalidades civis, criminais e administrativas. Esta última é bastante importante para os advogados. Isso porque o Estatuto da Advocacia e da OAB estabelece que a recusa injustificada na prestação de contas ao cliente pode constituir em infração disciplinar.

O resultado pode ser a aplicação de sanções – desde as mais leves, como uma advertência, e chegar até mesmo às mais severas, como a suspensão do exercício da profissão até que sejam prestadas corretamente as contas.

Como prestar contas?

Apesar das exigências da lei acerca da apresentação da prestação, não há nenhuma norma específica de como deve ocorrer o procedimento de prestação de contas na advocacia. Por isso, cabe ao advogado o dever de se utilizar das normas gerais de prova e validade dos atos jurídicos no caso concreto.

Nesta situação a prática forense e as doutrinas jurídicas que abordam o tema entendem que recibos de pagamentos do advogado já poderiam servir como uma prestação de contas. Os relatórios discriminativos entregues – com a devida comprovação – também são maneiras aceitas.

Vale destacar que na atual era tecnológica, a comunicação por canais digitais é uma boa aliada na prestação de contas na advocacia. O uso de e-mails e até mesmo conversas por aplicativos, como WhatsApp, servem como instrumentos válidos ao advogado para que consiga realizar uma prestação de contas eficiente aos seus clientes.

Além disso, outra solução é elaborar planilhas mensais com especificação de datas, referências, valores gastos e recebidos, ou acontecimentos relevantes das ações. O advogado pode encaminhar as informações digitalmente em determinados períodos ou no momento que lhe for solicitado.

Conclusão

A prestação de contas na advocacia é um procedimento que demanda, em vezes, algumas horas de dedicação. A otimização desta tarefa certamente ajudará na rotina dos escritórios e de qualquer Advogado, seja os que estão em início da carreira, ou mesmo para aqueles que já advogam há mais tempo.

Com isso, para auxiliar nas demandas e agilizar suas atividades, o advogado pode fazer o uso de softwares jurídicos na estrutura de seu trabalho. Vale destacar que é importante viabilizar sempre a máxima prestatividade e efetividade, pois nestes modelos de sistemas é comum a oferta de uma comunicação mais ágil com o cliente, prestando quase em tempo real as contas dos serviços exercidos.

Outros métodos para prestação de contas ao cliente podem surgir com a criatividade de cada profissional. O importante a ser lembrado é que apresentar os relatórios e provar sua entrega são tarefas obrigatórias ao advogado. Assim, cumpridas estas formalidades mínimas da lei, evitamos qualquer situação indesejada.

Agora é a sua vez! Compartilhe nos comentários como você faz a prestação de contas dos seus serviços de advocacia. 😉


Social Social Social

Advogado (OAB 36711/SC). Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Pós-Graduado em Direito Processual Civil, com ênfase no Novo CPC, pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC) e em Direito Constitucional Aplicado pela...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Isabel C Nappi Santos 26/12/2019 às 19:56

    meu processo aposentadoria especial houve sentença provida parcialmente . A advogada entrou com recurso e o processo foi remetido para a turma recursal . Eu fui atras da advogada pra saber qual o motivo do recurso . A secretária disse que foi referente ao ruido de 97 a 2000 , mas todas as outras empresas foi favorável. Eu não gostei disso , será que o advogado não teria que avisar , mesmo por email ou watzap. e colocar as vantagens e desvantagens de entrar com recurso? Teria como desistir de recurso?

    • Renan Beltrame Silveira 07/01/2020 às 12:52

      Olá Isabel, tudo bem? A prestação de contas na advocacia serve também para estabelecer essa relação entre cliente e advogado, principalmente, para estabelecer as estratégias a serem tomadas. Embora o conhecimento técnico para eventuais recursos seja do Advogado, é importante que sejam esclarecidos ao clientes vantagens e desvantagens de cada ação. A desistência do recurso é possível em alguns casos sim. Converse com sua Advogada sobre o caso para chegar a um consenso sobre o caso. Espero ter esclarecido suas dúvidas. Um abraço.

  • Tiphany 02/10/2019 às 06:13

    Oi,eu tenho um processo trabalhista no qual assinei a prestação de contas dia 19/09/2019 e o advogado disse que no máximo em 10 dias úteis estaria em conta mas não me informou se tem mais algum procedimento para que isso aconteça.
    Então saber se para prestação de contas tem mais algum procedimento ou é só aguardar os 10 dias e o valor estará na minha conta?!
    No papel estava tudo descrito, valores honorários e etc.

    • Renan Beltrame Silveira 24/10/2019 às 18:20

      Olá Tiphany, tudo bem? Neste caso, o melhor a ser feito e consultar novamente o seu Advogado para que ele explique qual prazo será feito o depósito em sua conta. Espero ter ajudado, boa sorte. Um abraço

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís