Papo jurídico: liderança em escritórios de advocacia

Comentar
Recomendar
Neste post, irei compartilhar um pouco da minha experiência como líder de equipe em um escritório de advocacia. Espero demonstrar como pequenas atitudes podem melhorar o clima organizacional e estimular os advogados e colaboradores ao seu redor. Importante dizer que não irei adentrar em questões técnicas de gestão de pessoas ou algo do tipo, principalmente porque minha capacitação não me permite ir tão longe. Por isso, repito: irei dividir conhecimentos práticos sobre liderança.

A importância de conhecer a sua equipe

Liderar é trabalhar com diversas pessoas, de diferentes temperamentos, personalidades e humores. Entender as características de cada liderado, o que deve ser lapidado e o que deve ser desenvolvido é essencial para uma boa gestão de equipe.
Há profissionais que, por exemplo, são excelentes em pesquisar e estudar casos, outros já trabalham com maestria na arte de redigir peças. Ao analisar e compreender o perfil de cada membro da equipe, fica mais fácil potencializar os trabalhos, reforçar as qualidades e desenvolver as fragilidades de cada um. E mais, percebo que atribuir atividades em que as pessoas mais se identificam deixam-nas estimuladas e motivadas a trabalhar.

Saber ouvir e dialogar

A interação entre líder e liderado é fundamental para que se estabeleça o espírito de equipe. Dessa forma, procuro conversar constantemente com todos os membros da minha equipe para compartilhar informações sobre a área de atuação, mantê-los informados sobre novos projetos, para saber se as expectativas dentro do escritório estão sendo atendidas e, principalmente, o que pode ser melhorado.
Do mesmo modo, faço constantes reuniões individuais para dar feedbacks acerca do trabalho de cada pessoa. É importante que os membros da equipe saibam em que eles devem se aprimorar e o que está sendo bem executado. Buscando deixa-los mais confortáveis a falar, também utilizo esses momentos particulares para ouvir as expectativas e insatisfações individuais de cada um.
Ouvir é essencial para trabalhar os pontos fortes e reavaliar os aspectos frágeis, e serve também para incentivar a participação e colaboração de todos. Além de ouvir, procuro utilizar o poder de negociação e de muito diálogo para que os eventuais conflitos internos e insatisfações pessoais sejam superados rapidamente e de forma eficaz. Assim garantimos o bom clima organizacional.

Despertar inspiração e confiança

Líderes ocupam uma posição de poder e autoridade. No entanto, somente serão seguidos se inspirarem. Minha equipe tem um propósito: exercer a advocacia com maior excelência possível. É nisso que acreditamos e nos inspiramos. Tento reafirmar e demonstrar o nosso propósito diariamente a eles.
Por isso, todos da minha equipe possuem vontade de fazer as coisas porque elas importam, porque elas são envolventes, porque são parte de algo maior. Também por isso que nenhum deles fica desestimulado caso seja necessário permanecer até mais tarde no escritório ou até mesmo virar a noite trabalhando em um caso importante.
A inspiração é complementada com a confiança. Possuir a confiança de sua equipe é essencial. Para tanto, é importante ter controle emocional e demonstrar calma nas horas necessárias. Não apenas isso, é fundamental que os membros de sua equipe saibam que podem contar com sua experiência, colaboração e auxílio a qualquer momento.

O valor de comemorar cada conquista

Cada vitória tem de ser comemorada. Como já disse em outra oportunidade, lá no escritório temos o hábito de celebrar algumas vitórias de forma especial. Importante dizer que uma vitória não é apenas uma medida liminar concedida ou uma sentença de procedência, mas também é um projeto concluído ou uma meta alcançada.
Quando alcançamos uma vitória, dou as felicitações primeiramente aos diretamente envolvidos, depois a toda a equipe, pois é sempre uma conquista de todos.
As comemorações da vitória ajudam na autoestima da equipe e possuem grande influência na produtividade.

Enfim, liderar é um aprendizado contínuo. É importante exercer essa função através de atitudes positivas e inspiradoras, sempre valorizando e ouvindo os profissionais de sua equipe, de modo a merecer a confiança e admiração de todos eles.

Gostou desse artigo? Então confira o ebook que preparamos com dicas do Fernando para redigir melhores peças jurídicas. São seis capítulos especialmente pensados e escritos para melhorar sua advocacia. 😉
Baixar Guia de peças jurídicas para advogados iniciantes
Fernando Morales Cascaes é advogado. Ele escreve para o blog Minha Empresa e, a cada 15 dias, compartilha dicas práticas sobre rotina jurídica em sua coluna no blog do Astrea. Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades quinzenais e não perder nenhum conteúdo!

Finalmente
chegou a hora de crescer sua advocacia!

Com o Astrea você automatiza sua rotina jurídica e ganha tempo para colocar planos em prática

Comece grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui