novidades-do-direito

4 canais para acompanhar as novidades do direito e se atualizar

Comentar
Recomendar
Está cada vez mais fácil – e necessário – para os advogados acompanhar as novidades do direito. Afinal, a humanidade vive em um momento histórico cuja maior característica pode ser considerada o acesso à informação e dados por todos.

O conhecimento é distribuído por incontáveis meios. E essa realidade já faz tão parte do cotidiano que muitas vezes não conseguimos observar o tamanho do potencial que se esconde por trás da internet.

Por meio de plataformas de transmissão de conteúdo, por exemplo, é possível ser um advogado atualizado e que acompanha as novidades do direito. E atualização profissional pode ser um grande diferencial para quem deseja se destacar na advocacia.

A importância de ser um advogado atualizado

O conhecimento já não segue mais a agenda de um tradicionalismo. E no momento em que o mercado busca profissionais com sabedoria para solucionar problemas específicos, o diploma se torna nada mais que um pedaço de papel. Especialmente quando cada vez mais se vê a academia destoante da realidade.

Assim, o profissional não pode esperar que um título sirva como a salvaguarda de sua própria capacitação. O advogado, especialmente, deve sempre buscar atualização profissional. Portanto, deve lançar mão de todo o potencial que se esconde através de meios de fácil acesso. Como os que podem ser acessados pela internet. 😉

Onde acompanhar as novidades do direito?

Por isso, no texto de hoje vou compartilhar 4 canais por onde é possível acompanhar as novidades do direito. E, de quebra, garantir atualização profissional sem precisar fazer grandes investimentos. Confira:

1. Podcasts

Os podcasts são mídias gravadas para serem reproduzidas posteriormente por plataformas de áudio na internet ou por streaming. Geralmente são produzidos em formatos de programas de bate-papo.

Há um artigo aqui no blog da Aurum mencionando os 6 principais podcasts sobre direito. Além das opções que estão nesse texto, vou compartilhar uma dica com vocês!

Particularmente, gosto de escutar o podcast chamado Salvo Melhor Juízo, disponibilizado no Spotify e no Soundcloud. Ele discute os mais variados temas e novidades do direito de uma forma bastante descontraída e divertida.

Além desse, é possível encontrar grande variedade de programas gravados em formato de podcast relacionados ao direito. É uma ótima forma de se atualizar sobre os assuntos do momento e ampliar os conhecimentos.

2. YouTube

O YouTube se tornou a maior rede de transmissão de conteúdo do mundo. Segundo os dados da Alphabet, mais de 1,9 bilhão de usuários acessam a plataforma todos os meses. Diariamente, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações.

E é claro que o universo jurídico também tem seu espaço na plataforma. Entre os milhões de canais que produzem conteúdo diariamente, muitos deles abordam temas relacionados às novidades do direito.

Vou se mencionar três deles, que em especial são muito relevantes na área do direito brasileiro:

E você quiser conhecer outros canais do YouTube sobre o universo jurídico, te indico este texto do colega Mateus Terra. 😉

Software Juridico Astrea
Mais de 12.000 advogados já fazem parte do futuro da advocacia com o Astrea
Experimente sem compromisso

3. TED Talks

Outra maneira de acompanhar as novidades do direito e se atualizar na profissão é por meio dos TED Talks.

“TED” é a sigla de Technology, Entertainment, Design — o que, segundos os organizadores, são três áreas subjetivas que coletivamente moldam o nosso mundo. Os TED Talks são palestras que tratam de ideias importantes sobre os mais variados temas e explorando as suas conexões.

Embora estas palestras versem sobre os mais variados assuntos, há algumas que, na minha opinião, merecem uma atenção especial. Não apenas por abordarem o direito como temática, mas pela profundidade se seus assuntos.

Vou destacar três deles:

  • O Futuro do Direito – Gabriel Senra
  • How I Defend The Rule Of Law – Kimberley Motley
  • What’s The Right Thing To Do – Michael Sandels

4. Palestras e eventos para advogados

As palestras e os eventos para advogados são excelentes opções para saber as novidades do direito. Isso porque são elaborados com foco na atualização dos profissionais e têm como objetivo garantir um mercado cada vez mais capacitado.

Muitos dos eventos ocorrem em determinados lugares e exijem que o espectador compareça presencialmente ao local. Mesmo assim, grande parte deles conta com transmissão simultânea em plataformas, como o Periscope, o próprio Facebook e o Instagram. Isso possibilita que telespectadores assistam a palestras estando a muitos quilômetros de distância.

E claro, há eventos que mesmo em decorrência da distância, devem ser prestigiados por serem fundamentais para a atualização do profissional do direito.
Dou um destaque especial ao Aurum Summit – focado em tecnologia aplicada no direito; e o Congresso de Direito da UFSC – o maior evento jurídico gratuito do país.

Conclusão

Estas são apenas algumas ferramentas de fácil acesso que os profissionais podem utilizar para se atualizar e acompanhar as novidades do direito. Na conjuntura do mercado, os advogados devem sempre estar buscando aprimoramento. E isso não necessariamente está atrelado a uma sala de aula.

Ferramentas como vídeos, sejam do Youtube ou do TED. Aulas, sejam por meio de podcasts ou de eventos jurídicos. São meios interessantes que devem sempre estar na cabeça do advogado quando pensar em atualização profissional em sua respectiva área.

E você, por onde acompanha as novidades do direito? Compartilhe nos comentários abaixo suas dicas ou sugestões! 😉

12.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

  • Natalia Roitfeld disse:

    Tem outro site q é bom pra se atualizar, no que diz respeito ao item 4:
    eventosdedireito.com.br/
    Nesse site em muito evento estadual, e eu, particularmente, prefiro ficar ligada em congressos ou palestras aqui em SP. Nem que seja para viajar pras cidades próximas, pois é algo simples, normalmente dá pra ir de Blablacar, o que torna a viagem mais barata.
    Só é fod* quando o evento custa 800 reais pra entrar :/
    Mas normalmente eles custam 20 – 100 reais, e são eventos muito bons, aulões, palestras com especialistas, etc.

    OBS: O site funciona melhor no celular, n sei oq acontece, mas no PC aparece popup e no iPhone não

1 comentário
Você está aqui