melhores advogados do brasil >

Conheça os 15 melhores advogados do Brasil

Conheça os 15 melhores advogados do Brasil

8 nov 2019
Artigo atualizado 3 maio 2023
8 nov 2019
ìcone Relógio Artigo atualizado 3 maio 2023
Você sabe quem são os melhores advogados do Brasil? Separamos uma lista com 15 dos mais sucedidos e suas respectivas histórias para você se motivar e inspirar.

A advocacia não é uma carreira fácil. Depois dos cinco anos de faculdade e da prova da OAB, na qual muitos dos formados têm dificuldades para serem aprovados, é hora de encarar um mercado de trabalho saturado, competitivo, com demandas complexas e clientes cada vez mais exigentes. Diante de tudo isso, muitos se perguntam se é realmente possível alcançar o sucesso na área.

A resposta é sim. Mas o trabalho é árduo. A seguir vamos te apresentar alguns dos  melhores advogados do Brasil, profissionais reconhecidos e bem sucedidos que alcançaram reconhecimento nacional e até internacional, frequentemente desafiando suas condições de partida. 

Então, para incentivar você – que ama o Direito, mas tem dúvidas quanto à carreira –, vamos apresentar algumas dessas histórias. Confira quem são os melhores advogados do Brasil e saiba eles alcançaram esse status. 🙂

Melhores advogados do Brasil

1. Pierpaolo Cruz Bottini (área de atuação: Direito Penal)

Pierpaolo Cruz Bottini é jovem e sua carreira é relativamente recente, mas ele já conquistou o título de um dos melhores advogados do Brasil após conseguir a absolvição de um cliente em um processo penal ligado ao escândalo do Mensalão, em 2012.

Esse resultado não veio sem esforço: Bottini treinava arduamente as exposições que faria diante do tribunal. Em seus treinos, ele colocava o filho pequeno no sofá, e muitos achavam que a primeira palavra do pequeno seria “mensalão”.

2. Francisco Mussnich (área de atuação: Operações Financeiras)

Nem todos os melhores advogados do Brasil atuam no contencioso. Alguns, como Francisco Mussnich, dedicam-se a ajudar seus clientes a resolver problemas e atingir resultados sem o envolvimento do Judiciário. Mussnich esteve à frente das questões jurídicas na realização da Copa do Mundo de 2014 e, antes disso, atuou na venda da Brasil Telecom em 2008.

É claro que, para ganhar espaço em atividades tão importantes, houve uma história de sacrifícios. Mussnich já chegou a virar a noites no escritório de clientes, sem voltar para casa, quando estava trabalhando em grandes projetos.

3. Arnoldo Wald (área de atuação: Direito Civil)

Arnoldo Wald defende a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) em uma das principais ações que correm no STF, que diz respeito ao rendimento das cadernetas de poupança durante as décadas de 1980 e 1990. Ele também defende a Varig em outra ação bilionária, pleiteando uma indenização pelas perdas em razão do congelamento de preços, também nas décadas de 1980 e 1990. 

Esse nível de sucesso, que o levou a ser considerado um dos melhores advogados do Brasil, é o reflexo de uma trajetória de mais de 60 anos na advocacia. Ou seja, quem espera resultados da noite para o dia não deve se inspirar nesse grande jurista.

4. Jairo Saddi (área de atuação: Contratos Comerciais)

Jairo Saddi já atuou para todos os grandes bancos do Brasil e participou em mais de 40 processos de liquidação de bancos com valores bilionários. Além disso, ocupa várias posições respeitáveis, como a de Presidente do Conselho do INSPER Direito. 

A carreira é reflexo de muita preparação. Além da formação em Direito, também estudou Administração de Empresas, fez doutorado e completou um pós-doutorado no exterior. Você já sabe: qualificação é essencial para quem almeja ser um dos melhores advogados do Brasil.

5. Édis Milaré (área de atuação: Meio Ambiente)

Atualmente, um dos principais nomes relacionados a processos envolvendo danos ambientais é Édis Milaré. Ele atua na defesa de gigantes como Belo Monte, Vale, Suzano e Camargo Corrêa. Antes de se dedicar a essa atividade, Édis atuava como promotor do MP atuando nessa mesma esfera. 

Talvez o segredo do sucesso de Édis Milaré seja que, apesar de ter mudado de posição ao longo da carreira, ele se manteve fiel aos seus princípios éticos

Ele alega ter recusado muitas propostas de trabalho como advogado, pois um de seus critérios para aceitar clientes é se eles estão dispostos a resolver o problema. Saber escolher suas batalhas é essencial para se tornar um dos melhores advogados do Brasil.

6. Marcelo Ferro (área de atuação: Direito Civil)

Se você tem vontade de trabalhar advogando para grandes construtoras, Marcelo Ferro provavelmente será uma grande inspiração. Ele, que está entre os melhores advogados do Brasil em direito civil, representa as maiores empresas desse setor no Brasil: Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, OAS, Andrade Gutierrez e Odebrecht.

Além disso, Ferro também representou Abílio Diniz e suas empresas em vários litígios desde 2007. Agora, Abílio Diniz não abre mão de Ferro trabalhando em seus processos. Esse é um bom exemplo de como um advogado pode construir uma carreira de sucesso fidelizando seus clientes.

Saiba mais sobre a fidelização de clientes na advocacia.

7. Antônio Carlos de Almeida Castro (área de atuação: Direito Penal)

O Direito Penal costuma exercer um certo fascínio sobre os advogados e, nessa área, Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, é um dos melhores advogados do Brasil. 

Ele já atuou na defesa de 17 ministros do governo FHC e 8 ministros do governo Lula contra acusações penais, além de ter trabalhado para outros nomes muito conhecidos, como Antônio Carlos Magalhães e José Sarney. A paixão está na base do sucesso de Kakay. Segundo afirma, ele sempre quis “viver do crime”. O bom humor, pelo visto, também é um traço do advogado.

8. Sérgio Bermudes (área de atuação: Direito Civil)

O caso de Eike Batista, empresário que chegou a ser uma das pessoas mais ricas do mundo, ganhou projeção internacional. Quem também obteve reconhecimento internacional foi Sérgio Bermudes, o advogado responsável pelo pedido de recuperação judicial da empresa de petróleo de empresário. 

Engana-se quem pensa que Bermudes sempre trabalhou em casos gigantescos. O advogado conta que já defendeu um rapaz que não tinha dinheiro para os honorários e realizou o pagamento com rapadura! Mais um profissional dessa lista que é exemplo de ética de trabalho e ética humana.

9. José Roberto Opice (área de atuação: Operações Financeiras)

Você provavelmente reconhece o nome de José Roberto Opice, um dos sócios nominativos de um dos principais escritórios de advocacia do país: Machado Meyer, Sendacz e Opice Advogados. 

Opice atuou na fusão entre a empresa brasileira Ambev e a belga Interbrew, que levou à formação da maior fabricante de bebidas do mundo, a InBev, em 2004. Ele também foi um dos advogados que participou do processo da venda da Vale, em 1997.

Dedicação, capacidade de lidar com um ritmo duro de trabalho e disposição para encarar operações de alta complexidade são marcas registradas de Opice. Somente agora, aos 68 anos, é que ele começa a atenuar sua rotina, preparando-se para a merecida aposentadoria que deve vir em dois anos.

10. Paulo Valois (área de atuação: Infraestrutura)

Para todos aqueles que não tinham certeza se Direito era a escolha certa de carreira, Valois pode ser um bom exemplo. Ele ficou em dúvida entre o Direito e a Diplomacia. A solução? Buscou uma forma de combinar aspectos das duas. 

Atuando como um dos principais advogados especializados no setor de petróleo e gás do país, uma parte importante do seu trabalho é viajar pelo mundo e apresentar oportunidades a investidores estrangeiros. 

Assim como todos os outros melhores advogados do Brasil, Valois construiu uma trajetória que o levou a essa posição, ainda que o começo tenha sido por acaso. Depois de um primeiro estágio na Interbras, uma trading de petróleo da Petrobras, ele trabalhou na Shell e, em 1997, inovou ao abrir o primeiro escritório especializado em recursos naturais do país

11. Nelson Eizirik (área de atuação: Contratos Comerciais)

Talvez você se lembre da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, em 2008. Nelson Eizirik, um dos melhores advogados do Brasil, especialista em sociedades anônimas, fez parte do seleto grupo de advogados que trabalharam nos contratos dessa gigantesca operação, realizada em um único final de semana. Eizirik também já atuou como diretor da CVM, Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador do mercado financeiro.

Um fato interessante é que Eizirik descreveu a fusão que levou à formação do Itaú Unibanco como pacífica. Será que um dos seus segredos para o sucesso é a capacidade de encarar grandes casos com tranquilidade?

12. José Luis de Oliveira Lima (área de atuação: Direito Penal)

Se você acha que um advogado só pode construir uma carreira de sucesso em cima de vitórias, precisa conhecer José Luis de Oliveira Lima. Lima é hoje um dos criminalistas mais requisitados, reconhecido como um dos melhores advogados do Brasil. 

Sua trajetória ganhou destaque quando assumiu a defesa de José Dirceu no caso do Mensalão, em 2006. Lima perdeu a causa, mas reconhece que esse foi o momento do seu grande salto profissional. A maior lição que você pode aprender com ele é que derrotas fazem parte da carreira e são oportunidades de aprendizado e crescimento, não portas de saída.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

13. Ana Paula Martinez (área de atuação: Concorrencial e Comércio Internacional)

Uma lista com os melhores advogados do Brasil não poderia estar completa sem uma representante da força feminina na carreira. Ana Paula Martinez foi eleita em 2014 e 2016 a melhor advogada do mundo na área Concorrencial e Comércio Internacional, em uma premiação promovida pela publicação britânica Global Competition Review (GCR), que apontou Martinez duas vezes como a advogada do ano com menos de 40 anos.

Frequentemente chamada para prestar consultorias a organizações internacionais, ela também está entre as mulheres mais influentes em antitruste do mundo (Women in Antitrust). Bacharel em Direito e mestre em Concorrência Internacional pela Faculdade de Direito na Universidade de São Paulo (USP), fez um segundo mestrado na escola de direito de Harvard, em 2005.

Além de seu currículo impressionante, que é mais do que suficiente para inspirar e motivar jovens profissionais, a advogada atuou na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. 

Uma de suas principais realizações neste trabalho foi participar da criação da Estratégia Nacional de Combate a Cartéis, iniciativa que estruturou a cooperação entre os diferentes atores envolvidos no combate a esse tipo de crime. Atualmente, Ana Paula é sócia do famoso escritório Levy & Salomão, presente nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

14. Rui Barbosa e Ulysses Guimarães

Para encerrar a lista de melhores advogados do Brasil, vale uma homenagem póstuma a dois grandes nomes do Direito: Rui Barbosa (1849 a 1923) e Ulysses Guimarães (1916 a 1992), ambos importantes personalidades que participaram da História do país.

Rui Barbosa, além de ser reconhecido como advogado criminalista, também foi político, estadista e diplomata. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, foi ícone republicano e engajou-se em campanhas pela abolição da escravatura. 

Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, assumindo o lugar de presidente após Machado de Assis. Ficou mundialmente conhecido pela participação na Conferência da Paz de Haia, na Holanda, em 1907, onde defendeu a teoria brasileira de igualdade entre as nações.

Ulysses Guimarães tornou-se Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi duas vezes presidente da Câmara dos Deputados e candidato à presidência da República na eleição de 1989. Lutou pela redemocratização e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988, sendo presidente da Assembléia Nacional Constituinte. 

Conclusão

Nesse artigo, você viu mais de 14 nomes que representam os melhores advogados do Brasil. Se quer que seu nome apareça em uma lista como essa no futuro, simplesmente conhecer bem o ordenamento jurídico não é o suficiente. Você precisa construir diferenciais pessoais, e o seu escritório também precisa se destacar em relação à concorrência.

Mais conhecimento para você

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Gostou do texto? Indicaria outros nomes para a lista de melhores advogados do Brasil? Compartilha com a gente nos comentários!


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Taurino Araújo, PhD 08/04/2022 às 22:20

    Justo reconhecimento ao esforço e ao talento

  • Samuel Monteiro 07/08/2021 às 05:13

    Preciso de um advogado criminalista ótimo em Brasília por favor me chama no zap 48996528585

    • Marcio silveira 31/05/2022 às 16:47

      Ação trabalhista

  • Euquiane 28/04/2021 às 22:12

    Preciso tirar dúvidas

  • Diego Moreira Cesar 10/03/2021 às 06:20

    Preciso de ajuda quero um advogado que vai lutar comigo e vai vencer e quero mostrar pra todo mundo que pai tbm tem direito …

  • Faissal fakih 05/12/2020 às 23:43

    Por favor quero number d advogado em sâo paulo

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.