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migrar de software jurídico

Como migrar de software jurídico sem perder dados importantes

9 fev 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 25 ago 2021

Você já parou para observar os marcos importantes da sua história? O primeiro cliente, a contratação de novos colaboradores, a mudança para um escritório maior. Mudar faz parte da evolução profissional e do amadurecimento dos negócios. Muitas vezes, em momentos de transição, se faz necessário substituir processos de trabalhos e também ferramentas. Inclusive, pode surgir a necessidade de migrar de software jurídico que você usa para a gestão do escritório de advocacia.

Afinal, o sistema atual nem sempre acompanha o desenvolvimento do seu negócio e acaba deixando de atender demandas importantes da sua rotina. E quando isso acontece, migrar de software jurídico pode ser, sim, a melhor opção. No entanto, o processo de mudança gera dúvidas que podem colocar em cheque a decisão de mudar para melhor.

“Eu vou ter que começar do zero no novo programa para advogados? Será que vale o esforço? É possível mudar de sistema sem perder os dados cadastrados no antigo?”

Aqui na Aurum nós ouvimos frequentemente perguntas como essas. E por entender a importância desses questionamentos, resolvemos dividir com você a nossa experiência e o nosso conhecimento sobre migração de software jurídico online. Tem dúvidas ou curiosidade sobre o assunto? Continue a leitura! 😉

Saiba como migrar de software jurídico sem perder seus dados

Se na hora de formatar o computador você já pediu para o técnico fazer backup dos seus arquivos ou marcou essa opção quando foi atualizar o sistema operacional do seu smartphone, você tem mais familiaridade com a migração do que imagina.

Assim como o Google Drive e o Facebook permitem que você baixe arquivos e fotos, os mais modernos programas para advogados aceitam que você se mude levando a bagagem do antigo sistema. Então, se você tinha dúvidas sobre essa possibilidade, pode se tranquilizar porque ela existe e é viável (pelo menos no Astrea!).

Porém, é preciso entender se, para a realidade atual do seu escritório, migrar de software jurídico é a melhor opção. Para ajudar você nessa descoberta, vamos responder dúvidas frequentes sobre a mudança de sistema em escritórios de advocacia. Vamos lá?

Devo migrar de software jurídico ou começar do zero no novo sistema?

Essa é uma decisão que cabe apenas a você e à equipe de tomadores de decisão do seu escritório. Para definir isso é importante ter clareza dos aspectos que motivam a migração. Se é o volume de dados, o conforto ou a falta de tempo para copiar e colar as informações manualmente.

Outro ponto que vale destacar, nesse caso, é que para a adoção de qualquer nova ferramenta, seja um programa para advogados ou uma nova rotina de trabalho, é preciso de um mínimo de dedicação para assimilar as mudanças e tornar a novidade parte do cotidiano.

Se, por exemplo, você deseja migrar de software jurídico por conta do volume de processos que possui, fique sabendo que no Astrea você pode cadastrar todos os seus processos automaticamente com o número da sua OAB.

Além de ser uma ação ainda mais rápida do que a migração, é uma excelente opção para quem quer selecionar pessoalmente os dados que serão transferidos para o novo sistema sem se preocupar em perder algum processo. Outra vantagem dessa opção é que os processos cadastrados em lotes no Astrea já recebem todas as movimentações diretamente dos tribunais.

Veja como funciona a busca automática pelo número da OAB no Astrea
Veja como funciona a busca automática pelo número da OAB no Astrea

Vou perder meus dados ao migrar de software jurídico?

No Astrea, o processo de migração é sempre acompanhado e monitorado pelo seu consultor de vendas ou pelo time de Sucesso do Cliente para garantir o maior êxito possível na missão. No entanto, se houver alguma falha técnica durante o processo, se você tiver alguma dúvida ou sentir falta de alguma informação importante, você tem até 10 dias úteis para contestar a migração

Essa é uma das formas como demonstramos nosso compromisso em facilitar seu início no Astrea!

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Todos os meus dados podem ser migrados?

A resposta para essa pergunta é bem relativa, pois depende de qual programa para advogados você está saindo e para qual está indo. Na Central de Ajuda do Astrea nós explicamos, detalhadamente, quais seções podem ou não ser migradas para o nosso software jurídico. Para descobrir essa e outras informações relativas à migração, basta acessar este link e digitar “Migração” no campo de busca localizado no topo da página. 😉

Mas, antes de solicitar a migração, é muito importante ter em mente que, ao migrar de software jurídico, é preciso mudar também o modelo mental. Para não haver frustração antes, durante ou depois da migração, é fundamental ter a consciência de que os dois sistemas funcionam de forma diferente. 

Por isso, alguns dados migrados podem chegar no novo programa com uma nomenclatura diferente ou em outra sessão.

No Astrea é muito mais fácil encontrar as informações do seu processo!

Para saber que mudanças vão ocorrer e conhecer bem o seu novo sistema, converse com o seu consultor de vendas ou com o time de Sucesso do Cliente! 

No Astrea, além de poder tirar dúvidas sobre a migração a qualquer momento pelo chat ou pelo formulário de contato, nós buscamos facilitar ao máximo a inserção do software jurídico à sua rotina com treinamentos, dicas práticas e instruções passo a passo.

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Vou ter assistência durante a migração?

Não podemos falar pelos outros sistemas, mas podemos garantir que no Astrea você tem assistência antes, durante e depois de migrar de software jurídico e pode tirar dúvidas a qualquer momento pelo chat e pelo treinamento online realizado depois da contratação. 

Mas, se você optar por outro programa para advogados, é importante tirar essa dúvida com a equipe responsável.

As nomenclaturas serão as mesmas?

Como falamos no tópico anterior, algumas nomenclaturas podem mudar e, no Astrea, você tem os melhores recursos humanos e digitais para se adaptar mais rapidamente às novidades.

Outra dica de ouro, que serve tanto para a sua experiência no Astrea já começar bem quanto para seus testes em outros softwares jurídicos, é aproveitar o tempo de uso gratuito do software para tirar suas dúvidas sobre a migração. No Astrea você faz isso dentro do próprio sistema pelo chat online.

É só clicar no balão no canto inferior direito da tela!
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Como posso solicitar a migração dos meus dados para o Astrea?

Basta falar com o seu consultor de vendas na hora da contratação ou solicitar posteriormente para o time de Sucesso do Cliente, durante o treinamento. A migração é feita em até dez dias úteis.

Conclusão

Decidir entre migrar de software jurídico ou não é uma questão particular de cada escritório. Para alguns, esse tipo de serviço facilita e até impulsiona a implantação do novo sistema. Para outros, tem um efeito menos impactante. 

Essa segunda situação costuma acontecer quando o escritório quer migrar poucos dados, as informações estão desatualizadas, existe o desejo de aproveitar a mudança para estabelecer uma nova organização ou mesmo porque o único motivo de considerar a migração é o volume de processos.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas e ajudado você a decidir a melhor opção para as suas necessidades!

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Agora é a sua vez de participar! Conta para nós e para os leitores do Portal suas dúvidas ou descobertas sobre migrar de software jurídico. Comenta aqui embaixo! Nós vamos adorar continuar o papo com você.


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

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