melhores escritórios de advocacia

O que os melhores escritórios de advocacia têm em comum?

Comentar
Recomendar

Você sabe, mais do que ninguém, o quanto a advocacia é competitiva e os clientes exigentes, e o que não falta são advogados tentando alcançar um lugar ao sol. Neste momento, olhar para o que os melhores escritórios de advocacia têm em comum pode ser uma maneira de se diferenciar da concorrência. 

Independente do tamanho do seu escritório, da quantidade de clientes ou colaboradores, essas características em comum podem ajudar você a chegar em seu ideal de sucesso e transformar a sua rotina na advocacia. Continue a leitura para conhecê-las! 🙂

Quais são os melhores escritores de advocacia?

O que é sucesso para você? Entendemos que esse conceito é relativo para cada pessoa conforme sua história e próprios objetivos. Mas quando falamos em sucesso na advocacia, é comum vir à mente escritórios referências que conseguiram alcançar o que desejavam, como estabilidade financeira, grandes clientes ou reconhecimento na área de atuação, certo?

No entanto, para serem considerados os melhores escritórios de advocacia, eles percorreram muito chão e desenvolveram características fundamentais para permanecerem no topo. E sabe o que é melhor? Não é preciso de muito além de dedicação e esforço para aplicar em seu escritório.

O que os melhores escritórios de advocacia têm em comum?

Apesar das particularidades de cada um, os melhores escritórios de advocacia possuem características em comum e que podem ser desenvolvidas em qualquer escritório. Confira agora são elas e como você pode partir para a ação.

1. Planejamento estratégico

É muito claro que os melhores escritórios de advocacia trabalham com metas e objetivos bem direcionados. Para isso, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite projetar, de forma segura, as ações durante o ano. 

Através do planejamento, você pode estabelecer metas mensuráveis, atribuir responsáveis para cada atividade e saber o que fazer diante de um imprevisto. É indispensável para qualquer empresa que queira crescer. Logo, o planejamento estratégico facilita na hora da definição de objetivos e como alcançá-los, independente do tamanho do escritório de advocacia, auxiliando a atingir o sucesso — seja ele qual for.

Para facilitar o acompanhamento de metas na advocacia e na execução do planejamento, os melhores escritórios de advocacia utilizam um software para advogados competente e que reúne as ferramentas necessárias em um único sistema. Assim, é possível ter tempo de qualidade para focar nos objetivos definidos.

2. Equipe qualificada

Ter uma equipe qualificada, engajada e preparada é essencial para um escritório de advocacia. Seus colaboradores, sejam eles advogados ou de outras áreas, são necessários para você dar conta das tarefas, clientes e da correria do dia a dia. 

Os melhores escritórios de advocacia também possuem as melhores equipes. Pessoas responsáveis, que buscam melhorar e ter bons resultados. Para que elas alcancem os objetivos, é muito importante que a pessoa no papel de líder  faça uma boa delegação de tarefas. Esse tipo de cuidado traz muitos benefícios ao escritório, evita a sobrecarga de trabalho e aumenta a produtividade. 

Se você deseja estar entre os melhores, um bom início é valorizar as pessoas boas que trabalham em seu escritório.

3. Liderança com foco em resultados

Uma boa liderança na advocacia se faz necessária nos melhores escritórios. Isso porque um líder é capaz de inspirar sua equipe, até mesmo nos piores momentos, e engaja-los nas metas propostas. 

Liderar com foco em resultados, com feedbacks regulares e um interesse genuíno no desenvolvimento dos liderados é o caminho para inspirar pessoas. Como dissemos no tópico anterior, ter uma equipe qualificada é uma das características em comum dos melhores escritórios de advocacia, mas para isso, elas precisam ter um bom líder antes.

Leia mais sobre como engajar a equipe de advogados aqui no blog da Aurum.

4. Inovação constante

A inovação está presente nos melhores escritórios de advocacia e traz uma série de benefícios. Na advocacia, a inovação está nas coisas mais simples, como o uso de novas práticas e na utilização de um software jurídico.

O regime home office, por exemplo, cresce cada vez mais no país e no mundo. Na advocacia, é comum vermos advogados home office, ou seja, profissionais que trabalham em casa ou em espaços alternativos. O regime permite uma maior economia e uma jornada flexível, esta tão almejada quando se vive com a rotina cheia.

Possibilitar um ambiente de inovação no escritório pode levar a uma maior produtividade da equipe, melhorar o atendimento ao cliente e permitir um crescimento sustentável. A advocacia, cada vez mais, caminha ao lado da tecnologia. Tentar fugir ou evitar essa realidade pode não ser efetivo.

5. Gestão digital do início ao fim

A tecnologia já deixou de ser uma opção para escritórios de advocacia. Com o aumento de clientes e processos, utilizar agendas e planilhas separadas pode não ser uma boa ideia. Por isso, uma gestão digital na advocacia é fundamental para ter excelência no que faz e estar entre os melhores escritórios de advocacia.

Neste momento, um forte diferencial competitivo é utilizar um software jurídico para fazer a gestão digital do escritório. Com o sistema de gestão de escritórios de advocacia, seus dados estarão seguros e possíveis de acessar onde você estiver, desde que conectado a internet. Assim, é possível trabalhar de casa com seu próprio computador e acessar processos quando estiver fora do escritório pelo celular.

Software jurídico Astrea
Garanta organização e flexibilidade de maneira simples com o melhor software jurídico do mercado! Experimente o Astrea

Além da gestão digital, o melhor software jurídico permite um atendimento de excelência aos clientes, desde a prospecção até a fidelização. Com o Astrea, você pode criar um histórico para cada cliente, evitando perder informações importantes ou ter o trabalho de buscar por elas. Afinal, tudo estará em um só lugar.

Com todos os seus dados na nuvem, gestão financeira com a emissão de boletos e a organização impecável do escritório, o software para advogados fará uma diferença imensa na sua rotina e de sua equipe. Para ser um dos melhores escritórios de advocacia, todos os benefícios do software são necessários.

Conclusão

Como você viu, todas as características em comum dos melhores escritórios de advocacia podem ser facilmente desenvolvidas em seu escritório também. A começar pelo planejamento estratégico, que vai permitir a definição de objetivos e uma melhor organização para o restante. 

Alcançar sucesso na advocacia, de acordo com os seus valores e propósitos, é um caminho com menos obstáculos quando você possui as pessoas certas ao seu lado e se preocupa em ser um bom chefe ou gestor. Evoluir profissionalmente é um passo muito importante.

Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar em sua jornada na advocacia e a partir para a ação. Por isso, lembre-se que todas essas dicas do conteúdo não devem ser utilizadas separadas. Para ser um dos melhores escritórios de advocacia, é necessário a união de todas elas, que por fim podem ser guiadas através do uso de um software jurídico como o Astrea

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove!
22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui