O que é a Jornada do Cliente na Advocacia e qual sua importância

O que é Jornada do Cliente na Advocacia e como usá-la a seu favor

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A jornada no cliente na advocacia começa desde o momento de consideração de uma possível contratação até o processo de fidelização. O domínio deste conceito contribui para o aumento da carteira de clientes, além de permitir uma atuação mais focada dentro do escritório.

E foi pelo potencial dessa ferramenta de gerar bons resultados que trouxemos um conteúdo aprofundado sobre o tema para você!

Afinal, se você sabe quem é o seu público de interesse, quais são as demandas jurídicas que ele tem e como ele chega até você, fica mais fácil conquistar mais clientes e mais indicações. Quer saber como isso funciona na prática? Confira este conteúdo até o final. 😉

Conceito de Jornada do Cliente na Advocacia

Indo direto ao ponto, a jornada do cliente na advocacia é a caminhada dos seus clientes durante toda a prestação de serviço. Ela vai desde o momento em que o cliente descobre que vai precisar de um advogado até a finalização do caso ou processo para o qual o seu escritório foi contratado.

Conhecer bem essa jornada é uma ferramenta podera para saber onde estão os seus clientes, quais são as principais necessidades que eles têm e quais estratégias de aquisição e marketing jurídico valem realmente a pena investir para o seu tipo de escritório. Entender esse caminho também é importante para o processo de fidelização de clientes que já contrataram os seus serviços antes.

Com esse entendimento, fica mais fácil enxergar os pontos de melhoria para oferecer um atendimento ainda melhor em todas as etapas do contato com os clientes. De modo geral, podemos dizer que a jornada do cliente na advocacia se divide em três etapas principais: aprendizado e descoberta, consideração e contratação e, por fim, a fidelização.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das etapas da jornada do cliente. 🙂

Aprendizado e descoberta

A primeira etapa da jornada do cliente é a atração. Nela, a pessoa ainda não tem certeza se vai precisar contratar um advogado. Geralmente, ela está buscando apenas entender melhor o seu problema e suas possíveis consequências.

Neste momento, cabe ao advogado se fazer presente com eficiência para o futuro cliente, solucionar as dúvidas e se diferenciar da concorrência.

Para que a pessoa interessada encontre o seu escritório, vale a pena considerar o investimento em marketing jurídico de conteúdo e/ou em uma boa gestão de redes sociais. Afinal, o que você faz quando tem uma dúvida? Provavelmente pesquisa no Google, certo?

Hoje em dia, esse é o comportamento padrão para a maioria das pessoas. E se você está entre os primeiros resultados que aparecem para aquela busca, a chance de se consolidar como uma referência para a solução daquele problema do cliente é bem maior.

Consideração

A segunda fase da jornada do cliente é a tomada de decisão. Aqui, o cliente já sabe o que precisa fazer para solucionar o seu problema e tem consciência de que contratar um escritório de advocacia é a melhor opção. Mas mesmo que você tenha sanado a dúvida dele na etapa anterior, isso não dá certeza de que ele vai, de fato, contratar os seus serviços.

Por isso, é preciso demonstrar o valor do seu trabalho de forma clara, evidenciar seus diferenciais e mostrar como você é capaz de solucionar o problema dele de maneira inovadora.

Além disso, todos no escritório precisam estar alinhados sobre os detalhes do primeiro atendimento e conhecer os pormenores aquela demanda desde o início do trabalho. Assim, você evita qualquer desgaste com o cliente e com a sua equipe antes mesmo de começar a prestar o serviço. 😉

Contratação e fidelização

Na fase final da jornada, o cliente já conhece o valor do seu escritório. Aqui, existem duas etapas: a contratação e o pós-venda.

Na primeira, o cliente já sabe que precisa contratar o escritório, mas muitos fatores do cotidiano podem interferir. Seja por falta de tempo ou outras prioridades, muita gente acaba adiando a contratação de um profissional. Quantas vezes alguém procurou os seus serviços para esclarecer uma dúvida e nunca mais apareceu?

Por isso, nessa fase o advogado precisa oferecer facilidade ao cliente, para que ele possa contratar os serviços do escritório sem precisar de muitos encontros presenciais ou burocracia.

Hoje em dia, a tecnologia pode ser ótima uma aliada nesse sentido, com a possibilidade de digitalização de documentos e o uso de modelos de documentos jurídicos para produzir contratos rapidamente, por exemplo.

Além disso, outras tecnologias que já fazem parte do dia a dia do seu cliente podem ser decisivas para a aquisição. O que acha, por exemplo, de oferecer consultas rápidas via Whatsapp ou videoconferências, por exemplo? Isso pode ser um grande diferencial! 😉

Depois que o cliente contratou o seu serviço, chega a parte que muitos advogados acabam não dando tanta atenção: a fidelização. Essa etapa engloba todo o atendimento ao cliente durante o serviço e também o pós-venda.

Um cliente satisfeito e sempre em contato com a marca do seu escritório vai se lembrar de você quando tiver uma nova demanda ou então quando alguém pedir uma indicação. E em mercados competitivos como a advocacia, contar com o apoio dos clientes nessa divulgação “boca a boca” é essencial.

Por isso, é parte do trabalho do advogado encantar seus clientes com um atendimento de qualidade, organizado e profissional.

Uma dica importante é manter contato com os clientes mesmo depois de finalizado o serviço, seja pelo bom uso das redes sociais ou com e-mails de follow up. Existem até advogados que registram na agenda as datas de aniversário dos clientes, para parabenizá-los e manter um relacionamento constante!

Independente da forma que você optar por fazer esses contatos, o importante é continuar lembrando seu cliente dos diferenciais do seu escritório e que ele pode procurá-lo no futuro!

Vamos colocar a mão na massa?

Compreender a jornada do cliente na advocacia é fundamental para quem quer evoluir na carreira e crescer seu negócio. Agora, cabe a você mapear em qual fase desse caminho seus clientes estão para tentar estabelecer um diálogo condizente e definir qual será a melhor estratégia para atraí-los, convertê-los ou fidelizá-los.

Além disso, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre estratégias de marketing jurídico e captação de clientes! 😉

A propósito, se você quer ficar expert nesse assunto, se inscreva no portal O Futuro da Advocacia! Lá você tem acesso a várias trilhas temáticas com emails, vídeos e artigos gratuitos! 😉

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Você já conhecia a jornada do cliente na advocacia? Conte para a gente nos comentários como você faz para se diferenciar da concorrência e encantar seus clientes!

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