home office para advogados

Como se adaptar ao home office para advogados

Comentar
Recomendar

O trabalho remoto é uma tendência no mercado de trabalho e isso não é nenhuma novidade. No entanto, o home office para advogados ainda está sendo testado. Muitos escritórios adotam a modalidade para conquistar o aumento da produtividade, diminuir custos, além de obter melhoria na qualidade de vida.

Essa é uma conquista. Afinal, para adaptar a rotina ao dia a dia de casa é preciso que o escritório conte com uma sólida cultura organizacional. Além disso, é essencial que o advogado em home office saiba usar as ferramentas e estratégias certas.

Ao contrário do que muita gente pensa, home office não equivale a simplesmente transferir o escritório para casa. Nesse modelo de trabalho, o objetivo é estabelecer uma rotina mais prática visando o aumento da qualidade de vida. Para que isso ocorra, no entanto, a divisão entre casa e trabalho dentro do mesmo espaço deve existir, caso contrário, todos os benefícios do home office acabam se transformando em grandes desvantagens.

A flexibilidade é um privilégio que deve ser utilizado com sabedoria. Sabendo disso, fica simples desfrutar e aproveitar ao máximo a advocacia home office.

Para saber sobre as melhores práticas, estratégias e ferramentas para o teletrabalho, preparamos esse conteúdo exclusivo. Confira! 🙂

Home office para advogados: como adaptar a casa?

Casa é um espaço de relaxamento e descanso, ideias que costumam ser opostas à lógica do trabalho. Por isso, quando se fala em home office para advogados, uma das primeiras medidas é adaptar o espaço da casa para o trabalho, criando locais adequados para o descanso e para o seu negócio. Para isso, criar divisões e usar mobílias apropriadas é fundamental. Trabalhar sentado na cama é um ótimo exemplo do que não fazer.

Defina seu espaço de trabalho

No processo de adaptação do home office para advogados, o primeiro passo é justamente definir qual será o seu espaço de trabalho. Muitas vezes, uma simples mesa e uma cadeira confortável são o que você precisa para desenvolver as suas atividades.

Obviamente, um cômodo em separado permite o isolamento e facilita a concentração. Porém, mesmo morando em um espaço pequeno, é possível fazer adaptações e conquistar um rotina de trabalho saudável em casa. Ter um cantinho definido, no entanto, é essencial. Isso porque o nosso cérebro precisa de certos gatilhos para produzir de maneira saudável. Trabalhar da cama ou de espaços destinados ao descanso acabam confundindo a rotina e o cérebro. 

Advogados trabalham com questões sensíveis para a vida de seus clientes e, por isso, lidam com grandes responsabilidades. Logo, em home office, o advogado deve estabelecer bem seu espaço de trabalho para que essas responsabilidades não acabem dominado completamente sua rotina.

Invista em equipamentos adequados

Equipamentos adequados não são apenas um detalhe. Ter um computador que demora muito para ligar e que trava muito, por exemplo, pode ser um convite à procrastinação, ainda mais quando se está em casa.

Investir em bons equipamentos eletrônicos, acessórios como um fone de ouvido com cancelamento de barulho e uma boa internet é fundamental para ter uma rotina saudável no home office para advogados. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando se trata de aproveitar melhor o tempo, além de garantir a produtividade.

Aposte na ergonomia no home office para advogados

Vida de escritório pode causar uma série de dores e problemas pelo corpo. Na advocacia home office isso não é diferente. Por isso, quem trabalha em casa também precisa contar com uma cadeira adequada, uma mesa com altura própria e instrumentos que facilitem a boa postura. Caso contrário, dores nas costas e joelhos podem se transformar em um problema.

Hoje, além de móveis específicos para escritórios, existem recursos que permitem melhorar a postura de quem trabalha em casa. Suporte de tela, apoio para os pés, entre outros objetos que podem e devem ser utilizados pelo profissional conforme sua necessidade.

Tenha controle sobre os gastos

Por fim, além de adaptar o espaço físico, o profissional deve pensar também na separação dos gastos. Ter uma conta separada de internet e celular, por exemplo, é uma ótima maneira de não confundir os gastos pessoais com os gastos profissionais.

Contas como a de eletricidade não há como dividir. Porém, é preciso calcular as horas de trabalho e fazer uma proporção entre os custos com energia elétrica, assim é possível saber quanto está sendo gasto para o trabalho. 

Confundir as contas pessoais com as contas do escritório é uma prática que gera inúmeros problemas para a gestão financeira. Logo, ter esse tipo de cuidado é fundamental. Nesse ponto, a emissão de boletos pode ser uma ótima ferramenta para evitar a inadimplência também.

Software Juridico Astrea
Estabeleça uma rotina organizada do início ao fim sem comprometer o orçamento conhecer o plano light

Como estabelecer uma rotina no home office para advogados?

Além de adaptar o espaço, estabelecer uma rotina é essencial para manter a produtividade e aproveitar ao máximo a advocacia home office. Uma das principais vantagens da modalidade, como já dissemos, é a flexibilidade. Porém, quando não se tem uma rotina bem estabelecida, as prioridades ficam confusas e acabam prejudicando o rendimento e a performance do advogado.

Estabelecer uma rotina é essencial para cumprir a agenda e desfrutar da comodidade de se trabalhar em casa.

Vista-se para o trabalho

Esqueça a ideia de que trabalhar de pijama é um bom negócio. Embora muitas vezes seja tentador, não se vestir para trabalhar pode levar à baixa produtividade

Trocar de roupa para o home office é um ritual importante, pois contribui para a motivação.. O cérebro precisa entender qual é o momento de ligar o modo trabalho e quando é hora de desligá-lo. As roupas, sem dúvida, contribuem para isso.

Tenha um horário pré-definido

No livro “O Poder do Hábito”, Charles Duhigg fala da importância de se criar hábitos. Segundo o autor, os hábitos nada mais são do que mecanismos de sobrevivência criados pelo cérebro, com o objetivo de poupar energia no processo de tomada de decisões. Para produzir com qualidade e conquistar resultados, contar com bons hábitos é essencial.

Na advocacia, uma forma de estabelecer hábitos é por meio da rotina. E a rotina, por sua vez, deve ser criada adotando horários estabelecidos para o trabalho. Advogados que não separam a agenda tendem a ser consumidos pelo dia a dia do escritório, o que prejudica não apenas a vida profissional, como também a vida pessoal.

Estabelecer um horário para começar e um horário para terminar o dia a dia de trabalho é ainda mais importante no home office para advogados. É essencial para manter o equilíbrio e a qualidade de vida. 

Crie rituais e descubra seus gatilhos

Por fim, começar é o mais difícil. Como a casa é, naturalmente, um espaço de descanso, sair da zona de conforto pode ser um desafio em determinados dias. Criar rituais que ativem o módulo trabalho, bem como descobrir quais são seus gatilhos para começar são boas dicas. 

Mel Robbins, autora do livro “O poder dos cinco segundos”, afirma que uma contagem regressiva de 5 a 1 é uma grande estratégia para driblar a procrastinação e ativar o módulo de ação. Segundo ela, que também foi advogada, esse recurso promove a ativação de certas partes do cérebro que evitam o pensamento e o adiamento da ação. Para quem trabalha no home office, é algo a se testar.   

Como se manter produtivo no home office para advogados?

A produtividade tornou-se um diferencial competitivo advocacia. Diante de um mercado tão competitivo, manter a alta performance é extremamente importante, especialmente para quem quer conquistar seu espaço. Ao levar o escritório para casa, o advogado não deve descuidar da produtividade. E como o ambiente interfere diretamente na eficiência profissional, vale a pena investir em recursos que promovam um maior rendimento.

Teste aplicativos e playlists para aprimorar o foco

O ambiente de casa é cheio de distrações e, para quem quer manter a alta performance, eliminá-las é uma boa dica. Utilizar playlists específicas ou mesmo recursos como o “barulho branco” podem beneficiar o foco no home office. Usar aplicativos para administração do tempo também são boas formas de garantir a produtividade.

Conheça aplicativos para advogados aumentarem a produtividade no blog da Aurum.

Meça seu desempenho

É difícil manter a produtividade se não há controle daquilo que se faz diariamente. Medir as atividades e o tempo gasto para executá-las é essencial para que o advogado se organize melhor e não deixe que as distrações o atrapalhem. Com a ajuda de um software jurídico, o advogado tem uma boa ferramenta para registrar suas atividades e controlar sua produtividade.

Invista em um bom software jurídico

Um bom software jurídico é uma das principais ferramentas para profissionais que querem investir na advocacia home office. Isso porque além de beneficiar a produtividade, o recurso é capaz de criar toda a gestão digital necessária para a execução de serviços jurídicos

Recorrendo a uma ferramenta completa como o Astrea, o advogado consegue trazer o escritório para casa sem a necessidade de ficar transitando com documentos e papéis necessários ao seu trabalho.

Software Juridico Astrea
Profissionalize a gestão remota do seu escritório do início ao fim com o Astrea conhecer o plano light

Como gerenciar seu time de advogados à distância

O gerenciamento de pessoas é um desafio natural e fazê-lo a distância pode ser desafiador. O segredo para manter uma equipe engajada, produtiva e alinhada está na comunicação. Contar com os recursos certos em trabalho remoto faz toda diferença.

Aposte nos encontros online

Encontros online são essenciais para manter uma equipe engajada e até motivada. Realizar vídeo conferências com o objetivo de alinhar as atividades e trocar experiências é uma ótima maneira de manter a equipe trabalhando com qualidade e alta performance.

Tenha o controle das tarefas

Oferecer autonomia aos membros do time e simultaneamente ter um sistema de gestão de tarefas é o segredo de muitos escritórios que apostam no teletrabalho e na advocacia home office. Controlar as tarefas, sem retirar a autonomia dos membros, é uma forma de alinhar a execução dos serviços e simultaneamente garantir uma gestão de pessoas eficiente.

Home office para advogados: como atender clientes?

O atendimento se transformou em uma questão central para muitos escritórios. Afinal, um bom atendimento é a chave para fidelizar clientes e aumentar a cartela. Na advocacia home office, o atendimento também merece atenção e a maneira como realizá-lo também.

Seja profissional

Mesmo trabalhando de casa, o advogado deve passar uma imagem profissional. Em uma videoconferência, por exemplo, além de se vestir adequadamente, você deve se preocupar com o cenário. Não é necessário reproduzir o ambiente do escritório, muitas vezes uma simples parede branca é o necessário para passar uma boa imagem ao cliente.

Cuidado com barulhos e interrupções

Boa parte das pessoas não vivem sozinhas. Neste caso, é fundamental estabelecer uma boa comunicação com os demais membros da família para evitar interrupções, barulhos e outros problemas que podem prejudicar a comunicação com o cliente e até a postura profissional.

Utilize aplicativos de videoconferência

Além de tomar notas durante a reunião, o advogado pode utilizar aplicativos de videoconferência com gravação simultânea. Eles ajudam a registrar momentos importantes da conversa com o cliente que podem servir para o trabalho futuro. Serviços como o Zoom ou Google Meetings podem ser muito úteis. 

Em paz no home office

O home office para advogados, sem dúvida, representa muitos benefícios para o mercado jurídico. No entanto, para se valer das vantagens, o advogado deve se preparar e criar uma estrutura mínima. Com este conteúdo, procuramos mostrar que é sim possível ter mais qualidade de vida no home office, desde que a estrutura, as ferramentas e até o mindset do advogado sejam adequados.

Juntar a casa e o trabalho pode ser o segredo do sucesso de muitos advogados, mas também a razão do fracasso quando não é feito de forma correta.

Se você quiser conferir mais sobre a rotina de advogados, indicamos os seguintes conteúdos:

Você pretende adotar o home office para advogados no seu escritório? Compartilhe com a gente suas dúvidas sobre esse modelo de trabalho. 

Estabeleça
uma rotina organizada e produtiva de verdade!

O melhor software jurídico do mercado, agora gratuito.

Conheça o plano Light
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui