Google Adwords para advogados

Quais as vantagens do Google Adwords para advogados?

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Se você está procurando uma ferramenta digital para divulgar seu escritório com o melhor custo benefício, veio ao conteúdo certo! Aqui, você vai entender como o Google Adwords para advogados pode te ajudar a melhorar a prospecção de clientes, de acordo com as regras do Código de Ética da OAB.

Apesar de ser uma ferramenta com inúmeras estratégias e que oferece alto retorno para o cliente, é necessário estar sempre atento com relação ao que a OAB considera como “legal” no marketing jurídico para que suas campanhas sejam um sucesso.

O que é o Google Adwords?

Para entender o assunto por completo, é interessante partirmos do início. O Google Ads, ou Google Adwords, é a ferramenta do Google para veiculação de anúncios pagos no meio digital.

O grande diferencial desta plataforma é a possibilidade de realizar um segmentação detalhada dos tipos de clientes que você quer alcançar. É possível fragmentar o público: geograficamente, demograficamente, por interesses, por dispositivos que utilizam e até mesmo por contexto em que estão inseridos.

Ou seja, é possível direcionar suas campanhas para uma prospecção assertiva. Cortando gastos desnecessários com o público que não é de seu interesse.

Para conseguir um retorno positivo com o Google Adwords para advogados, é necessário uma produção de conteúdo jurídico consistente. Isso se dá através de palavras-chave, backlinks ou links externos ou a retenção do usuário na sua página por tempo determinado, por exemplo.

É comum que aconteçam alguns erros ao criar campanhas no Google Ads. Por isso, fique atento aos detalhes para garantir os benefícios da ferramenta a favor do seu negócio jurídico.

Uso de Palavras Chave

Quanto ao uso das palavras-chave, a ressalva é grande. Isso porque muitas palavras devem ser usadas com cuidado para que não sejam penalizadas pelo CED (Código de Ética Disciplinar).

É fundamental evitar termos como “o melhor advogado da região” ou “com a gente o sucesso é garantido”. O ideal é ser sempre direto e objetivo para ter sucesso com o Google Ads para advogados.

Veja o que o CED diz a respeito:

(…) A publicidade na internet deve conter informações objetivas apresentadas com discrição e moderação. Pode o advogado divulgar em links patrocinados na Internet seu nome, ou da sociedade de advogados a qual pertença, endereço, telefones e áreas de atuação, dentre outras informações objetivas que entenda pertinentes. É vedada a utilização de expressões imprecisas ou exageradas, ou que extrapolem a modicidade e o caráter informativo com o intuito de chamar a atenção do usuário para seu website. Inteligência do Provimento 94/2000 e do artigo 31 do Código de Ética e Disciplina.”

Restrições da OAB quanto ao marketing jurídico

Assim como nas demais áreas de atuação do mercado, é necessário ter cautela na hora de produzir e divulgar campanhas e ações de marketing para empresas ou produtos. Mas, no caso do marketing digital para advogados, essas restrições são mais severas.

Um exemplo dessa diferença entre os mercados é que no marketing jurídico, é proibido usar a publicidade para benefício próprio, do escritório e do cliente. Ou até mesmo divulgar campanhas com interesses de mercantilização.

Além dos pontos já citados, algumas das restrições a serem observadas antes de utilizar o Google Adwords para advogados são:

  • Divulgar dados de contatos fora do cunho jurídico;
  • Fazer postagens digitais que não tenham caráter jurídico;
  • Realizar campanhas que tenham como foco a comercialização de serviços;
  • Utilizar cores extravagantes em anúncios, sejam eles impressos ou digitais;
  • É proibido utilizar imagens de locais como Foro ou demais que não possuam caráter jurídico.

Vale lembrar que, apesar do rigor quanto às proibições, ainda existem muitas estratégias consideradas legais. Elas podem ser exploradas visando uma maior visibilidade e um maior números de possíveis clientes qualificados para seu negócio.

Dentre elas, nós podemos citar:

  • Publicizar o número de inscrição da OAB, o nome dos advogados associados e também do escritório;
  • Produzir conteúdos para meios digitais que possuam um caráter informativo e que apareçam em portais jurídicos;
  • Possuir um site ou blog para divulgar especialidades, endereços e formas de contato ou conteúdos informativos;
  • Divulgar ideias e conceitos com o objetivo de melhorar o ranqueamento dos sites de advocacia no Google.

5 vantagens de se utilizar o Google Adwords para advogados

1 – Segmentar suas Campanhas de AdWords

Como foi dito anteriormente, o Google Adwords para advogados oferece várias opções de segmentação de público. Por meio dele é possível direcionar suas ações e campanhas, buscando um custo menor para um retorno mais satisfatório.

Dessa maneira, você consegue ir direto ao público de seu interesse, oferecendo conteúdo e informações de qualidade. Assim, o usuário irá se tornar um prospect e consequentemente se tornar um lead qualificado para seu escritório.

2 – Links externos

A utilização de links externos é uma ferramenta muito forte para que você consiga agregar mais valor para seu site ou blog. Os links servem para complementar informações que, apesar de relevantes, excedem o espaço destinado ao post.

3 – Prospecção de leads qualificados

Um dos principais focos de quem utiliza o Google Ads para advogados e com foco em crescimento de escritórios nos meios digitais é a atração de prospects, que podem vir a se tornar leads.

Os leads são os usuários que já possuem um conhecimento e interesse no que você oferece, seja ele um produto ou serviço. Desse modo, um lead qualificado é o mais próximo que você vai ter do seu cliente.

Com todas as estratégias e opções de segmentação que o Google Adwords para advogados oferece, é possível atrair, com maior precisão, os usuários que você acredita serem os ideais para consumir seu conteúdo ou até mesmo serem futuros clientes.

Pensando nesse fluxo completo, a equipe da Aurum elaborou um guia completo para você atrair novos clientes e manter um atendimento de excelência. Tudo isso contando com um software jurídico a seu favor. Basta clicar aqui para ter mais informações.

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4 – CTA

O CTA ou Call To Action (Chamada para Ação) é a maneira mais discreta de encaminhar o usuário para uma ação. Seja ela a compra, ou simplesmente a leitura de um outro conteúdo informativo.

A chamada para ação é a melhor maneira de mensurar a eficiência do seu conteúdo ou de verificar o grau de interação entre o seu usuário e o que você está oferecendo.

5 – Avalie o ROI da sua empresa

O ROI ou Return Over Investment (Retorno Sobre Investimento) é o modo mais simples e direto que você tem para avaliar se o seu investimento em anúncios. Por meio desse cálculo, é possível mensurar o retorno de suas campanhas, monetariamente falando.

ROI = Receita – Custo/Custo

Com o resultado dessa conta, você acompanha quanto foi ganho ou então quanto foi perdido. Assim, será possível mudar as estratégias visando um retorno melhor.

Conclusão

Agora que você já conhece algumas vantagens de se utilizar o Google Adwords para advogados, já deve ter notado que essa pode ser uma ótima estratégia de impulsionamento do seu negócio.

Para contribuir ainda mais para o seu conhecimento sobre o assunto, indicamos esses artigos:

  1. Dicas para atrair clientes com seu marketing jurídico de conteúdo
  2. Marketing jurídico nas redes sociais: 5 comportamentos para evitar
  3. 3 passos essenciais para o diferencial competitivo na advocacia

Se você gostou do nosso conteúdo, comente aqui, deixe sua opnião e até mesmo algumas dicas para nossos próximos conteúdos! 😉

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