O que é e-mail marketing para advogados

Confira o que é o e-mail marketing para advogados e como aplicar

Comentar
Recomendar

O e-mail marketing para advogados é uma estratégia que tem como objetivo nutrir a base de clientes do escritório de advocacia com disparos de e-mails com conteúdos e notícias.

Já pensou em poder compartilhar os seus conteúdos e serviços para sua cartela de clientes de uma forma automatizada? Fazer com que eles estejam sempre por dentro das novidades sem que você tenha que fazer um grande esforço manual?

Bom, a verdade é que isso é simples e muito usado em todas as áreas do mercado. É o famoso e-mail marketing! 🙂 

Para ajudar você, vamos apresentar o que é o e-mail marketing, como fazer para escritórios de advocacia, apresentar as estratégias e dar dicas de como colocar em prática tendo em vista os possíveis retornos.

Para facilitar a leitura, você pode navegar pelo conteúdo clicando nos tópicos abaixo:

  1. O que é e-mail marketing para advogados?
  2. Como funciona o e-mail marketing para advogados
  3. Boas práticas de e-mail marketing na advocacia
  4. Vantagens das estratégias de e-mail marketing para advogados
    4.1. Baixo custo de investimento
    4.2. Coleta de informações
    4.3. Segmentação de conteúdos
    4.4. Aumento de receita
    4.5. Praticidade
  5. Conclusão
  6. Mais conhecimento para você

O que é e-mail marketing para advogados? 

Para introduzir esse novo assunto, vamos começar pela estratégia de uma maneira geral, explicando o que é e como funciona. Depois, vamos segmentar e aprofundar sobre as aplicações em escritórios de advocacia e no âmbito jurídico como um todo.

Em resumo, o e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que tem como base o disparo de e-mails com notícias, artigos ou ebooks, para um público segmentado. 

Pensando na aplicação na advocacia, essa segmentação pode ser feita através de uma base de clientes que o seu escritório já possui ou tem interesse em seus serviços. Seja através de formulário, inscrições ou fichas cadastrais.

Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que essa estratégia é agressiva, por ser diretamente associada aos e-mails que recebemos indesejadamente e que muitas vezes vão diretamente para a caixa de spam.

Acontece que, com o avanço do marketing jurídico digital, ela se tornou uma das maneiras mais práticas e eficazes de nutrir os seus clientes e prospects com informações relevantes.

Uma prova da eficácia do e-mail marketing para advogados é que mais de 90% das pessoas adultas possuem e-mail e muitas usam ativamente a ferramenta. Ou seja, as chances de receberem os seus conteúdos é muito alta.

Quando você cria conteúdos interessantes, os clientes vão se tornando fiéis por perceberem que você tem interesse em oferecer mais que um serviço, mas também informações para seu crescimento.

E para quem pensa que essa pode ser uma estratégia muito evasiva, vale lembrar que toda lista de contatos criada precisa ter uma opção para a pessoa escolher se quer continuar recebendo as mensagens ou não. Dessa forma, ela se sente mais à vontade para aproveitar os conteúdos.

Software jurídico Astrea
Conheça a solução para controlar as atividades do seu escritório com tranquilidade com o melhor software jurídico! Experimente gratuitamente

Como funciona o e-mail marketing para advogados

Para que fique mais claro, podemos comparar o e-mail marketing com uma lista de transmissão do WhatsApp, guardadas as proporções. A ideia é possuir uma lista segmentada que deseja receber conteúdos específicos.

Se você tem clientes mais jovens e mais ativos no meio online, pode encaminhar artigos inovadores e novidades sobre o mercado jurídico, pois é uma área que pode ser do interesse da maioria.

Caso tenha uma clientela de faixa etária mais elevada, encaminhar e-books e notícias podem ser um bom caminho para nutrir esses leads. E claro, fazer com que eles percebam o seu interesse em não só vender o seu serviço, mas em criar um bom relacionamento.

Vale também se atentar aos serviços solicitados por cada cliente. Por exemplo, se um cliente solicita por uma consultoria empresarial, vale colocá-lo por dentro das informações do mercado jurídico empresarial e assim respectivamente.

Um detalhe é que quando falamos de uma estratégia de marketing jurídico, seja ele digital ou não, é fundamental se atentar às regras vigentes no Código de Ética da OAB para não sofrer punições pelas ações de publicidade.

Sendo assim, vamos citar algumas etapas fundamentais para iniciar sua estratégia e para que seja possível ter um bom retorno com o e-mail marketing na advocacia.

1. Crie uma lista de contatos 

O primeiro passo é criar essa base de contatos autorizados, ou seja, pessoas que tenham interesse em receber os e-mails e que tenham passado as informações pessoais previamente.

Atenção! Muitas pessoas pensam que pode ser mais fácil comprar uma lista online, mas dessa maneira você não terá uma persona definida e consequentemente não atingirá o público que deseja.

2. Escolha uma plataforma de qualidade

Como já citamos anteriormente, uma grande vantagem dessa ferramenta é automatizar os envios. Assim, o esforço seria criar o conteúdo e selecionar a lista correta para que os leads recebam os conteúdos.

Para isso, existem diversas plataformas de confiança e com preço acessível, principalmente se for colocar na ponta do lápis o custo-benefício desse investimento.

3. Determine os conteúdos que serão enviados

É muito importante fazer um planejamento inicial e ter em mente os conteúdos que irá utilizar e para quais listas cada um será direcionado. Por isso, produza ou adquira os conteúdos com antecedência para não correr o risco de quebrar o cronograma.

Se você não tem tempo para produzir, é interessante uma pessoa redatora ou freelancer nesta área, pois a qualidade dos conteúdos é um diferencial na hora de atrair a atenção dos leitores.

4. Ter constância nas publicações

Uma questão fundamental para manter uma boa relação com os clientes é ter frequência nas publicações. Independentemente se será no Instagram, Facebook ou até mesmo no blog do escritório, é interessante trabalhar com periodicidade.

Seja semanal ou quinzenal, você precisa se organizar e, se possível, criar um cronograma, pois os seus contatos já estarão aguardando os seus conteúdos. Isso, no fim, ajuda ainda mais a fidelizar os clientes.

Essas são algumas dicas básicas para iniciar sua campanha de e-mail marketing na advocacia, mas ao longo do texto vamos trazer exemplos práticos e estratégias fundamentais para conseguir bons retornos e fazer o investimento valer a pena.

Boas práticas de e-mail marketing na advocacia

Agora que você já entendeu o que é o e-mail marketing e como dar início a uma estratégia eficiente, vamos listar algumas práticas que podem trazer um ótimo retorno para o seu escritório de advocacia.

Trabalhe conteúdos diretos

Por mais que você tenha certeza do interesse dos seus contatos sobre os assuntos que irá tratar, eles não estão interessados em gastar muito tempo com a leitura. Isso porque não buscaram pelo conteúdo, o conteúdo é que chegou até eles através da caixa de entrada.

Sendo assim, seja direto e trabalhe conceitos claros que não sejam difíceis de entender. Faça sempre uma revisão e retire todo tipo de excesso que possa dificultar a leitura do conteúdo.

Se atente às regras da OAB

Em outros mercados, essa estratégia é muito utilizada para realizar vendas e oferecer produtos e promoções de uma maneira geral, o que gera um retorno muito alto. Mas no e-mail marketing para advogados, nós devemos nos privar dessa mercantilização.

Evite oferecer serviços ou indicar outros advogados, trabalhe conteúdos sérios e sempre com um cunho puramente informativo, seja através de uma notícia, artigo ou até mesmo storytelling.

Crie uma identidade visual

Se esforce sempre para que seus conteúdos tenham uma identidade visual que faça referência ao seu escritório. Seja com imagens personalizadas ou mesmo com o seu papel timbrado, é muito importante fazer com que os clientes se lembrem de você só de bater olho em sua identidade.

Utilize um e-mail profissional

Como ainda existe uma relação direta entre e-mail marketing e spam, utilizar um e-mail profissional pode ser uma boa opção para se diferenciar. 

Um exemplo é o nosso: marketing@juridigital.com.br. Assim, as pessoas vão associar o e-mail diretamente ao seu escritório e a recepção será mais natural.

Trabalhe com CTA’s

Call to Action (CTA) ou Chamada para Ação, é uma maneira de levar o usuário até outra página ou site. Seja através de links ao longo do texto ou um botão no fim do corpo do e-mail, adicionar um CTA pode ser uma ótima maneira de levar o cliente até outro conteúdo relevante.

Ofereça meio de contato

Por mais que não seja possível oferecer serviços, sempre deixe um contato como telefone, site ou até mesmo redes sociais. Dessa forma, o usuário sempre terá um gatilho para entrar em contato, caso necessário.

Vantagens das estratégias de e-mail marketing para advogados

Depois de ver mais sobre o e-mail marketing para advogados, como funciona e ainda algumas dicas para colocar a estratégia em prática, vamos apresentar as principais vantagens da estratégia.

Listamos alguns pontos que consideramos como os mais relevantes e mostram que o retorno desse investimento pode ser bem mais interessante do que parece:

Baixo custo de investimento

Ao contrário de outras estratégias de marketing jurídico, o e-mail marketing não exige um investimento em manutenção de suas campanhas. Um montante inicial é investido em uma plataforma especializada (que pode ser até gratuita), e a partir disso você terá um determinado número de envios para fazer.

Coleta de informações

Através do disparo de e-mails, é possível oferecer conteúdos ou e-books e em troca você pode solicitar alguns dados pessoais e até mesmo entender um pouco sobre o comportamento de seu contato. Assim, você pode até prever ações futuras.

Segmentação de conteúdos

Como já citamos anteriormente, uma das vantagens dessa ferramenta é o alto poder de segmentação que ela oferece. Com isso, é muito mais fácil entregar o conteúdo correto para o cliente, o que demonstra que você o conhece e sabe o que ele gostaria de ver.

Aumento de receita

Por mais que não seja permitido realizar vendas e fechar contratos através do e-mail marketing, ao fidelizar o usuário você pode ”garantir” que ele irá te procurar caso tenha alguma necessidade futuramente, o que ajuda no faturamento do escritório.

Praticidade

Após contratar o serviço e criar suas listas segmentadas, a parte mais simples é realizar os disparos dos e-mails. Dessa maneira você atinge uma grande quantidade de pessoas sem precisar gastar tempo ou muito esforço.

Conclusão

Independente do baixo custo de investimento ou o poder de fidelização, é inegável dizer que essa é uma estratégia de marketing que se encaixa perfeitamente dentro de um escritório de advocacia.

Principalmente se pensarmos que um dos objetivos do e-mail marketing para advogados é nutrir os leads com conteúdos e informações relevantes. Isso é muito importante em um mercado onde as ações de marketing são tão limitadas.

Desse modo, podemos dizer que esse pode ser um diferencial para o seu escritório de advocacia se os conteúdos forem de qualidade, as listas de contatos bem segmentadas e os disparos recorrentes. Ou seja, de uma maneira geral, se a estratégia foi traçada com cautela e muito empenho.

Confira mais conteúdos no blog da Aurum

Se você gostou desse conteúdo, indicamos esses também relacionados ao tema:

Newsletter da Aurum

Sabia que é possível receber esses e outros conteúdos diretamente na sua caixa de entrada? Assinando a newsletter da Aurum, você garante uma curadoria com os melhores materiais sobre direito e advocacia em seu e-mail. É só clicar no botão abaixo!

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

E aí, você já conhecia essa estratégia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Vamos adorar responder 🙂

Finalmente
chegou a hora de crescer sua advocacia!

Com o Astrea você automatiza sua rotina jurídica e ganha tempo para colocar planos em prática

Comece grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui