Reduzir os custos de TI do seu escritório de advocacia

Como reduzir os custos de TI do seu escritório de advocacia

reduzir os custos do escritório de advocacia

Em momentos de crise, como o que estamos vivendo nesse ano de 2015, qualquer custo extra ou excessivo deve ser analisado calmamente, pois, possivelmente, parte deles pode ser eliminado e/ou reduzido.

Muitos escritórios de advocacia contam com equipamentos de TI robustos ou até mesmo com uma equipe composta por muitos colaboradores que são designados para funções específicas. Isso, somado a diversos outros fatores, pode gerar custos excessivos para o escritório, que podem ser reduzidos e otimizados.

Para nosso artigo de hoje, preparamos algumas dicas sobre como o seu escritório de advocacia pode reduzir os custos de TI.

Aumentar a disponibilidade

Sofrer com paradas constates no sistema e que atrapalham as operações do escritório, pode representar um grande prejuízo. Indisponibilidades, além de travarem o fluxo de atividades, geram impactos financeiros, pois ao ficar com sistemas e aplicações fora do ar por muito tempo, processos podem ficar estacionados. Além disso, atendimentos a novos clientes podem deixar de acontecer, o que faz com que o escritório perca sua credibilidade e perca novos contatos.

O ideal é que o escritório conte com plataformas e aplicações que garantam o maior índice de disponibilidade possível ou contar com fornecedores que possam assegurar essa disponibilidade, além de um atendimento completo em caso de paradas ou falhas, para que se mantenha a continuidade de negócios.

Terceirizar parcial ou integralmente o setor de TI

Ter uma equipe interna de TI pode ser muito burocrático e oneroso para o escritório, ainda mais se cada parte da equipe for responsável por atividades específicas. Em situações como essa, o ideal é terceirizar parte ou totalmente o setor de TI.

Uma estratégia como essa repassa a responsabilidade pela infraestrutura, pelas aplicações e pela manutenção dos servidores e sistemas para as mãos de uma empresa especializada nessa atividade, algo que, além de reduzir os custos com colaboradores, também diminui a sobrecarga de trabalho e o impacto dentro do escritório. Ao contar com uma empresa terceirizada para cuidar do seu setor de TI, o escritório elimina todos os transtornos relacionados com o setor interno.

Equipamentos atualizados

Equipamentos obsoletos necessitam de constantes manutenções e atualizações para continuar atendendo todas as demandas do escritório. Tudo isso gera gastos extras e constantes.

Investir em equipamentos atualizados e novos elimina a recorrência com relação às constantes manutenções o que diminui drasticamente os gastos com esses recursos.

Migras as aplicações para a nuvem

Dentro de um escritório de advocacia a demanda de papéis pode atingir altos níveis. A quantidade de processos atendidos e o número de papéis que isso gera pode agregar custos desnecessários, como custos com impressão, com espaço para armazenagem desse montante, além dos custos com o próprio papel.

Além disso, possuir tudo em formato físico pode significar atrasos com relação às atividades diárias ou emergências do escritório. Por exemplo: um dos advogados precisa fazer uma viagem de emergência ou visitar um cliente em outra cidade. Caso ele esqueça os papéis no escritório ou caso ele não tenha acesso aos arquivos, o atendimento e a continuidade da operação fica inviabilizada, algo que gera a perda de ganhos para o escritório, que deixou de atender um cliente e, mais do que isso, passou uma imagem ruim.

Ao contar com as aplicações, arquivos e dados na nuvem, esses problemas e gastos extras são eliminados, já que não é mais necessário espaço físico para a armazenagem, visto que tudo está na nuvem. Outro ponto importante é que todos os advogados que compõem o corpo do escritório poderão ter acesso às informações que forem necessárias para suas atividades e isso de qualquer lugar e a qualquer momento, sem maiores transtornos.

Contar com um software jurídico

Reduzir ou cortar custos nem sempre é o a melhor ou a única solução para o seu escritório. Buscar maneiras de aumentar a lucratividade pode ser um outro caminho viável e um software jurídico ajuda a realizar práticas que trilham esse caminho. Através dele, a gestão do escritório pode garantir um controle centralizado de todas as informações, proporcionando uma análise completa e abrangente sobre como andam os negócios e identificar quais atividade são mais lucrativas e investir naquelas que geram maior faturamento. Além disso, possuir todos os dados em um único lugar permite um acesso fácil e rápido a todos os arquivos, algo que poupa tempo do escritório e otimiza a rotina de atividades.

Outro fator importante que precisa ser levado em conta é que ao manter uma gestão centralizada através de um software jurídico, o escritório possui visibilidade de tudo aquilo que entra e sai, contas que precisam ser pagas, prevenindo possíveis riscos de esquecimentos que geram gastos “irresponsáveis”.

Acha que um software jurídico pode ser a chave para a redução de custos do seu escritório? A Aurum Software oferece uma das melhores soluções do mercado, o software Themis que otimiza a gestão de informações e a administração de todas as áreas e equipes, melhorando o desempenho e otimizando a rotina dos escritórios de advocacia. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saia porque conta com o Themis é sua melhor escolha.

0

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado