Laine Valgas - Coaching para advogados

5 dicas de coaching para advogados de sucesso – Especial #Aurumsummit2018

Comentar
Recomendar
Metas, objetivos e um volume de informações impossível de ser assimilado são alguns motivadores para a busca de um profissional de coaching para advogados. E foi também por essas razões que escolhemos o tema “Colocando o aprendizado em prática” para finalizar a grade de palestras do Aurum Summit 2018.

Afinal, depois de um dia inteiro de exposição e imersão em conteúdos sobre inovação na advocacia, é mais do que necessário respirar fundo e traçar um plano prático para aproveitar o melhor desses aprendizados, certo?

Quem participou do evento sabe que a palestra da jornalista, apresentadora de telejornal e coach, Laine Valgas* foi muito além disso. Você já imaginou ir a um evento para advogados e terminar se emocionando e até dançando durante uma palestra? Isso aconteceu no Aurum Summit.

Enquanto brincava dizendo que “advogados também têm sentimentos”, Laine Valgas compartilhou ferramentas importantíssimas de autoconhecimento e evolução pessoal. Se você está se perguntando o que isso tem a ver com sua atuação na advocacia, não perca as dicas a seguir inspiradas nas falas da profissional! 😉

5 dicas de coaching para advogados

1. Lembre-se que, além de advogado, você é uma pessoa

Para muitos advogados, metas profissionais também são realizações pessoais. Uma promoção, o reconhecimento de parceiros e clientes, o crescimento do escritório. Todos esses acontecimentos que preenchem o seu perfil no Linkedin têm um significado íntimo para você. Afinal, o esforço e a dedicação para alcançar a excelência foram seus, certo?

Quantas conquistas você comemorou? Muitas vezes, a correria e a falta de equilíbrio entre os afazeres profissionais e pessoais acaba “engolindo” marcos importantes da sua vida. E, para quem repete ciclos intensos de muita ação e pouca reflexão, aos poucos o trabalho diário pode ir perdendo o propósito. Se em algum momento você se perguntou “o que estou fazendo aqui?”, sabe bem do que estamos falando.

Nesse sentido, Laine Valgas pontuou, muito acertadamente, que é, sim, importante desenvolver talentos, mas é preciso reconhecer também os limites. Essa é uma dica importante de coaching para advogados. Afinal, as metas são importantes, o trabalho pode ser prazeroso, mas essa é apenas uma parte da sua vida. Esquecer as outras é alimentar o desequilíbrio.

2. Autocuidado não é perda de tempo

Para cuidar bem de seus clientes e trabalhar para garantir o direito deles é preciso, primeiro, cuidar de si. E essa afirmativa não é apenas de Laine Valgas, que tem formação em Life e Professional Coach, Positive Coach, Neurocoach e Física Quântica aplicada à Performance Pessoal.

O próprio setor reconhece a importância do autocuidado para a execução de um bom trabalho. Durante sua participação no Aurum Summit, Laine lembrou que o Conselho Federal da OAB lançou, em outubro de 2018, a “Cartilha da Saúde Mental da Advocacia: o Cuidado de si como inerente à preservação dos Direitos dos Outros”.

Ela também falou que a nossa vibração mental atrai nossa saúde ou doença. Os pensamentos antecedem as nossas ações e são capazes de encorajar ou censurar boas ideias e práticas. Projetos e objetivos necessitam de injeção de energia para serem colocados em prática. Como está a sua motivação?

3. Busque o equilíbrio

“Descubra a sua felicidade!”, foi o convite que Laine Valgas fez à plateia depois de citar o pesquisador americano Shawn Achor. Autor do livro “Happiness Advantage”, publicado no Brasil como “O jeito Harvard de ser feliz”, ele descobriu, depois de uma depressão, algumas técnicas para reprogramar o jeito que o cérebro dele registrava o mundo.

Os insights de Shawn Achor o levaram a falar sobre a ligação entre felicidade e sucesso em grandes empresas como Google.

Relembrar experiências positivas, fazer pelo menos 15 minutos de exercícios físicos por dia, tirar alguns minutos para praticar a respiração consciente e ser gentil são alguns métodos do pesquisador.

Mas durante o evento, uma técnica de Shawn Achor foi especialmente abordada por Laine Valgas como uma dica de coaching para advogados: buscar e anotar, todos os dias, pelo menos três motivos para agradecer. Falando nisso, o que você tem a agradecer hoje?

4. Tenha foco

Se você leu o nosso artigo sobre planejamento estratégico para escritórios de advocacia, sabe que ter foco é muito importante para que qualquer projeto dê certo. Mas você já parou para pensar o que, afinal de contas, é esse tal de foco?

Laine Valgas já e trouxe essa resposta para a gente. Segundo ela, foco nada mais é do que a nossa vibração para concluir ou conquistar algo. É claro que só o estímulo mental não transforma a realidade concreta, mas as boas vibrações contribuem (e muito!) para a realização de boas ideias e a conquista de resultados excelentes.

Então, na hora de escolher para qual caminho seguir na sua jornada profissional e/ou empreendedora, não se esqueça de levar o foco junto! 😉

5. Substitua crenças limitantes

Quem já fez algum acompanhamento de coaching para advogados sabe bem o que são crenças limitantes. Se você não tem familiaridade com esse conceito, vamos explicá-lo rapidamente agora.

Crenças limitantes são aquelas palavrinhas que atrapalham o seu fluxo mental e fazem com que você se sinta incapaz. São os “eu não sei”, “eu não consigo”, “isso não é possível”, “não vai dar certo”.

Segundo Laine Valgas, o pensamento tem poder e, para transformar seu modelo mental é preciso, primeiro, reconhecer e identificar suas crenças limitantes. O que impede você de fazer ou conquistar o que você deseja?

Depois de encarar seus bloqueios, é preciso substituí-los por crenças abundantes. Crie frases ou palavras motivacionais para repetir sempre que se sentir “para baixo”. “Eu posso”, “eu consigo”, “eu aprendo”. O treino é a terceira etapa para transformar a sua realidade. Segundo Laine Valgas, um hábito se cria após 66 repetições.

Conclusão

Durante a palestra, a coach Laine Valgas compartilhou um pouco de sua experiência pessoal e profissional. Falou sobre o seu processo de autoconhecimento e relacionou as profissões de jornalista e advogado. Ambas são reconhecidas pela rotina intensa e pelo alto nível de exigência.

“Quando eu mudei, as pessoas passaram e me enxergar diferente, para melhor”, disse, concluindo que toda transformação profissional também passa por uma transformação pessoal e íntima.

Lembra que, no início do texto, falamos que ela fez o público se mexer? Dá uma olhada na imagem e conta para gente nos comentários o que você sente ao olhar para ela. 😉

Participantes se divertem no Aurum Summit 2018
Participantes dançam na palestra da coach Laine Valgas para o Aurum Summit 2018

Gostou do conteúdo? Já fez coaching para advogados e tem alguma dica para compartilhar? Comente aqui embaixo! Para saber sobre o assunto e acompanhar o trabalho de Laine Valgas, comece a segui-la no Linkedin! 😉

*Laine Valgas é Jornalista, Apresentadora da NSCTV (afiliada Rede Globo em SC), além de Coach e Neurocoach, com várias formações em Life e Professional Coach, Positive Coach, Neurocoach e Física Quântica aplicada à Performance Pessoal. Nesta área trabalha com motivação de grupos, cursos, palestras e workshops de desenvolvimento emocional e de auto-estima.

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui