advogados bem sucedidos

Advogados bem sucedidos: 5 dicas essenciais para se tornar um

Comentar
Recomendar

Já começo o texto de hoje com um aviso: isso não é uma receita de bolo. Ainda que a internet esteja cheia de textos que passam métodos específicos para nos tornarmos advogados bem sucedidos, aqui falo de maneira mais ampla. Compartilho algumas dicas que podem ser usadas de inspiração e adaptadas para a sua vida e para o seu contexto, ok?

Para atuar como advogado, é necessário seguir alguns passos específicos da carreira. Como, por exemplo, a formação em bacharelado e a aprovação no Exame da Ordem. Quem imagina que a trajetória acaba aqui, está bem enganado! Afinal, existem outros pontos que precisam de atenção e dedicação.

Por mais que o conhecimento acadêmico lhe gere o título, a atuação de qualidade vai depender de alguns diferenciais perante o mercado. E qualidade é algo simplesmente essencial para a atuação de advogados bem sucedidos. Seja no atendimento ao cliente, na elaboração de uma peça processual ou até mesmo na gestão do escritório

Viu só?! Não é preciso ir muito além… a qualidade precisa estar presente em todas as tarefas do dia a dia. E isso inclui a rotina dos advogados bem sucedidos – seja lá qual for sua expectativa para essa definição. E as dicas de hoje são justamente nesse sentido! 😉

Atitudes essenciais para advogados bem sucedidos

Diante dessa realidade, vou compartilhar algumas dicas para advogados bem sucedidos. São atitudes que podem aprimorar a forma que você se enquadra no setor advocatício e ajudar a ter ainda mais sucesso! 😉

1. Empreenda

O advogado é muito mais que um profissional do direito autônomo, mas sim um empreendedor. Não esqueça disto! 

Ter o olho nos negócios e fazer uso das máximas do empreendedorismo jurídico é algo indispensável para advogados bem sucedidos. Aqui no Blog, já escrevi sobre a importância do plano de negócios para escritórios de advocacia. É uma forma de direcionar o seu negócio para o mercado que deseja atingir, desde as oportunidades até o gerenciamento.

Portanto, não esqueça de elementos como marketing jurídico, visibilidade, investimento, sucesso e jornada do cliente, inovação e outros quesitos que fazem toda a diferença no sucesso de um empreendimento.

Veja 5 dicas de inovação para advogados de Denise Eler aqui no blog da Aurum.

2. Tenha a cabeça aberta às tecnologias

Essencialmente, direito e tecnologia podem até ser coisas afastadas. Mas lembre que até mesmo os tribunais migraram em parte para a internet, movimentando e permitindo o acompanhamento de processos direto de sua plataforma online. 

Portanto, em sua prática jurídica, não esqueça da internet e como ela pode ajudar na eficiência de seu escritório. Seja para buscar dicas para melhorar o fluxo de trabalho de você e sua equipe, ou até para consultar informações.

Além disso, a tecnologia pode ser inserida na rotina de advogados bem sucedidos de outras maneiras. Por exemplo, com o uso dos smartphones – afinal, sabemos da forte presença da advocacia no WhatsApp. Ou então com aplicativos para advogados, que otimizam muito do trabalho.

Software Juridico Astrea
Conheça o Astrea para ter mais organização e produtividade na rotina jurídica! Experimente sem compromisso

3. Domine a fala

O poder de persuasão e a comunicação interpessoal são características indispensáveis num advogado, certo? Portanto, advogados bem sucedidos precisam dominar esse poder ao máximo!

É um grande erro do profissional do direito pensar que a linguagem verbal está totalmente dominada uma vez que se sabe falar e argumentar. Mas também existe toda a questão da linguagem corporal, da oratória para advogados e outros acessórios que podem fazer toda a diferença no resultado de sua argumentação jurídica

4. Construa sua reputação com calma

Falei mais acima sobre os conceitos de empreendedorismo, certo? Mas, não faça com que isso te torne um empresário sanguinário. Construa sua carreira e sua reputação no mercado com calma e parcimônia

O boca a boca ainda é uma das melhores propagandas advogados bem sucedidos podem ter. Portanto, tente trabalhar da forma mais transparente e competente possível. 

5. Qualifique-se

O direito sofre várias transformações e incrementos em sua forma de funcionar. Você, enquanto operador, deve estar sempre em dia com essas novidades.

Uma boa de advogados bem sucedidos ficarem por dentro das tendências sobre inovação e tecnologia no Direito é por meio de eventos para advogados. O Aurum Summit, por exemplo, acontece anualmente e reúne os principais nomes para falar sobre o futuro da advocacia. Conheça o evento clicando aqui.

Quero saber mais sobre o Aurum Summit

O conhecimento em nossa carreira é realmente um investimento imensurável e deve estar em sua lista de prioridades. E não estamos falando apenas em cursos de atualização, como também de melhoramento. Abaixo, vou falar sobre eles com mais detalhes.

Cursos para advogados bem sucedidos

Alguns cursos em específico podem ajudar bastante na carreira de advogados bem sucedidos. Vou falar sobre três pontos de sua atuação que podem ser melhorados desta forma. Confira abaixo:

Cursos de tecnologia

Lembra quando falei mais acima que o advogado deve ser amigo da tecnologia para sempre fazer uso das melhores ferramentas? Bem, para utilizar de forma ideal a internet e os aplicativos que podem acompanhar a carreira de advogados bem sucedidos, nada como um bom curso em tecnologia! 

Além de agregar valor à forma que você atua, pode também facilitar sua interação com o mundo jurídico que está cada vez mais online que off-line.

A Associação Brasileira de Law e Legal Techs – AB2L promove, com frequência, cursos e eventos direcionados a advogados com enfoque em tecnologia ou áreas correlatas.

Oratória

Mais uma vez, a oratória! Esta que pode ser melhorada através do treino do dia a dia, assim como por meio de cursos.

A característica que é tida como nata de alguns indivíduos, é na verdade uma ferramenta que pode ser adquirida através do estudo e da dedicação. É por meio da oratória que você, na posição de advogado, poderá fazer os seus pontos muito mais claros ao juiz, em audiências ou por meio de sustentação oral ou mesmo ao cliente que deseja seus serviços.

Atualizações internacionais

A atuação do direito vai muito além dos limites de nosso país, sofrendo grandes influências do que acontece fora de nossas bordas. Portanto, participar de atualizações pode te ajudar bastante a saber o que acontece lá fora e como isso pode influenciar o nosso regulamento nacional.

Conclusão

Mesmo que ainda seja reconhecida como uma profissão muito tradicional, a advocacia exige constante flexibilidade e participação ativa do advogado para a construção de seu espaço de trabalho. Como já disse no início deste texto, não há uma receita específica para advogados bem sucedidos. Mas atentar-se às oportunidades que cercam o cotidiano do advogado é imprescindível para se alcançar bons resultados.

E você pode começar agora! Aqui no blog da Aurum há diversos conteúdos meus e de outros colegas sobre advocacia, direito e tecnologia. Para começar, indico os seguintes materiais:

Continue acompanhando os conteúdos do blog! Assinando a newsletter da Aurum você recebe e-mails exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.C

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

E você, tem alguma dica para advogados bem sucedidos? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo e nos ajude a enriquecer ainda mais os conteúdos. 🙂 

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui