Conheça atitudes indispensáveis ao advogado moderno

7 atitudes indispensáveis ao advogado moderno

Comentar
Recomendar
Na sua opinião, o que é ser um advogado moderno? Resolver problemas à distância pelo celular, conciliar as demandas dentro e fora do escritório, usar softwares e aplicativos de gestão e produtividade, se atualizar constantemente sobre as novidades do setor. Todas essas atitudes podem, sem dúvidas, ser facilmente associadas à figura deste profissional.

Mas, se você já conhece o infográfico que retrata o perfil do advogado moderno, sabe que não termina aí. Então, sejamos sinceros… nós – você daí e nós daqui – nunca vamos conseguir definir todas as características desse profissional de maneira definitiva. Afinal, elas mudam a todo momento, acompanhando o contínuo processo de modernização da advocacia e do mundo.

Os mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia jurídica nos mostraram que adaptar-se ao novo é preciso (e motivador!). Por isso, reunimos neste post os 7 comportamentos que mais observamos no dia a dia do advogado moderno atualmente. Assim, você pode identificar ações que já fazem parte do seu cotidiano e saber que está no caminho certo, além de descobrir como se aprofundar em cada um deles para se destacar ainda mais no mercado. 😉

7 comportamentos que não podem faltar no advogado moderno

1. Saber fazer marketing

Você pode ter lido essa dica em vários conteúdos sobre gestão e empreendedorismo jurídico, mas calma que esse comportamento vai além do óbvio! Marketing digital, marketing pessoal e marketing jurídico são coisas distintas. Por isso, pedem ações e estratégias diferentes.

Entender bem esses conceitos para conseguir aplicá-los de maneira eficiente é um comportamento do advogado moderno. Afinal, dominar a teoria e a prática com mais profundidade permite ao advogado inovar na maneira de comunicar o valor do seu trabalho e sair na frente da concorrência na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Então, se você quiser mergulhar mais fundo em um ou em todos esses assuntos, vale a pena ler o guia completo sobre marketing digital para advogados, conhecer as 5 dicas para se destacar com o marketing pessoal para advogados e ficar por dentro dos conselhos de marketing jurídico que a consultora em gestão de escritórios Camila Berni compartilhou por aqui. Para isso, basta clicar nos links disponíveis neste parágrafo!

2. Medir resultados das suas ações

Ser um fazedor de coisas e um bom resolvedor de problemas são qualidades que orgulham todo advogado moderno. Afinal, produtividade é uma de suas principais preocupações, certo? No entanto, saber o quanto essa energia prática está trazendo de resultados para a reputação, o desempenho e o suce$$o do trabalho também deve fazer parte da lista de prioridades desse profissional.

No texto sobre planejamento estratégico para escritórios de advocacia nós explicamos por que e como estabelecer metas atingíveis e mensuráveis é tão importante (fundamental mesmo!) para o sucesso do escritório. O mesmo vale para a atuação do advogado moderno. Afinal, do que adianta ser multitarefa se você não faz ideia se essas ações estão aproximando você do sucesso que deseja?

Mudar de postura quando muda o cenário é uma fala do nosso CEO que ecoa aqui na Aurum e também no nosso blog. Mas essas adaptações só são possíveis quando há consciência do cenário, certo? 😉

3. Acompanhar a inovação do setor

Esse comportamento pode ser o mais óbvio de todos, mas não poderia ficar de fora. Para ser um advogado moderno é fundamental se manter atualizado sobre as novidades do setor. Ir a evento para advogados focado em inovação e novas práticas, fazer parcerias com profissionais e empresas inovadoras são atitudes que colocam você e sua advocacia lado a lado com as mais recentes novidades da área jurídica.

Sem falar que, sair um pouco da rotina do escritório e olhar para fora, é um ótimo exercício para identificar comportamentos, estratégias e conceitos inovadores que podem ser aplicados para evoluir sua a advocacia. Aliás, você já ouviu falar no Aurum Summit, o evento de imersão criado especialmente para o advogado moderno?

Saiba mais sobre o Aurum Summit

Conhecer bem a concorrência e ter capacidade de analisar o mercado em busca de melhorar seu serviço em ritmo crescente também é uma maneira de acompanhar e impulsionar a inovação do setor. 😉

4. Usar a tecnologia a favor da sua advocacia

Modernidade tem tudo a ver com tecnologia! É por isso que o advogado moderno é reconhecido por fazer bom uso dela. Consultar intimação pelo celular, colher depoimento por Whatsapp, fazer peticionamento eletrônico. Todas essas facilidades já existem e podem ser usadas para tornar a advocacia mais produtiva e menos burocrática.

Softwares e aplicativos fazem parte da rotina do advogado moderno. É por isso que ele escolhe sistemas para advogados que sejam capazes de acompanhar a mobilidade do cotidiano e oferecer várias soluções em uma única ferramenta. Dessa maneira, o tempo do profissional é mais bem aproveitado, o dia a dia é mais organizado e o foco em resultado é mais palpável. 😀

Se você ainda não escolheu o melhor software jurídico para acompanhar a sua evolução contínua, sugerimos uma olhada sites de notícias para advogados para você acompanhar e ficar por dentro das novidades (que não param de acontecer!) do setor. 😉

6. Manter uma boa comunicação com clientes

O advogado moderno entende que muitas etapas do trabalho podem ser simplificadas e automatizadas por um software jurídico. Ele acredita que esse caminho é uma maneira de profissionalizar ainda mais seu trabalho e também de ter mais tempo para outras atividades. E quando falamos em “outras atividades” nos referimos, principalmente, ao relacionamento com o cliente.

Vivemos em uma era em que boa parte da nossa comunicação pode ser mediada por um aparelho eletrônico. Isso é ótimo, porque poupa tempo e dinheiro com deslocamento, mas também pode ser uma armadilha. Por isso, o advogado moderno usa as tecnologias e facilidades do mundo atual de maneira inteligente. Ao invés de perder o fator humano e se afastar pessoalmente do cliente com o uso do celular ou computador, ele utiliza as ferramentas certas para tornar o contato mais próximo e, ao mesmo tempo, se comunicar com mais pessoas. É o famoso fazer mais com menos.

Para explicar e exemplificar como fazer isso, desenvolvemos o ebook “Como um software jurídico eleva o atendimento ao cliente”. Nele, você tem acesso a como tornar mais eficiente cada etapa do relacionamento com o seu cliente e conhece os casos reais da advogada Mariana Gonçalves e dos irmãos Possiede. Se você ainda não conferiu e acha que ainda pode melhorar a comunicação com as pessoas que contratam seus serviços, vale a pena baixar gratuitamente. 😉

Baixar Guia para encantar clientes com um software jurídico

7. Fazer reuniões produtivas

Tempo é um recurso escasso. Por isso, deve ser usado com muita sabedoria. Sabendo disso, o advogado moderno valoriza o tempo dele e das outras pessoas. Afinal, produtividade é uma palavra de ordem para profissionais da atualidade!

Conduzir e participar de reuniões focadas e produtivas é uma maneira de gerir bem o tempo sem deixar de tratar as outras atividades do escritório com excelência. Saber quando fazer uma reunião, convidar apenas quem realmente precisa participar, preparar com antecedência, estabelecer horário de início e fim, definir atividades e prazos e não prolongar os encontros foram as dicas para uma reunião de sucesso que compartilhamos por aqui. Se você quiser saber mais sobre cada uma das sugestões, é só clicar neste link.

Conclusão

Como falamos anteriormente, é impossível mapear todas as características do advogado moderno. Afinal, elas mudam a todo momento. Mas, para se adequar a essas mudanças, é muito importante adotar alguns comportamentos-chave. Por isso compartilhamos as atitudes que entendemos serem fundamentais para o profissional que quer se manter em destaque no mercado.

O nosso blog é construído pensando em você, advogado moderno e advogada moderna. A nossa newsletter também! Se você quiser ficar por dentro dos conteúdos sobre empreendedorismo, tecnologia, comportamento, gestão e outros assuntos relacionados direto do seu email, assine a Aurum News!

Assinar newsletter

Agora é a sua vez! Que comportamentos você acha que não podem faltar no advogado moderno? Comenta aqui embaixo! 😉

7 atitudes indispensáveis ao advogado moderno



Aurum

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos, pequenos e médios escritórios; e o Themis, focado em grandes bancas e departamentos jurídicos.

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Destaques
    Você está aqui