Advogado home office, nômade digital e o futuro da advocacia

Advogado home office, nômade digital e o futuro da advocacia

Advogado home office, nômades digitais e o futuro da advocacia

Você já ouviu falar em nômades digitais? A ideia de viajar o mundo sem abandonar o trabalho parece muito mais próxima de profissionais da área de comunicação e multimídia do que da advocacia. Mas o que existe por trás da aparente distância é uma realidade cada vez mais aberta ao advogado home office e à atuação remota em escritórios de todos os tamanhos.

Muito além do fascínio pelo novo, o que nos motiva a olhar com atenção para as invenções tecnológicas é a revolução que elas são capazes de provocar nos negócios jurídicos. Então, quando falamos de nomadismo digital, também estamos nos referindo, direta ou indiretamente, às tecnologias que possibilitam esse estilo de vida. Consequentemente, falamos da transformação que elas podem causar (e causam!) no universo jurídico.

Você sabia que existem escritórios de advocacia que funcionam exclusivamente à distância? Esse é apenas um exemplo de como, no mundo atual, ser um advogado home office ou adotar uma atuação mais dinâmica é uma possibilidade real e positiva em muitos casos. Por isso, hoje convidamos você a refletir sobre mobilidade na advocacia, o papel da tecnologia nesse processo e o futuro dos negócios jurídicos. Vamos lá?

Uma reflexão sobre o advogado home office e uma rotina mais dinâmica

Já falamos aqui no blog, de maneira geral, sobre os desafios de uma gestão mais dinâmica. Agora vamos aproximar a advocacia de conceitos que parecem só fazer sentido para outras áreas. Mas só parecem!

Quem são os nômades digitais e o que a advocacia tem a ver com isso?

Se você acompanha páginas “descoladas” no Facebook ou tem amigos que compartilham esse tipo de conteúdo já deve ter conhecido, nem que seja de relance, alguma história de um nômade digital.

Ao contrário do que você talvez tenha pensado inicialmente, nômades digitais não são apenas jovens despojados que largaram tudo para fazer o que amam enquanto escalam montanhas ou mergulham em águas termais na Finlândia. Nem todos os nômades digitais são publicitários, jornalistas, designers ou turismólogos.

Nômades digitais são pessoas que aproveitam ao máximo a mobilidade e a popularização do home office para trabalhar de onde quiserem. Uma das principais diferenças entre um nômade digital e um advogado home office é que o nômade digital não tem moradia fixa e gerencia seus negócios exclusivamente pela internet.

Existem semelhanças também! E muitas. O principal vínculo entre os diferentes modelos de atuação é o uso da tecnologia. Hoje em dia com um notebook, tablet ou celular você pode advogar de qualquer lugar a qualquer momento. Seja no escritório que você montou em casa, em salas de um prédio comercial, em um hotel durante uma viagem a trabalho ou em casas alugadas pelo Airbnb enquanto explora o mundo.

E todas essas variáveis são possíveis graças aos recursos que a tecnologia oferece. São os equipamentos modernos do dia a dia que possibilitam ao advogado home office ser mais dinâmico e não ter seu trabalho “amarrado” a uma mesa.

Conheça o Aurum Summit, um evento de imersão no futuro da advocacia

É dessa quebra de padrão – também conhecida como disrupção – que surge a inovação, dentro e fora da advocacia. Ferramentas como um completo software jurídico online e aplicativos de comunicação são alguns exemplos práticos dessas inovações. Afinal, é a maneira de usar a tecnologia que faz a diferença e rompe as barreiras do tradicional e da “normalidade”. 😉

O trabalho remoto em escritórios e o futuro da advocacia

É claro que, para escritórios e profissionais que possuem muitos processos e necessitam estar fisicamente presentes no Brasil, ser nômade digital requer uma estrutura bem estabelecida e estável. É preciso contar com o apoio de profissionais locais e viajar com certa frequência para a cidade sede do seu negócio jurídico. Pensando assim, essa pode ser uma atividade mais próxima de escritórios boutiques e profissionais que trabalham, principalmente, com consultoria jurídica.

Mas não é porque o nomadismo digital não seja um sonho ou uma possibilidade viável para o momento atual que, desde já, você não possa adotar medidas para ter uma rotina mais dinâmica e com muito mais mobilidade! Seja você um advogado home office, um profissional autônomo ou gestor de um escritório de advocacia.

No mundo em que vivemos, o advogado já pode carregar parte do seu escritório no bolso junto com seu smartphone, o que permite a ele viajar sem perder a produtividade e se manter conectado a tudo o que acontece no escritório a quilômetros de distância (a advogada Mariana Gonçalves falou sobre isso em uma entrevista para um ebook nosso. Vale a pena dar uma olhada!). E quando o escritório passa por alguma reforma, por exemplo, não é necessário dispensar todos os colaboradores e nem parar a produção. Você pode estabelecer dinâmicas de home office e manter a equipe unida mesmo à distância.

A abertura do mercado jurídico para esse tipo de prática mostra que a advocacia tem se modernizado diariamente. E esse movimento tende a crescer cada vez mais (o advogado e empreendedor Bruno Feigelson, da AB2L, falou mais sobre isso aqui)! No seu caso, só por se interessar pelo assunto, você se coloca à frente da concorrência e mostra que a inovação é um desejo real do mercado. Que ótimo! 🙂

Então, já que você gosta do tema, que tal levarmos o nosso papo para uma reflexão um pouco mais voltada para a prática?

Como usar a tecnologia e o desejo de inovação a favor da mobilidade

A verdade é que, em um mundo tão ágil e em uma rotina tão intensa quanto a da advocacia não dá para abrir mão da mobilidade! Mesmo que o objetivo não seja se transformar em um nômade digital, um advogado home office ou criar um escritório virtual, contar com as ferramentas certas pode facilitar (e muito!) a sua gestão sempre que for necessário se ausentar do escritório.

Atualmente, existem ferramentas excelentes para um trabalho remoto com muita eficiência e pouco ruído. Um software jurídico online e um aplicativo de comunicação são itens fundamentais para que a mobilidade não seja um problema. E também para não prejudicar o alinhamento da equipe na ausência do líder.

Aqui na Aurum nós usamos o Slack como principal ferramenta de comunicação interna. O app nos permite conversar com os colaboradores do Rio, São Paulo e Florianópolis com agilidade e eficiência. Já falamos com detalhes sobre esse aplicativo aqui no blog e indicamos outras ferramentas úteis. Por aqui você também encontra uma entrevista com o Advogado Gérson Cunha, da ASC Advogados, que, além do Slack, usa o Astrea, nosso software jurídico online, para manter a gestão sob controle!

E quando o assunto é mobilidade, contar com um software jurídico online que tenha um aplicativo mobile como complemento é uma vantagem e tanto! Já para reuniões em vídeo nós usamos e incentivamos nossos clientes, colegas e parceiros a usarem uma ferramenta bem prática chamada Appear.in. Você pode saber mais sobre essa ferramenta clicando aqui.

Conclusão

Atualmente, a modernização da advocacia está muito relacionada à mobilidade. Por isso surgem cada vez mais advogados home office e nômades digitais. Estamos falando, constantemente, sobre tecnologias móveis e soluções que cabem no bolso.

Outro paradigma que temos quebrado é a ideia de que crescer ou ter sucesso na advocacia é sinônimo de gerir um grande escritório. Abandonando essa “norma”, começamos a entender o crescimento e a evolução profissional também como a busca pela inovação e pela modernização da prática diária. A confiança na tecnologia é um grande marco da atualidade. Vivemos em uma realidade em que o celular é tão importante quanto as nossas roupas. Então, por que não usar isso a nosso favor?

Nosso objetivo com esse conteúdo não é, de forma alguma, esgotar o assunto. Pelo contrário. A nossa intenção é provocar a reflexão sobre o presente e o futuro da advocacia. Resistir a mudanças por muito tempo pode ser ruim para a evolução individual e coletiva. Afinal, tudo muda o tempo todo e com muito mais velocidade do que antigamente. 🙂

Gostou do assunto? Se você quer imergir no futuro da advocacia, vai gostar de conhecer o Aurum Summit, o nosso evento anual sobre inovação!

Conheça o Aurum Summit, um evento de imersão no futuro da advocacia

0
Conheça o Aurum Summit Um evento de imersão no Futuro da advocacia
23.11.17 São Paulo
Quero conhecer