Como fazer sua advocacia crescer no ritmo de uma startup

Como fazer seu escritório de advocacia crescer no ritmo de uma startup

Comentar
Recomendar
As startups e os negócios inovadores estão cada vez mais próximos do dia a dia das pessoas e da advocacia. Não vivemos mais sem eles!

O Uber transformou o jeito que nos locomovemos pelas cidades. Facebook e Instagram revolucionaram o modo como interagirmos com nossos amigos. A Amazon nos mostrou que a forma como adquirimos produtos hoje podem estar com os dias contados, dando início a era do comércio digital.

O mais incrível desses negócios inovadores é a forma com que cresceram e se desenvolveram num curto espaço de tempo.

A incrível capacidade de expansão das startups chamou atenção, em especial, do mercado. Atualmente, até mesmo mercados mais conservadores, como o jurídico, têm o objetivo de colher da horta dos startupeiros para fazer com que seu negócio decole mais rápido.

Pensando nisso, vou apontar algumas dicas de como transformar o seu escritório de advocacia em uma startup

1. Conheça a dor que o seu escritório soluciona

A máxima das startups é “foco na dor”! As startups focam em solucionar as dores que os seus clientes têm e é exatamente isso que gera o alto potencial de crescimento desses negócios. Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos seus clientes faz com que as startups desenvolvam produtos e serviços mais certeiros e focados nos clientes.

Verifique se existe uma dor associada ao serviço que você oferece, pois é isso que define se haverá clientes buscando o seu escritório. Além disso, mais do que conhecer as dores enfrentadas pelos clientes, é importante identificar se tais dores são de muitos outros possíveis clientes ou apenas esporádica. Isso porque a capacidade de crescimento rápido está diretamente associada ao tamanho do mercado que você pretende atacar.

Uma pesquisa realizada pela “CB Insights” mostrou que a principal causa de morte de negócios é a inexistência de uma dor específica que o produto/serviço soluciona.

2. Colabore: juntos crescemos mais

Colaborar é a forma mais efetiva de expandir seu negócio jurídico e pode trazer resultados muito positivos para escritórios e advogados autônomos. Além do conhecimento obtido pela interação com outros profissionais, existe a possibilidade de que a colaboração gere novos negócios, parceiros e contribua para diminuir custos.

Participe de eventos e cursos para fazer networking e conhecer outros profissionais que podem ser parceiros. Procure advogados que possam oferecer serviços em parceria ou que complementem os que você oferece. No futuro, vocês podem dividir custos administrativos, locação de espaços, entre outros.

3. Seja ágil

As startups incorporaram o princípio do “erre rápido”. Se for para errar, que seja rapidamente. Quem erra rápido acaba acertando rápido também.

Mas como incorporar essa máxima ao cotidiano da advocacia? Pense no seu escritório: você presta os seus serviços de forma ágil? Sua atitude é proativa, buscando identificar possíveis problemas do seu cliente? Reflita sobre isso e busque formas de otimizar a sua rotina para oferecer o serviço mais ágil possível para os seus clientes.

Além disso, algumas startups podem auxiliar os escritórios de advocacia a oferecerem resultados mais ágeis. Exemplos disso são a Sem Processo ou a Acordo Fechado, que buscam realizar acordos extrajudicial entre as partes, solucionando o litígio muito mais rapidamente e com menos custos.

4. Aproveite a Tecnologia

A melhor forma para ser mais eficiente é utilizar a tecnologia ao seu favor. Busque soluções que possam ser implementadas pelo seu escritório. Hoje existem diferentes lawtechs que oferecem ferramentas e serviços para advogados. Conheça algumas delas:

Para gestão de escritório de advocacia: Existem diferentes softwares para gestão de escritório, entre eles o Astrea. Saiba aqui o que levar em conta na hora de escolher o seu sistema.

Coleta de dados e jurimetria: O sonho de todo advogado é ter a garantia de resultado da demanda. Sabemos que isso não é possível, por uma série de subjetividades envolvidas no processo. Mas para te ajudar a obter maior certeza e direcionamento de teses, existem ferramentas como a Digesto;

Resolução de conflitos online: Atualmente, o judiciário brasileiro possui mais de 100 milhões de processos em tramitação, ocasionando grande lentidão. Para reduzir o tempo dos litígios, plataformas como a Sem Processo, Acordo Certo e Acordo Fechado, criaram ferramentas que possibilitam a negociação entre as partes e obtenção de acordos extrajudiciais.

Atualização profissional: Além de diferentes cursos online que estão disponíveis para advogados, existem também sites e blogs especializados que podem te ajudar a se manter sempre atualizado, como o Jota e o Tributário.

Contratação de profissionais e correspondentes: Nesse segmento, destacam-se as startups Jusbrasil e Jurídico Certo, que buscam conectar advogados e partes para o auxílio de demandas jurídicas.

Extração de dados públicos e monitoramento: Essas empresas têm como objetivo extração de dados para advogados e empresas, no que toca a processos judiciais. Além do acompanhamento de registro de marca no INPI e monitoramento de decisões. Algumas são a Advise, Marca Acompanhada, SigaLei, entre outras.

Conclusão

Os escritórios de advocacia têm muito a ganhar com o espírito e a metodologia adotados pelas startups e empresas de tecnologia, que buscam produzir os melhores resultados com os recursos mais reduzidos. Para isso, adotam metodologias de planejamento ágil e direcionado, focando a sua atuação no atendimento das dificuldades enfrentadas pelos seus clientes. Além de utilizarem ao máximo, é claro, a tecnologia na otimização da rotina.

Se quiser saber mais sobre como fazer crescer o escritório de advocacia, não deixe este artigo.
_
O que você achou do texto do Filipe? Deixe suas sugestões nos comentários. Além disso, assine a nossa newsletter para acompanhar todos os textos de parceiro que são publicados aqui no nosso blog.

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Destaques
    Saiba como se preparar para o futuro da advocacia
    Por Aurum

    Inteligência Artificial, Advocacia 3.0 e Blockchain. Essas palavras rondam o imaginário do advogado moderno e aparecem em muitas previsões sobre o futuro da advocacia. Os robôs vão roubar os empregos dos juristas? A justiça do futuro vai ser totalmente virtual? As especulações são muitas e de tanto tentar enxergar anos à frente, acabamos não percebendo que o futuro da advocacia, na verdade, é agora! Pensa com a gente: nos últimos anos vimos o avanço tecnológico e a chegada de jovens advogados ao mercado acelerar bastante a modernização do setor. Processos e peticionamentos eletrônicos, intimações enviadas por Whatsapp e o surgimento […]

    Produtividade para advogados
    Por Aurum

    Se houvesse um ranking de expressões mais faladas atualmente, certamente “não tenho tempo” ocuparia um dos primeiros lugares. As dicas de produtividade para advogados são cada vez mais valorizadas justamente por que o tempo é um bem escasso e valioso na rotina moderna. Então, se você chegou aqui procurando maneiras de melhorar a sua produtividade e da equipe do seu escritório, veio ao lugar certo! A partir de agora, as suas horas acabam de valer mais. Isso porque nós (e você!) vamos dar atenção especial em como usá-las para aproveitar melhor o tempo no trabalho e ter mais tranquilidade para […]

    O Aurum Summit é o evento para advogados que você não pode perder. Em um dia inteiro de imersão no futuro da advocacia, o universo jurídico se conecta ao da tecnologia e inovação.

    Reunir, ano após ano, pessoas interessadas e dispostas a criar o futuro da advocacia. Esse foi o desafio que aceitamos ao lançar, em 2016, o evento para advogados que uniria (e uniu!) o universo jurídico ao universo da tecnologia e da inovação. Até aqui, tem dado certo e cada edição é mais surpreendente que a outra. Neste post, vou contar brevemente a história das edições anteriores e compartilhar as novidades do Aurum Summit que vem pela frente. Tenho certeza que, ao final do conteúdo, você vai ter clareza sobre os motivos para participar este ano e saber se o evento […]

    Melhor software jurídico
    Por Aurum

    O melhor software jurídico vai muito além de um sistema de gestão de processos. Ele deve facilitar toda a rotina da sua advocacia, além de contribuir para a melhoria da produtividade, da organização do escritório e da sua equipe. Escolher o melhor software jurídico é uma tarefa que exige tempo e atenção. Afinal, para encontrar uma ferramenta que de fato facilite sua prática diária, é preciso levar em conta uma série de critérios do sistema e do cotidiano do escritório, concorda? Pensando nisso, criamos uma série de dicas que vão ajudar você a encontrar o melhor software jurídico para a […]

    Você está aqui