Software jurídico: o aliado do seu escritório na redução de custos

software jurídico
Como abordamos em outro artigo, todo gasto com bens ou serviços que tenham como finalidade gerar benefícios ao negócio, podem se considerados investimentos. Mesmo o software jurídico, enquadrado como despesa, é uma ferramenta fundamental para que um escritório de advocacia opere de maneira eficiente e reduza custos.

Veja algumas das principais maneiras cujo software jurídico proporciona redução de custos ao escritório de advocacia:

  • Otimização de horas de trabalho – possuir diversas plataformas para gerir cada área de um escritório é cansativo e toma tempo do gestor ou colaborador que, por sua vez, tem diversas atividades diárias para resolver. A cada vez que é necessário analisar um processo, é preciso procurar em meio a vários arquivos, papéis, planilhas e informações que estão guardadas em diferentes locais ou pastas. Um software jurídico pode auxiliar em casos como esse, pois possui todos os dados em único lugar, permitindo que o acesso a qualquer um deles seja muito mais fácil e muito mais rápido, algo que poupa tempo do escritório e otimiza a rotina de atividades.
  • Aumento da lucratividade – reduzir ou cortar custos nem sempre é a única solução para o seu escritório. Encontrar maneiras de aumentar a lucratividade podem ser uma saída mais assertiva e, um software jurídico pode ser a chave para realizar práticas que levem a isso. Como assim? Por garantir uma gestão centralizada, com todas as informações no mesmo lugar, é possível realizar uma análise completa e abrangente sobre os negócios do escritório e assim identificar quais atividades são mais lucrativas.
  • Maior controle das finanças do escritório – como dissemos no tópico anterior, através de uma gestão centralizada é possível acompanhar todas a informações e andamento dos negócios do escritório, tudo em um único local, sem controles paralelos. O software jurídico dá a visibilidade, por exemplo, de todas as contas que precisam ser pagas, prevenindo o escritório contra o risco de possíveis esquecimentos que geram multas e gastos “irresponsáveis”. Todos estão sujeitos a falhas, então prevenir é sempre a melhor escolha.
  • Elimina controles paralelos – dentro de um escritório de advocacia podem existir profissionais de diversas áreas de atuação, como cível, trabalhista, criminal e isso pode contribuir para criação de controles paralelos. Como assim? É como se cada área cuidasse de seus próprios dados e informações através, por exemplo, de planilhas. O que acontece é que gerir dados de diversas planilhas diferentes é alto totalmente passível de erro. O software jurídico centraliza todos os dados e informações em um único lugar, o que garante que a gestão ocorra de maneira mais eficiente e transparente.
  • Reduz custo com papel – dependendo do tamanho do escritório o número de papéis de processos e arquivos é muito grande. Muitos escritórios não se desfazem desse grande volume de papéis por medo de agregar mais tarefas, como já abordamos em um artigo anterior do blog, porém optar pela eliminação deles pode significar uma redução nos gastos, como gastos com espaço e com o próprio papel em si. Nesse momento, um software jurídico pode ser a solução, pois realiza a gestão de todos os documentos em um único lugar, sem a necessidade de contar com arquivos físicos, diminuindo gastos com espaço e com folhas de papel, além de ser uma medida mais sustentável, algo que nos dias de hoje é importantíssimo e muito bem visto.
  • O software viabiliza trabalhar de casa – o home office é uma tendência em diversas empresas e, como já dissemos antes, não é diferente com um escritório de advocacia. Um software jurídico permite que essa atividade seja feita de uma maneira muita mais eficiente e segura, não somente para quem trabalha em casa habitualmente, mas para aqueles que por algum motivo tiveram um contratempo. Vamos pensar no seguinte exemplo: um advogado que faz parte da sua equipe acorda se sentindo indisposto, ele pensa em realizar suas atividades de casa, porém todos os dados e papéis necessários para isso estão em arquivos físicos presentes somente no escritório. Se ele utilizasse um software jurídico, isso não seria um problema, pois haveria mobilidade e seria possível acessar qualquer informação de qualquer lugar, continuando a exercer suas atividades, sem maiores problemas ou transtornos para o escritório.
  • Contar com um software jurídico como o Themis pode ser uma grande solução para reduzir custos do seu escritório de advocacia, além de garantir uma gestão muito mais otimizada e centralizada, sem complicações. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça mais sobre essa solução Aurum.

    Buscando uma gestão otimizada pra seu escritório de advocacia?

    O Themis foi desenvolvido para melhorar e facilitar a automação das tarefas e administração da sua equipe. Clique e saiba mais.

    Conheça a Solução