Site para escritório de advocacia: um meio para atrair mais e melhores clientes

site para escritório advocacia

A internet mudou nossa forma de consumir e nos relacionar com as marcas. Hoje em dia, basta uma busca rápida no Google para encontrarmos produtos e serviços de nosso interesse, saber a opinião de outros compradores e fazer comparações entre os concorrentes. A forma como as empresas se posicionam online nos permite tirar conclusões sobre a qualidade do que é vendido e até criar um sentimento de proximidade ou distanciamento da marca.

Essa lógica vale também para o marketing jurídico. Em função das limitações legais do código de ética e da possibilidade de atingir um público maior e mais segmentado, a internet se destaca como um terreno fértil para que escritórios de advocacia divulguem seus trabalhos. No entanto, apenas lançar um site e atualizar as mídias sociais uma vez por semana não é garantia de retorno em negócios.

Toda ação online deve ser baseada em uma estratégia clara e bem definida. Ter um site é indispensável para criar oportunidades de negócio. Mas, para que os resultados sejam satisfatórios, é muito importante saber quais são os objetivos que se deseja atingir com a página. Neste artigo vamos te mostrar, com exemplos e sugestões, como um site na internet pode dar mais visibilidade para o seu escritório e atrair os clientes certos!

 

Para que serve um site para escritório de advocacia?

  • Atrair clientes: Este é o motivo que mais leva escritórios de advocacia a criarem sites institucionais. Afinal, além de divulgar os serviços, é um poderoso recurso para começar o relacionamento com o cliente.
  • Rankear no Google: Você conhece a expressão “se não está no Google não existe”? Pois bem. A ferramenta possui mais de 3 bilhões de buscas diárias. Fazer o seu negócio aparecer no Google depende de uma boa estratégia: um site bem projetado e alinhado aos objetivos do escritório, algum investimento no Google Adwords, o uso de palavras-chave que definam o seu negócio e conversem com o seu público alvo, a criação de conteúdos autênticos e de qualidade, entre outros.
  • Divulgar conteúdo sobre seu nicho de atuação: Produzir material relevante sobre o seu nicho de atuação informa, educa e prepara seu cliente para o atendimento. Além disso, ainda pode ajudá-lo a perceber a importância do auxílio jurídico para resolver determinadas questões.
  • Vitrine para o seu escritório: O seu site é o ambiente ideal para compartilhar informações relevantes sobre sua área de atuação, divulgar os métodos de trabalho da sua banca, seus valores morais e mostrar para o cliente como o seu escritório é qualificado e preparado para atendê-lo da melhor forma possível.
  • Se relacionar com seu cliente: Um bom site para escritório de advocacia abre portas para que o cliente inicie um relacionamento duradouro com o seu negócio. 

Quais são os principais requisitos dos melhores sites para escritórios de advocacia?

  • Design atual: Um site na internet precisa captar a atenção do visitante em pouquíssimos segundos. Assim, é fundamental que o efeito visual seja positivo e interessante para o seu potencial cliente. Investir em um design plano (flat design), clean e bem organizado pode causar uma ótima primeira impressão!
  • Site responsivo: Mais de 50 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular todos os dias, dos mais diversos lugares e dispositivos. Se você quer aproveitar o poder da tecnologia móvel e ser acessível para seus potenciais clientes de qualquer lugar e a qualquer momento, é interessante que o seu site possua um bom desempenho e se adapte a todas as resoluções de tela sem perder nenhuma funcionalidade.
  • Qualidade das informações: Cada parte do seu site deve ser pensada para reter a atenção do seu cliente. Portanto, tome bastante cuidado com a qualidade dos textos e das imagens. Certifique-se de que a mensagem transmitida está clara, concisa e correta. Cuide de atualizar as informações sempre que houver alguma mudança na formação da equipe, nos serviços oferecidos e em qualquer outro setor do seu escritório. Site desatualizado é ruim para a usabilidade do cliente e péssima para o rankeamento no Google. Evite cair no senso comum e certifique-se de imprimir a identidade do seu negócio na comunicação do seu site.
  • Informação de valor: A primeira coisa que um cliente potencial irá procurar no seu site é a especialidade do seu escritório. Garanta que essa informação seja transmitida, com muita clareza e elegância, em uma área privilegiada do seu site, para que seja vista e processada já nos primeiros instantes de acesso.
  • Blog ou sessão de notícias: Se você ainda não possui um blog ou uma sessão de notícias no seu site, comece a cogitar essa possibilidade. Divulgar artigos, vídeos e informações relevantes para seus clientes potenciais farão toda a diferença na hora de mantê-los na sua página. O ideal é que exista no site, ou mesmo no blog, uma sessão para os conteúdos mais recentes e que os textos sejam organizados por categorias, para facilitar a navegação. Além de ser uma ótima ferramenta educativa, bons conteúdos aumentam a relevância do seu site nas ferramentas de busca.
  • Depoimentos de clientes: Divulgar a opinião dos clientes sobre o atendimento do seu escritório contribui para a confiabilidade das pessoas que irã conhecer o seu negócio pela internet. Então, reserve uma área especial para isso.
  • Informações de contato: De nada adianta um visual bonito, textos bem produzidos, fotos bem selecionadas, conteúdos bem elaborados se o seu cliente não conseguir entrar em contato com você para pedir informação, agendar uma reunião ou tirar dúvidas. Ter um formulário de contato visível no seu site é extremamente importante para a captação de clientes. Não se esqueça de incluir links para mídias sociais, email e telefone de contato para que a pessoa escolha a melhor forma de contatar o seu escritório. 

4 exemplos de bons sites de advocacia para se inspirar

A melhor forma de entender sobre qualquer assunto é visualizando como funcionam na prática, concorda? Listamos alguns sites de escritórios de advocacia brasileiros que levam em consideração um ou vários dos requisitos que levantamos acima. Avaliamos os pontos positivos de cada um deles e compartilhamos agora com você:

Minhoto Advogados

Possui um design moderno, intuitivo e agradável. É responsivo, o que significa que pode ser acessado do computador, celular ou tablet. São necessários apenas poucos segundos na página para descobrir quais as especialidades do escritório, através do banner rotativo no topo da página e das descrições de cada área. Os serviços são explicados com clareza e há destaque para as notícias recentes. Possui um formulário de contato bem acessível, endereço físico e de  email, número de telefone e atalho para a página no Facebook. Além disso, os contatos estão disponíveis também no topo da página, o que é muito positivo para os clientes que entram no site somente para encontrar essas informações.

Ribas, Nöthen & Advogados Associados

Apesar de simples, o site é intuitivo, informativo e responsivo. O logo dá um toque especial ao design. Em poucos segundos, é possível descobrir, pelo banner rotativo, quais as áreas de atuação do escritório. Também é possível ler uma descrição mais detalhada em uma seção própria. Além disso, os contatos disponíveis estão todos listados no topo da página, no lado direito da tela, e no final da rolagem da página, com um formulário, endereço e telefone. O site do Ribas, Nöthen & Advogados Associados também reservou uma área especial para as notícias recentes, apesar de mais discreta do que a do escritório anterior. Outro ponto interessante é a escolha de um template de página única, bastante utilizado para deixar a navegação mais intuitiva.

Aguiar Toledo Advogados Associados

Apesar de não priorizar a área de atuação já no topo da página, os recursos visuais foram muito bem trabalhados e funcionam como um convite para continuar navegando na página. Um ponto interessante desse site é o destaque que ele dá para a assinatura da newsletter, forma muito eficiente de criar e manter relacionamento com clientes atuais e potenciais. As notícias são valorizadas e há uma área destinada às especializações do escritórios. O site é responsivo e possui uma boa área de contatos, com formulário, endereço e telefone das duas unidades.

Koetz Advocacia

É um site de nicho muito bem estruturado. Bastante completo, o foco maior é no usuário, que encontra formas muito práticas de solucionar as suas dúvidas logo no início. Os conteúdos são priorizados e divididos em categorias, o que facilita bastante a busca. Além disso, o site destaca o atendimento online, um dos diferenciais da empresa, no topo à direita da tela. Outros dois pontos muito interessantes são o campo de busca, que contribui para a navegação rápida, e os formulários de contato segmentados de acordo com o interesse do internauta. O site também é responsivo.

Esse conteúdo foi útil para você? Restou alguma dúvida? Tem alguma sugestão ou dica para compartilhar? Participe do assunto pelos comentários!

Artigos relacionados a esse tema

Separamos outros artigos do nosso blog que você também pode se interessar:

Deixe o seu comentário