Qual o impacto de um ano com carnaval, copa e eleições?

Eventos de 2014

Muitos profissionais andam preocupados com o que pode ser do ano de 2014. Alguns especuladores dizem que o ano tem grandes chances de surpreender, pois foram em anos assim que o país apresentou seus maiores índices de crescimento. Já outros, talvez mais realistas, andam preocupados com o impacto que pode trazer um ano com tantas interrupções, feriados e eventos que tiram o foco do trabalho

É claro que o profissional disciplinado não se deixa afetar por eventos como uma copa do mundo, mas como ficará a clientela e o mercado, e como irá operar a própria justiça nesses períodos? Diante de um cenário com tantas possibilidades negativas para os negócios, vamos procurar analisar os casos sob uma ótica mais otimista e avaliar como podemos melhor aproveitar essas datas como uma oportunidade, e não como um empecilho:

Impactos do carnaval

O impacto do carnaval é evidente – em cidades turísticas, onde o carnaval é algo cultural, as pessoas vão “tirando o pé” semanas antes do evento. Por outro lado, o carnaval movimenta a economia dessas cidades, atrai turismo, entre outros aspectos.

Para os advogados que encontram-se em uma fase mais estável de suas carreiras, pode ser um bom momento para fazer uma pausa e ter alguns dias de descanso para se preparar para os 10 meses que virão pela frente. Passar os dias em um local calmo, junto com a família, pode ser uma boa ideia para refletir e recarregar as baterias.

Já os advogados que estão em fase de crescimento, ou até mesmo empreendendo um novo negócio, o período calmo que o carnaval oferece para os negócios, sem ligações de clientes ou compromissos jurídicos, pode ser uma ótima oportunidade para organizar os trabalhos, reduzir o acúmulo e deixar tudo em dia. Para os que já estão com tudo em dia, melhor ainda – podem aproveitar os dias para planejar os próximos passos da carreira e/ou do negócio.

Impactos da copa do mundo

A copa é, provavelmente, o maior motivo de alegria – para alguns – e de preocupação – para outros. Os otimistas encaram como uma oportunidade de o Brasil aparecer para o mundo, de darmos um passo em direção ao primeiro mundo, uma vez que a copa normalmente é realizada em países que se enquadram nesse perfil, e também como uma fonte de renda com turismo.

Os mais “cuca fresca” enxergam como uma excelente oportunidade para trabalhar menos e gostam da ideia de estar assistindo ao jogo com os amigos, no lugar de estar na empresa trabalhando. Agora, os profissionais que estão em ritmo acelerado em suas carreiras, os sócios e donos de escritórios, andam preocupados com como ficará sua jornada de trabalho, bem como de suas equipes, com tantas interrupções e falta de foco.

Nosso conselho é: apesar das adversidades que serão acarretadas pela copa, o evento traz muitas oportunidades de crescimento para vários setores, e os advogados podem e devem estar atentos à essas oportunidades para, no lugar de correrem o risco de sofrer com ociosidade nos negócios, aproveitarem o período para captar novos clientes e ampliar suas receitas.

Impacto das eleições

Dos três eventos do ano, as eleições são as que oferecem menos impacto, uma vez que é um evento sério e não acarreta em paradas em dias úteis.

As eleições deste ano (primeiro turno) ocorrerão no domingo, dia 05/10/2014 e o segundo turno no dia 26/10/2014, também em um domingo. A partir de março, o calendário eleitoral passa a movimentar-se de uma maneira significativa, o que aumenta das demandas toda a cadeia relacionada à Justiça Eleitoral.

Por fim, o importante é manter o foco nos negócios e procurar oportunidades onde todos enxergam dificuldades. Para os advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que estão operando em ritmo acelerado, e querem fazer de 2014 um ótimo ano, existe o Themis – um software jurídico que apoia no crescimento controlado do negócio e na produtividade dos profissionais.

E, mesmo que passe os eventos trabalhando, não se esqueça de se divertir.