Porque é importante gerar relatórios de timesheet para advogados

timesheet para advogados
O modelo timesheet é um dos mais utilizados por advogados e escritórios para mensurar as horas dedicadas para cada atividade ou processo, servindo como importante meio para faturamento de seus clientes. Um dos principais fatores que fazem esse modelo ser tão utilizado e importante são os relatórios precisos, que auxiliam na prestação de contas do escritório de advocacia.

Mas, por que os relatórios são tão importantes?

Existem diversos motivos, tanto para os clientes que contratam os serviços do escritório, como para os advogados e também para o próprio escritório. Todos agregam diferentes facilidades e confiança tanto para quem contrata quanto para os contratados.

Para o cliente

Levando-se em conta que muitos clientes são leigos quando contratam serviços de um escritório de advocacia, o uso do timesheet agrega transparência ao processo e possibilita apresentar qual o trabalho está sendo executado pelo escritório.

Por exemplo: foi cobrado do cliente cerca de dez horas por uma determinada atividade do advogado em relação ao seu processo. Através do relatório de timesheet, é possível detalhar todo o tempo gasto e com quais ações, o que traz visibilidade daquilo que foi contratado.

Para o escritório

As horas dos advogados são uma das matérias-prima do escritório. Dentro desse contexto, o timesheet entra como fator crucial para que o escritório possa saber como estes recursos são alocados. É uma forma de avaliar onde as horas dos advogados estão sendo aplicadas e atua como forma de embasamento para que decisões sejam tomadas.

Do total de estoque de horas do escritório, quanto mais próximo o percentual de horas trabalhadas para o cliente, mais eficiente é o escritório. Horas gastas com atividades internas ou que não possam ser faturadas diminuem a eficiência e rentabilidade do escritório.

Para o advogado

Para advogados também é importante contar com o timesheet, afinal todo profissional almeja o reconhecimento por seu trabalho e dedicação. Através dos relatórios, é possível demonstrar ver a produtividade do advogado. Caso ele seja um colaborador que está agregando uma quantidade significativa de lucro, por exemplo, os relatórios evidenciarão para a gestão.

Contar com um modelo como o timesheet traz controle para o advogado, para o escritório e para o cliente, permitindo que todos os envolvidos consigam atingir melhores resultados.

Quer medir a produtividade dos advogados do escritório?

Baixe grátis a planilha e saiba como o escritório deve medir a produtividade dos advogados para atingir melhores resultados

Baixe Grátis