O valor do conteúdo para a advocacia

Conteúdo para a advocacia

Possuir uma boa estratégia de conteúdo já se tornou parte do trabalho de muitas empresas, inclusive do jurídico. Hoje, o marketing de conteúdo não é mais uma moda da internet e veio para ficar nas atuais relações de consumo, mudando as decisões de grande parte do mercado. Entretanto, não basta sair escrevendo – ou copiar textos de outras fontes e colocar o link de referência no final da página -, isso não passa a menor credibilidade para o cliente. Montar uma estratégia relevante leva tempo e demanda intelecto e, apesar de ser uma ótima opção para atrair mais clientes e fidelizar os já existentes, ainda existe dificuldades no que se refere à aplicação das ações necessárias para adotar essa prática.

O marketing de conteúdo para a advocacia é útil e relevante para um público segmentado, de forma a engajá-lo com as suas publicações, perseguindo vários objetivos de marketing, que vai desde conquistar clientes e gerir seu relacionamento com eles até construir um nome de credibilidade no mercado.

A importância de um blog

Ao produzir bons conteúdos sobre o seu negócio, ou mesmo sobre o mercado no qual está inserido, o escritório/advogado estabelece uma posição de liderança, aumenta a autoridade e tráfego via Google e mídias sociais, facilita o processo de venda e cria um ativo de marketing permanente e difícil de ser replicado.

O interessante do blog é que ele pode ser uma excelente vitrine para o mercado, não custa caro e pode ser iniciado com facilidade através de alguma ferramenta, dentre tantas disponíveis no mercado – consideramos o WordPress como uma das melhores. O blog é ideal para o jurídico pois não segue a mesma linha de publicidade ou práticas autopromocionais e de spam que não são bem vistas na advocacia. É uma espécie de abordagem com consentimento pois entrega conteúdo de valor apenas a quem interessa. Aqui vai uma dica: Antes de começar, trace o perfil do seu público-alvo para escrever e entregar o conteúdo para as pessoas certas.

Formas de divulgar conteúdo

A internet tem se tornado cada vez mais audiovisual, por isso, considere investir em webinars e palestras online. Hoje, é muito mais interessante para você, e também para os seus telespectadores, assistirem à uma palestra a partir de sua própria casa ou ambiente de trabalho, através do computador ou tablet, seja por questões de:

  • Custo: conduzir um webinar é mais rentável do que realizar reuniões presenciais;
  • Conveniência: é possível atingir um grande volume de pessoas sem precisar se encontrar fisicamente com elas;
  • Acessibilidade: o webinar fornece informações que podem ser salvas e recuperadas posteriormente;
  • Interação: é possível agregar métodos interativos, viabilizando a colaboração de telas ou documentos com outras pessoas.

O marketing de conteúdo é uma forma de agregar valor ao negócio, por isso tem muita aderência ao jurídico. Um dos pontos fortes da estratégia é o pouco investimento exigido, o que a torna bem atraente, não apenas para escritórios com seus negócios já consolidados, como também para advogados e escritórios que estão no início e precisam captar demanda para crescer.