O impacto da crise econômica e suas oportunidades para o mercado jurídico

mercado jurídico em tempos de crise
O mercado brasileiro vive um momento difícil em decorrência da crise econômica que teve inicio no primeiro semestre de 2015. A instabilidade financeira atingiu diversos setores, gerando mudanças bruscas em todo o país e que agora afetam toda a população. Os que começaram a sentir os baques gerados pela crise foram as primeiras camadas de consumo. Há o aumento da inflação em ritmo acelerado, atingindo em cheio empresas e investidores. Proporcionalmente a isso, ocorre uma desvalorização da moeda nacional e problemas na cadeia produtiva do país. A valorização do dólar é outra consequência vinda com a crise.

A redução das linhas de crédito, medida tomada pelos bancos para que haja manutenção da coerência econômica, é o principal problema gerado pela crise, principalmente para empresas que dependem de um alto índice de crédito para manutenção de negócios. O risco do aumento da inadimplência faz com que os bancos se tornem mais rígidos, o que gera dificuldade em obter-se crédito das instituições privadas e também dos bancos públicos.

A consequência de todas essas dificuldades é um mercado que não vende e não compra. A população diminui seu consumo em consequência da redução de salário ou o aumento do preço dos produtos, as empresas diminuem sua produção por conta do declínio das vendas e logo começam a demitir funcionários. Um clima hostil que preocupa as empresas e retrai os consumidores, o que desacelera economia do país

Entretanto, mesmo com tantos problemas gerados pela crise, oportunidades podem surgir. O mercado jurídico pode enxergar algumas vantagens ou formas de não se sentir tão prejudicado pelos problemas no mercado nacional.

Vamos tomar como exemplo o caso de uma grande empresa automobilística. O momento é de retração do mercado, as vendas estão caindo e as demissões estão aumentando. É possível que com isso, também haja um crescimento no número de processos de causa trabalhista, análise de contrato, entre outros. Há aí uma oportunidade do mercado jurídico continuar atuando e mantendo sua margem de lucro.

Outro exemplo que podemos explorar é que grandes empresas costumam fechar contratos entre si, contando com linhas de crédito bancárias. Com a redução do crédito, algumas empresas acabam por quebrar o contrato, já que não podem mais arcar com os custos elevados dos projetos. O crescimento da inadimplência também é um fator que está ligado á manutenção do mercado jurídico, gerando oportunidade para advogados e escritórios. A crise também acarreta em fusões e aquisições de empresas, o que se caracteriza como mais uma oportunidade.

Se por um lado existe a pressão por parte dos clientes em reduzir os honorários ou até mesmo cancelar contratos, o que prejudica o crescimento e a lucratividade do escritório, por outro a crise gera novas oportunidades: se existe alto índice de demissões, crescem os processos trabalhistas. Se reduz o crédito e o faturamento, cresce a inadimplência e aumentam os processos relacionados.
Em momentos de crise, a escolha natural de escritórios de advocacia é cortar custos e repensar a forma como vinham operando. Primeiramente, antes de tomar medidas drásticas, realize um planejamento adequando, não o faça de forma deliberada somente para economizar. É claro que em situações como essa a economia é afetada, mas é importante que haja o cálculo do ROI dos recursos existentes no escritório, desde seu corpo funcional até suas tecnologias, para isso, ter um software de gestão é vital.

O software jurídico Themis apresenta diversos benefícios e soluções, como a automação de processos, gestão centralizada, segurança da informação jurídica e informação em tempo real. Além disso, o Themis é um dos softwares mais prezados pelos escritórios jurídicos.
Se você deseja conhecer mais sobre o Themis, o software jurídico usado por departamentos de empresas como Volkswagen Serviços Financeiros e Grupo GR, entre em contato com a Aurum.

Quer saber mais sobre oportunidades para o mercado jurídico em tempos de crise?

A Aurum oferece conteúdos exclusivos através de webinars com grandes profissionais da área

Clique e assista!