NOVO SITE: Fases 3, 4 e 5 – Conclusão

No mês de agosto, demos início ao nosso maior projeto online em 2011, o apresentamos aqui no Blog dividido em 5 etapas e postamos detalhes de cada uma delas: 1 – Estudos pré-projeto; 2 – Elaboração dos wireframes. No entanto, quando chegamos à terceira etapa – criação do design gráfico –, não quisemos expor o design do site antes de tê-lo funcionando, pois isso atrapalharia na surpresa do lançamento. Por isso, decidimos continuar o desenvolvimento do site sem postar mais prévias, enquanto postávamos informações e artigos relevantes no Blog. As etapas remanescentes para a conclusão do site, apresentamos agora:

3 – Criação do Design Gráfico

Chegamos à etapa mais divertida!

A fase de criação do design gráfico engloba a definição de todas as características visuais que o site apresentará. Nessa etapa, designers e profissionais de marketing se reúnem e definem todas as bibliotecas de ícones, paletas de cores e padrões tipográficos que serão usados no site.

O design de todas as páginas é construído em formato de imagem, através de um software de edição gráfica, como o Photoshop. A construção em formato de única imagem é importante para determinar os limites de margem e espaçamento de cada elemento, já que é possível ver o site como um todo. Com os layouts construídos e aprovados, as imagens são fatiadas, exportadas em formato adequado para a web e encaminhadas ao desenvolvimento, que inicia a montagem do código para a página ser vista na internet.

4 – Programação e desenvolvimento do site

É hora de ver o projeto ganhar forma!

Através de uma reunião, os programadores responsáveis pelo código fonte do site recebem o resultado final de design gráfico, as imagens fatiadas e as orientações a respeito das tecnologias que devem ser adotadas e as funcionalidades por trás da aparência. Depois dessa reunião de alinhamento, os programadores começam a estruturar o site, seguindo as coordenadas dos designers.

Por ser a etapa mais complexa do projeto, torna-se também a etapa mais extensa: durante todo o mês de setembro, nossa equipe responsável estruturou o site na linguagem de programação adequada (PHP) e colocou em prática todas as funcionalidades visuais imaginadas nas reuniões de design gráfico. Além da parte visual, esses profissionais também elaboram e testam todas as funcionalidades ocultas do site, como, por exemplo, os formulários de contato.

5 – Elaboração do conteúdo

Quando chegamos nesta etapa, tínhamos o design e as funcionalidades transformados em códigos e tudo funcionando, mas ainda nos faltava o conteúdo para alimentar o site e, de fato, oferecer algo de relevância ao visitante. Nessa etapa, houve uma grande mobilização em toda a empresa, onde cada departamento colaborou gerando conteúdo para as seções do site: os departamentos de recursos humanos, marketing e administração levantavam todas as informações para a parte institucional do site, os departamentos de implantação, consultoria, desenvolvimento, suporte técnico e vendas geravam conteúdo consultivo para a área do site destinada ao nosso produto – o Themis.

Além da elaboração do conteúdo para as páginas da empresa e do produto, buscamos a integração do site com nosso Blog, grande fonte de conteúdo para nossos clientes e parceiros, o que nos permite uma atualização constante do conteúdo do site. Nos comprometemos a sempre atualizar o site, mantê-lo integrado com o Blog e sempre oferecer algo novo para agregar ao conhecimento dos nossos clientes e amigos. Esperamos que o site agrade a todos e esperamos o feedback de todos sobre esse projeto concluído.