NOVO SITE: Fase 1 – Estudos pré-projeto

NOVO SITE: Fase 1 - Estudos de pré-projeto

1 – Estudos pré-projeto

A fase de estudos pré-projeto é essencial para o sucesso do projeto que apresentamos ontem. Algumas empresas pulam essa etapa, vão direto à criação do site e acabam enfrentando uma série de problemas como: um site muito atrativo visualmente, mas não condizente com o objetivo da empresa; uso de linguagem visual e verbal inadequada ao público-alvo; tecnologia obsoleta no desenvolvimento, dificultando a atualização do site; entre inúmeros outros problemas.

Essa primeira fase, para nós da Aurum Software, foi dividida em 3 etapas de trabalho. São elas:

a. Estudo do público-alvo

O perfil de profissional para quem desenvolvemos nossas soluções são advogados autônomos, de escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos. Por isso, nosso novo site deve estar muito bem alinhado à linguagem utilizada por esse profissional e apresentar um visual agradável para esse tipo de público.

Através de nossa experiência de 18 anos desenvolvendo software para advogados, e de pesquisas realizadas com esses profissionais, identificamos o que o site deveria oferecer para ajudar o nosso cliente a extrair o melhor de nossas soluções e, também, o advogado que ainda não utiliza o Themis a encontrar a solução ideal em software jurídico para suas necessidades.

b. Brainstorming com a equipe Aurum Software

Na nossa fase de pré-projeto, fizemos várias reuniões de brainstorming com toda a equipe envolvida, que inclui diretores, profissionais de marketing, designers, desenvolvedores, profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente, entre outros. Durante essas reuniões, surgem inúmeras idéias, desde as mais malucas, até as mais “pés no chão”. Levantamos todas as idéias, estudamos a viabilidade e selecionamos as mais interessantes e aplicáveis para o nosso projeto.

c. Estudo das tendências em design e desenvolvimento de sites

A terceira e última etapa da primeira fase consistia em estudar e entender as tendências atuais para a internet, tanto em design gráfico, quanto na programação por trás do site. Isso foi relativamente fácil para nós, afinal, estamos constantemente estudando essas mesmas tendências para aplicar nos nossos produtos.

Através desse estudo, pudemos concluir que a tecnologia que melhor nos atenderá nesse projeto é a plataforma WordPress, que nos possibilitará unificar o site e o Blog, otimizando o compartilhamento de todo o rico conteúdo que já disponibilizamos e que ainda queremos oferecer. Além disso, graças ao uso da plataforma que é tendência mundial, teremos liberdade para criar o design que acreditamos que impressionará a todos.

Com todas essas informações em mãos, partimos para a segunda fase do projeto – 2. Elaboração dos wireframes –, onde finalmente colocamos a mão na massa e começamos os esboços do projeto.

Até amanhã!