Moro e Scalamandré e o seu sucesso com o suporte do Themis Jurídico

Caso de Sucesso: Moro e Scalamandré

O escritório Moro e Scalamandré Advocacia tem 20 anos de atividade na área trabalhista, com foco em contencioso e consultivo. Além de 18 advogados na sede, ao lado do Conjunto Nacional, avenida Paulista, o escritório conta com uma ampla rede de advogados correspondentes, que permitem a cobertura de todo o território nacional, e também de países das Américas, Europa e Ásia.

Brunna Loduca Scalamandré, sócia do escritório Moro e Scalamandré AdvocaciaSegundo a Dra Brunna Loduca Scalamandré, sócia, desde o início das atividades o escritório contou com o suporte da informática. Inicialmente, utilizava um programa que rodava em DOS e servia basicamente para contagem de processos. Brunna lembra que a principal limitação era a impossibilidade de gerar relatórios de andamento de processos para os clientes, o que restringia bastante a utilidade do sistema. Isso fez com que fosse instalado um segundo sistema, mais evoluído, mas ainda com sérias limitações. Finalmente, foi adotado em 2001 o Themis Jurídico, que o Moro e Scalamandré utiliza atualmente.

O escritório foi um dos primeiros a adotar o Themis Jurídico, e acompanhou a evolução do sistema. “O que nos atraiu foi a quantidade de informações que podíamos incluir e a capacidade de filtragem desses dados”, diz Luciano Alves Araujo, gerente de TI. Segundo ele, o escritório criou diversos relatórios customizados, que atendem  necessidades específicas. Um dos mais importante é um relatório bilíngue, que poupa horas de digitação.

O Themis Jurídico permite ao escritório várias modalidades de cobrança, por número de pastas, horas de atendimento, valores fixo, ou valor individual por processo. “Temos clientes pessoas físicas e jurídicas, e o sistema se adapta a cada situação”, diz Brunna.

Com o crescimento do número de clientes e o aumento na complexidade da administração de cobranças e processos, o Escritório Moro e Scalamandré estuda atualmente a implementação do Themis Financeiro, que permitirá integrar as áreas Financeira e Jurídica da empresa, para facilitar a administração e dar mais transparência à contabilidade. No momento ainda precisam transportar manualmente as informações do Themis Jurídico para seu sistema financeiro, um processo trabalhoso e que requer muita atenção para evitar erros.

Relatório de cinco metros

No início de 2009, o escritório precisava produzir um relatório desafiador: vinte colunas de informações sobre aproximadamente 1.000 processos, o que geraria um relatório com 20.000 informações. “Tínhamos que apresentar essas informações para um grande cliente, e se não conseguíssemos, poderíamos perdê-lo”, conta Luciano. Inicialmente, o escritório contratou um profissional para tentar montar as informações em uma planilha, mas o processo se mostrou inviável, em termos de trabalho e confiabilidade.

Luciano Alves Araujo, gerente de TI do escritório Moro e Scalamandré AdvocaciaA solução foi recorrer ao Themis Jurídico. “Entramos em contato com a Aurum, que nos auxiliou a criar um relatório customizado desse tamanho, que exportamos para uma planilha e imprimimos”, diz Luciano, “o resultado foi uma folha com cinco metros de comprimento, com todas as informações de que precisávamos”.

Segundo Brunna, esse relatório abriu um novo mercado para o Escritório: “Antes disso, atendíamos apenas clientes com um número restrito de processos”, diz Brunna, “mas a partir dessa ocasião, passamos a atender clientes de massa, com 200 processos ou mais”. Hoje, graças ao Themis Jurídico, o Moro e Scalamandré obtém em minutos um relatório jurídico e econômico que demorava dias para ficar pronto.

Consultoria

Desde que adquiriu o Themis Jurídico, há dez anos, o escritório vem contribuindo para o desenvolvimento do sistema: “Existem características que nós solicitamos e que foram acrescentadas ao sistema para todos os usuários”, diz Araujo. Ele elogia a facilidade de acesso ao suporte e o aprimoramento constante dos recursos.

Além de receber atualizações constantes do Themis Jurídico, o Escritório Moro e Scalamandré utiliza periodicamente os serviços de consultoria da Aurum para treinar os advogados nos novos recursos do sistema, e também para treinamento de colaboradores estreantes.

Não é Burocracia

Com um servidor e cerca de 30 estações, o Escritório Moro Scalamandré fez do Themis Jurídico o centro de todas as suas atividades. Além do controle de processos, o Themis funciona como sistema de comunicação, agenda de audiências, de contatos, controle de despesas por cliente e outras funções, de modo que todo o cotidiano do Escritório gira em torno do software. “O Themis mudou a nossa forma de trabalhar”, diz Brunna, “sem essas informações não se consegue administrar um escritório de advocacia”.

Brunna garante ser a principal defensora do uso do Themis no escritório: “Alguns profissionais reclamam, acham que o sistema pede informações em excesso, mas sei que todas elas são essenciais; não é uma burocracia, é o necessário”, afirma.

Sobre o escritório Moro e Scalamandré Advocacia

O escritório Moro e Scalamandré Advocacia é sociedade de advogados, constituída em 1991 e registrada na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo, sob o número 2004. Formada por profissionais altamente especializados, que buscam excelência em sua atividade, voltados para prestação de serviços nas áreas consultiva e contenciosa, sob rigorosos padrões técnicos. Sua composição de titulares foi inovadora nos escritórios brasileiros, eis que, além de advogados, contamos com profissional dedicado exclusivamente aos assuntos de administração da banca.

Tem na advocacia trabalhista o centro de suas atividades. Conta com o concurso de extensa rede de advogados correspondentes, que permitem a cobertura de todo o território nacional, além de países das Américas, Europa e Ásia, reservando toda a produção do trabalho intelectual à sede do escritório em São Paulo.

Áreas de atuação do escritório

Trabalhista, Consultivo e Contencioso.

Benefícios para o escritório

Relatórios Customizados, Cobrança Customizada, Centralização de Informações, Agenda de Audiências, Agenda de Contatos, Controle de Despesas e Filtragem de Processos.

Soluções Aurum Software

Themis Jurídico.

Serviços Aurum Software

Consultoria pré-venda, Implementação do software, Capacitação da equipe e Suporte técnico.

Download do caso de sucesso em PDF Para fazer o download do caso de sucesso em PDF, clique aqui.
Usa o Themis e quer seu caso publicado aqui? Entre em contato através do e-mail marketing@aurum.com.br