logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Melhor software juridico >

17 passos para escolher o melhor software jurídico para o seu escritório

17 passos para escolher o melhor software jurídico para o seu escritório

2 ago 2022
Artigo atualizado 7 dez 2023
2 ago 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 7 dez 2023
O melhor software jurídico vai muito além de um sistema de gestão de processos para advogados. A ferramenta facilita toda a rotina dos profissionais, além de contribuir para melhorar a produtividade da equipe e a organização do escritório.

Escolher o melhor software jurídico é uma tarefa que exige tempo e atenção. Afinal, para encontrar uma ferramenta que realmente aperfeiçoe cada etapa do trabalho do seu escritório, é preciso levar em consideração uma série de critérios – tanto do sistema quanto do cotidiano da sua equipe.

Mas pode manter a tranquilidade, porque é possível, sim, unir o útil ao agradável (ou seria necessário?). E nós vamos mostrar como! Para isso, preparamos um checklist completo para ajudar você encontrar o melhor software jurídico para seu escritório e para sua rotina! 🙂


Saiba mais sobre software jurídico

O que é um software jurídico?

Softwares jurídicos são sistemas desenvolvidos com foco na advocacia. Em geral, têm como funções: acompanhamento de processos e prazos, gestão de atividades, controle financeiro e registros de clientes. Podem ser utilizados por profissionais autônomos, escritórios de tamanhos diversos e departamentos jurídicos.

O que faz um software jurídico?

Um software jurídico completo tem múltiplas funções e reúne, em uma única ferramenta, o acompanhamento automatizado de processos, controle avançado de prazos, gestão de atividades, acompanhamento da equipe, controle financeiro, registros e atendimento de clientes.

Softwares jurídicos se destinam a profissionais autônomos, departamentos jurídicos e escritórios de todos os tamanhos. É o tipo de ferramenta que se adequa perfeitamente à rotina de profissionais que atendem demandas exclusivamente de contencioso ou de consultivo, e também àqueles que atuam nas duas frentes da advocacia.

Qual o melhor software jurídico do mercado?

O melhor software jurídico é aquele que mais se adapta à sua rotina. Na hora de escolher, é fundamental observar atividades e objetivos do escritório, além da reputação do sistema no mercado. O Astrea é líder na categoria Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos, software bicampeão na premiação B2B Awards – 2020 e 2021. 

O software jurídico mais bem avaliado do mercado ajuda a automatizar a rotina de mais de 60.000 advogados e advogadas. Com destaque na avaliação do suporte ao cliente, o Astrea também conta com excelentes notas sobre as funcionalidades e facilidade de uso! 

Saiba mais sobre o Astrea e como os clientes avaliam aqui.

O que é o Astrea?

O Astrea é um software jurídico para advogados autônomos e escritórios de advocacia desenvolvido pela Aurum. É oferecido em 5 planos de uso: Light, Up, Smart, Company e VIP, que contemplam diferentes rotinas, atuações e quantidade de processos.

O sistema é hospedado em nuvem e conta com um aplicativo mobile, garantindo uma gestão completa com mobilidade.

Neste conteúdo, você confere mais detalhes sobre funcionalidades, benefícios e possibilidades de utilizar um software jurídico em sua rotina. Reunimos aqui depoimentos de clientes, explicações da equipe da Aurum e diferenciais competitivos do Astrea para você aprofundar seus conhecimentos e escolher a melhor opção de software para seu escritório.

Conheça o software jurídico Astrea

Como solicitar orçamento do Astrea?

Para fazer um orçamento personalizado para você ou para seu escritório precisamos entender alguns fatores, como o tipo de atuação, tamanho do escritório, recursos desejados com o sistema, número de usuários, entre outros.

Portanto, para que a gente consiga orientar você para o plano que melhor se adequa ao cenário do seu escritório atualmente, apresentar valores e tirar todas as suas dúvidas sobre o Astrea pedimos para que você se inscreva gratuitamente e sem compromisso no formulário abaixo:

Comece a usar o Astrea totalmente grátis

Cadastre-se agora e evolua sua rotina jurídica com o software jurídico líder de mercado!

Após o teste, não é gerada nenhuma cobrança automática
Confirmando seu cadastro, você declara que leu e aceitou: os Termos de Uso e a Política de Privacidade do Astrea, além da Política de Privacidade dos nossos sites.

Essa etapa é importante porque, a partir dela, selecionamos automaticamente o consultor ou consultora que mais adequa ao seu perfil. Assim, ela ou ele entra em contato com você por email ou telefone para responder todas as suas perguntas e facilitar o seu processo de decisão e contratação. 😀

Se, por acaso, você já se cadastrou no Astrea, fique à vontade para chamar um de nossos atendentes pelo chat online dentro do sistema. Estamos disponíveis ao vivo durante todo o horário comercial! 😉

Critérios para escolher seu software jurídico

  1. Pesquise as vantagens de usar o melhor software jurídico
  2. Identifique o que você quer melhorar no escritório
  3. Investigue aspectos de tecnologia, inovação e mobilidade
  4. Saiba reconhecer qualidade em um software jurídico
  5. Avalie a relação custo-benefício
  6. Observe se o software tem gestão inteligente de casos e processos
  7. Entenda como é o controle de prazos e compromissos
  8. Verifique se é possível criar e gerir documentos jurídicos
  9. Analise como será a organização e o ganho de produtividade
  10. Avalie como o software pode contribuir no seu atendimento
  11. Confira se existe um módulo de gestão financeira
  12. Certifique-se da possibilidade de fazer a gestão da equipe
  13. Pesquise sobre a empresa que desenvolve o sistema
  14. Avalie o atendimento e o suporte oferecidos
  15. Verifique se o software oferece migração de processos
  16. Escolha um software jurídico completo
  17. Compare o software jurídico com a concorrência

Se preferir, você pode navegar pelo conteúdo acessando o índice clicável acima. 🙂


Como escolher o melhor software jurídico

1. Pesquise as vantagens de usar o melhor software jurídico

Antes de conseguir escolher o melhor software jurídico, é preciso entender bem o que, afinal de contas, representa essa ferramenta.

De forma mais conceitual, um software jurídico é um programa de computador voltado para profissionais autônomos, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia de todos os tamanhos.

Indo da teoria para a prática – provavelmente é que mais interessa a você, certo? – softwares jurídicos são soluções digitais que automatizam atividades burocráticas e repetitivas do cotidiano dos advogados e dos escritórios.

A busca nos Diários Oficiais e a atualização de processos de acordo com a movimentação na Justiça são alguns exemplos de atividades que podem ser otimizadas.

E além de possibilitar uma gestão de processos mais ágil e inteligente, os melhores softwares jurídicos elevam a produtividade dos escritórios e asseguram o cumprimento de todos os prazos.

Afinal, o tempo que você gastava em atividades que foram automatizadas vai ser dedicado a outras funções, como  atendimento ao cliente, por exemplo.

Falando nisso, um sistema completo facilita a gestão e o atendimento de clientes – como conta a advogada Mariana Gonçalves no vídeo abaixo.

Veja como a advogada Mariana Gonçalves evoluiu o atendimento no escritório com o software jurídico Astrea

Além disso, melhora o armazenamento e o controle de documentos; a padronização de peças jurídicas; o controle e o cumprimento de atividades; a gestão da equipe e até mesmo a gestão financeira.

2. Identifique o que você quer melhorar no escritório

Agora que você sabe o que é um software jurídico e tem noção do que ele é capaz de fazer por você, é hora de olhar para a rotina do escritório e identificar o que você deseja melhorar ou corrigir com a ferramenta.

Por que você quer ou precisa do melhor software jurídico? Vamos ajudar a responder essa pergunta!

Existem algumas possibilidades frequentes que motivam a busca pelo melhor software jurídico. O crescimento atual ou vigente do escritório, a queda na produtividade da equipe, o aumento no número de processos ou clientes e a dificuldade de manter a organização da rotina talvez sejam as mais comuns.

No entanto, a modernização da prática de trabalho, a busca pela atualização profissional, a automação jurídica de atividades repetitivas e o melhor uso de recursos humanos também são justificativas recorrentes de quem decidiu abandonar as planilhas de controle de processos judiciais ou mudar do antigo sistema para uma solução mais completa.

lançamento ástrea

3. Investigue aspectos de tecnologia, inovação e mobilidade

Atualmente, os melhores softwares jurídicos são online. Mas você sabe qual serviço de computação em nuvem esses sistemas utilizam?

Se informar da tecnologia que existe por trás do software que você deseja contratar é muito importante para ter noção de como vai ser tratada a segurança dos seus dados.

Além disso, é também uma maneira de saber o quanto, realmente, a lawtech que desenvolve o sistema está preocupada com a modernização do setor.

O Astrea, por exemplo, utiliza os servidores da Google. Os dados ficam armazenados no Google Data Store e as informações rodam na aplicação Google App Engine. Uma das vantagens dessa escolha é poder contar com a infraestrutura, o sistema de backup avançado e o selo de qualidade da gigante.

Outro benefício desse tipo de tecnologia é a possibilidade de acessar o sistema por diferentes navegadores e dispositivos.

A inovação, a tecnologia e, principalmente, a mobilidade são questões levadas muito a sério por softwares jurídicos como o Astrea, que contam com um aplicativo mobile auxiliar. Já falamos sobre o Astrea Mobile aqui no Portal – aliás, o app está disponível nas versões Android e iOS.

comece a usar o Astrea grátis e comprove

4. Saiba reconhecer qualidade em um software jurídico

Verdade seja dita: pouco adianta contratar um software com milhares de funcionalidades se ele deixar a desejar em qualidade. Nem sempre ser robusto é sinal de ser completo. E nem sempre ser completo é o mesmo que ser complicado.

Para ser considerado o melhor software jurídico, o sistema precisa ser eficiente, fácil de usar, contar com um bom atendimento e um suporte atento antes, durante e depois da contratação. Ah, e claro, melhorar ou solucionar as suas principais necessidades. 😉

Por isso, no momento da escolha, é importante consultar os conteúdos educativos que a empresa que desenvolve o software disponibiliza. Também é mais do que aconselhável levar em conta a opinião de outros clientes, separar um tempo para ler os reviews e casos de sucesso, checar as avaliações nas redes sociais e a reputação do software em sites como o Reclame Aqui.

Conhecer a experiência de outras pessoas pode facilitar a sua tomada de decisão. Afinal, você vai ter uma amostra de como vai ser o seu relacionamento com a empresa.

Igualmente importante é partir do princípio de que problemas acontecem. Por isso mesmo, é fundamental observar como a empresa responde a reclamações e de que maneira ela soluciona possíveis problemas.

5. Avalie a relação custo-benefício

Preço não é tudo, mas o valor faz toda a diferença. Muitas vezes, os preços dos planos anuais ou mensais de um sistema jurídico são motivos de dúvida. E há também a possibilidade do uso de uma ferramenta gratuita, que muitas vezes implica na adoção de sistema limitados ou que não acompanham a evolução do negócio.

Qual sistema vale mais a pena? Se eu contratar o plano inicial, vou poder mudar depois? E se eu começar já pelo plano mais completo e achar pesado para o meu orçamento? E se eu descobrir que poderia manter a qualidade do meu trabalho com um plano mais simples?

Quando surgirem esses questionamentos, é importante checar alguns critérios.

Primeiro: o melhor software jurídico para você deve possuir fidelidade?

A ausência de fidelidade é o que permite que você tenha liberdade para mudar de plano ou de software quando desejar. O Astrea oferece essa liberdade de escolha e conta com opções para atender o seu momento profissional. 😉

Por exemplo, se você estiver começando na advocacia, adquirindo clientes e aumentando as demandas de trabalho, mas ainda não pode comprometer o orçamento, tem a possibilidade de utilizar o sistema gratuitamente por um ano.

O mesmo se aplica aos profissionais que têm o desejo de automatizar o acompanhamento de processos, além de informações do escritório e de clientes.

Com essa diversidade de planos e valores, o Astrea oferece funcionalidades que facilitam o trabalho do dia a dia de advogados e advogadas em diferentes momentos de carreira. Assim, é possível ao profissional desenvolver e crescer o seu negócio com a garantia de que terá as informações seguras e organizadas sem pesar no bolso.

Segundo: o software jurídico deve possuir planos de uso customizáveis?

O melhor software jurídico deve, ainda, acompanhar a sua evolução. No caso do Astrea, passado o período de um ano de uso do plano gratuito, e pensando na sua estabilidade e no crescimento das demandas, você pode seguir em um plano pago mais completo sem perder as informações.

Nesse caso, vale observar o quanto você pode economizar ao contratar um plano anual no lugar do mensal. Se for compatível com o seu planejamento estratégico e financeiro, esse tipo de acordo pode, sim, valer a pena.

Como escolher o plano ideal

Quanto a escolha do melhor plano, é importante levar em consideração o valor que cada pacote entrega. Qual atende realmente às suas necessidades? Seu escritório consegue absorver esse custo? Quanto esse investimento vai poupar futuramente ao seu escritório? Responder a essas perguntas vai ajudar você a fazer escolhas mais conscientes.

Uma dica nesse sentido é tentar contabilizar os ganhos que vêm com o investimento – neste caso, para além da produtividade. Por exemplo:

  • Com a possibilidade de gerar boletos de cobrança, há redução da inadimplência;
  • Por conta da melhor gestão das informações de clientes, você melhora o relacionamento com eles e, por consequência, os fideliza e até recebe novas indicações;
  • A partir da otimização das tarefas no geral, você consegue ampliar a cartela de serviços.

Todas as possibilidades acima aumentam a receita do escritório e, em médio e longo prazo, tornam-se ganhos maiores do que o investimento feito no sistema.

Por último, mas não menos importante, vem a forma de pagamento. Definir a melhor maneira de cobrança também é um bom norte na hora de fechar negócio. Para ajudar você nessa decisão, vale dizer que o Astrea pode ser pago via cartão e boleto bancário! 🙂

comece a usar o Astrea grátis e comprove

6. Observe se o software tem gestão inteligente de casos e processos

Modernizar e tornar mais eficiente o acompanhamento processual é um dos grandes objetivos de quem procura o melhor software jurídico.

Com o Astrea você consegue fazer essa gestão de forma inteligente e integrada a outras rotinas do escritório. Assim, não é preciso designar uma pessoa exclusivamente para fazer a busca e a atualização de processos manualmente, por exemplo.

Ao iniciar no sistema, é possível ainda cadastrar processos em lote de uma só vez com o número da sua OAB. Você pode ainda receber atualizações automáticas direto dos sites dos tribunais e ter acesso apenas às publicações que você deseja.

Ah, e você fica sabendo tudo o que acontece com seus processos por email ou pelo sistema de alertas automáticos dentro do próprio software – você escolhe a melhor maneira. 😉

Você também pode cadastrar casos, anexar documentos e vincular os dados ao nome do seu cliente.

7. Entenda como é o controle de prazos e compromissos

Nós sabemos que perder prazos está fora de cogitação. Por isso mesmo que o Astrea leva o controle de prazos processuais muito a sério e conta com um controle avançado para garantir que tudo corra dentro da data prevista.

“Mas como funciona isso?” Bom, na prática, a gestão dos prazos no Astrea funciona quase como um gerenciador de tarefas, com a vantagem de ter sido desenvolvido especialmente para a rotina do advogado e do escritório.

Assim, o gestor consegue ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo, sem precisar cobrar pessoalmente cada colaborador. Isso, além de contribuir para a gestão do tempo, também ajuda a evitar micro-gerenciamentos e a temida alcunha de “chefe mandão” ou “chefe mandona”. 😉

A partir do prazo, você pode registrar as atividades no sistema, designar responsáveis para elas e, pronto, a partir daí o Astrea cobra a execução das tarefas por você! O Astrea ainda envia alertas de delegação, conclusão e atraso de tarefas para garantir o cumprimento de todos os prazos.

Acha que acabou por aí? O melhor software jurídico já conta com Inteligência Artificial e classifica automaticamente suas publicações em prazos ou audiências. 😉

Além de tudo isso, o gestor e os sócios têm a segurança do controle de acesso, que permite que apenas pessoas autorizadas visualizem informações sensíveis aos prazos e dados financeiros. O Astrea também permite que você integre sua agenda do Google ou da Apple à agenda do software para escritório de advocacia, tornando a gestão dos compromissos mais rápida e organizada.

8. Verifique se é possível criar e gerir documentos jurídicos

Produzir as peças jurídicas rotineiras é uma atividade que pode tomar pouco ou muito tempo. Tudo depende da maneira como você faz.

Além de disponibilizar alguns modelos de documentos jurídicos prontos, o Astrea permite que você crie os seus próprios e os personalize com muita rapidez. A partir desses modelos, basta editar e “puxar” as informações particulares do caso e do cliente para o documento. Assim, o atendimento fica mais ágil e a sua rotina mais produtiva.

O Astrea também permite que você armazene, de forma organizada, informações e documentos relativos a um caso, processo ou cliente.

Diferente do que pode acontecer com pastas soltas no computador ou dados distribuídos em pendrives, HDs externos e emails, no Astrea você encontra essas informações rapidamente e de forma contextualizada.

E basta acessar o sistema pelo seu computador, celular ou tablet para checar o dado que você desejar. É o fim da burocracia e da perda tempo! 🙂

9. Analise como será a organização e o ganho de produtividade

Uma maior organização da rotina e o aumento da produtividade são alguns dos principais ganhos com o uso contínuo do Astrea. Afinal, o melhor software jurídico foi desenvolvido com esse objetivo. O sistema une ferramentas de gestão de escritório, clientes, prazos processuais, financeira, equipe e processos em um único lugar e sem burocracia.

Entre várias funcionalidades, o Astrea permite que você faça listas de atividades, delegue tarefas, trabalhe em equipe com mais tranquilidade, organize sua agenda e se baseie nela para atender os compromissos.

Além disso, a tela inicial do sistema permite que você tenha uma visão geral das informações mais importantes da sua rotina, como as próximas tarefas e compromissos.

Dados de produtividade e tempo

E pensando em facilitar a forma de acompanhar e medir a produtividade como um todo, o Astrea ainda gera gráficos de Análise de Atividades.

Com eles, é possível que uma pessoa com perfil de coordenadoria tenha noção de todas as tarefas realizadas no escritório. É possível, ainda, acompanhar as atividades pendentes e as que foram concluídas. Assim, você tem um comparativo visual da produtividade de diferentes usuários cadastrados no sistema.

Na prática, os gráficos garantem ao líder maior controle do que os colaboradores estão realizando sem, necessariamente, precisar fazer um micro-gerenciamento. Sem falar que podem servir como indicadores de desempenho, de sobrecarga ou até mesmo subutilização de recursos.

Outro recurso interessante para a organização da rotina é o contador de processos inativos. Com essa ferramenta, você consegue descobrir quais processos não tiveram movimentação nos últimos 30 dias e entrar em contato com os clientes que estão há algum tempo sem retorno.

As etiquetas personalizadas são um grande diferencial do sistema. Por meio delas você pode se organizar da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu escritório. Além disso, elas facilitam a emissão de relatórios, úteis tanto para o controle interno quanto para a prestação de contas com os clientes.

A organização financeira do seu escritório também foi priorizada pelo Astrea. Com ele, você pode acessar e atualizar facilmente os timesheets e honorários, gerar faturas e vários outras ações.

Advogada Mariana Gonçalves conta por que contratou um sistema para organizar a rotina no escritório

10. Avalie como o software pode contribuir no seu atendimento

Com o Astrea a facilidade no atendimento começa na prospecção e se mantém durante todo o processo de fidelização! Se, por exemplo, o processo já estiver no Tribunal, você pode trazer os dados do seu cliente para o Astrea automaticamente.

Ou, caso tenha que fazer o cadastro do início, você pode decidir entre preencher os dados completos do seu cliente ou apenas as informações básicas, como nome e sobrenome. Essa liberdade é ideal para quando você nem sabe se o cliente vai mesmo fechar negócio ou se o processo tem alguma margem de êxito.

Comunicação rápida e de qualquer lugar

Manter seu cliente informado das movimentações no processo também pode ser uma atividade fácil e prática! No Astrea, o seu cliente também recebe notificações por email com as atualizações do processo.

E se você busca ainda mais proximidade, pode fazer o envio de informações para clientes diretamente por WhatsApp diretamente do seu software jurídico. Utilizando a ferramenta no computador, é possível compartilhar novidades sobre prazos, eventos ou audiências em poucos cliques. Desta forma, seu cliente fica informado sobre as novidades do processo rapidamente – e você garante maior proximidade e um atendimento de excelência do início ao fim.

Outra opção para manter seu cliente informado é enviando um link exclusivo para ele acessar as informações relativas ao processo dentro do Astrea. Existe também a possibilidade de profissionalizar esse acesso inserindo uma área de login ao sistema no site do seu escritório.

Para ir além e oferecer um atendimento ainda mais personalizado, o Astrea lembra você da data de aniversário dos seus clientes! Para não deixar esses dias passarem em branco e não perder a chance de manter o contato com seus clientes, você pode criar modelos de documentos jurídicos para felicitá-los pelo aniversário e por outras ocasiões comemorativas.

A emissão de relatórios também é um dos grandes benefícios do melhor software jurídico. Afinal, na hora de prestar contas para o cliente é fundamental que os relatórios sejam transparentes e bem embasados.

No Astrea você pode emitir relatórios personalizados a partir das etiquetas e direto do financeiro. Assim, você emite faturas detalhadas, lista as atividades feitas em um período determinado, emite timesheets, faz faturamento dos honorários, entre outras atividades.

11. Confira se existe um módulo de gestão financeira

Poder fazer a gestão financeira do escritório com o seu software jurídico é uma grande economia de tempo e dinheiro. Por ser um sistema completo, o Astrea torna a rotina de manter o fluxo de caixa em dia, emitir faturas, relatórios e timesheets muito mais prática e integrada às outras informações do escritório.

Quando se fala de gestão financeira e administração de recursos, segurança é muito mais que uma palavra, certo? Por isso o Astrea permite que você restrinja o acesso a essas informações apenas a pessoas autorizadas. 🙂

O melhor software jurídico ainda facilita e automatiza o processo de cobrança e recebimento de clientes. Com a funcionalidade de emissão de boletos integrada ao banco (contas PF ou PJ) e ao sistema financeiro do Astrea, você pode controlar pagamentos desde a prestação de serviços até os horários e reembolsos. 

Além de dar um toque ainda mais profissional ao seu negócio, a emissão de boletos do Astrea é mais econômica que a dos serviços bancários que você deve conhecer – ou ter ouvido falar. 

Entre as diversas vantagens, ter essa funcionalidade integrada traz mais tranquilidade aos advogados. Isso porque contribui para evitar a inadimplência, dá mais segurança de recebimento dos honorários e maior controle do fluxo de caixa, afinal todas as informações ficam registradas em um só lugar.

Veja como funciona a emissão de boletos no Astrea.

12. Certifique-se da possibilidade de fazer a gestão da equipe

Conciliar a atuação na advocacia com as funções de gestão do escritório é uma missão quase impossível, certo? Não para quem conta com o melhor software jurídico.

Nós sabemos que acompanhar a equipe e garantir que todas as atividades sejam finalizadas a tempo é uma das funções mais trabalhosas e, ao mesmo tempo, fundamentais para o funcionamento do escritório.

Em uma rotina intensa como a sua, os modelos mais colaborativos de gestão acabam sendo ótimas opções para ter uma equipe focada e produtiva. Assim, você não precisa direcionar a maior parte o seu dia a micro-gerenciamentos e pode se dedicar a questões fundamentais da advocacia, como definição de estratégia, reuniões e atendimento ao cliente.

O Astrea pode ser (e é!) a ferramenta ideal para o trabalho em equipe. Além de permitir um trabalho mais colaborativo, o sistema foi construído para facilitar ao máximo a delegação e o cumprimento de tarefas.

Confira como a advogada Mariana Gonçalves mantém uma rotina produtiva sem perder o controle do escritório

Você pode cadastrar tarefas a partir das atualizações do processo, de algum prazo processual ou diretamente na agenda. Quem recebe a demanda é notificado por email ou dentro do próprio sistema (ou ainda pelo sistema de push no celular!). E quem delega recebe as atualizações da situação daquela tarefa – se ela foi cumprida ou está atrasada, por exemplo.

Essa é uma excelente forma de estar sempre ciente do que acontece no escritório sem, necessariamente, precisar parar o que está fazendo para ir até a mesa do colaborador ou fazer uma ligação. Afinal, você pode ter acesso a essas informações pelo sistema e também no seu celular, pelo Astrea Mobile.

comece a usar o astrea grátis e sem compromisso

13. Pesquise sobre a empresa que desenvolve o sistema

A Aurum, empresa que desenvolve o Astrea, está no mercado há mais de 25 anos. Mas não é só a experiência que a torna confiável. É, principalmente, a preocupação com a inovação e as ações internas e externas para incentivar a modernização da advocacia.

Um exemplo recente é a criação do Plano Light do Astrea, que nasceu como uma forma de contribuir com a comunidade jurídica em um momento de crise e passou a disponibilizar uma opção de uso grátis do software jurídico.

A ideia inicial era disponibilizar o plano por um mês para que advogados e advogadas se adaptassem aos novos cenários de trabalho remoto em 2020. Porém, a partir do feedback das pessoas que aderiram ao plano, acabou se tornando um produto fixo da Aurum – agora com gratuidade de um ano.

Por aqui nós valorizamos bastante o bom atendimento e a cocriação com nossos clientes. Por isso, estamos disponíveis no chat online aqui no Portal, no site e dentro do Astrea! Você também pode entrar em contato por email e tirar suas dúvidas na Central de Ajuda.

Ah! E os nossos clientes contam com um canal de contato direto e exclusivo com a gente para mandar sugestões de melhoria ou indicação de novos recursos para o Astrea. Já implementamos várias dessas sugestões! 😉

14. Avalie o atendimento e o suporte oferecidos

Além de oferecer recursos para a gestão completa da sua advocacia, o melhor software jurídico preza também pela sua experiência de uso. Afinal, é normal surgirem dúvidas e questionamentos. E contar com um bom atendimento e suporte é essencial nesses momentos.

Quem utiliza o Astrea tem esses serviços à disposição com qualidade. Nossa equipe especializada é responsável por garantir que suas dúvidas sejam respondidas em tempo real via chat – uma assistência recomendada por 90% das pessoas! Também oferecemos tutoriais em vídeo com instruções de forma clara e visualmente atrativa. Assim, é possível evoluir na usabilidade do Astrea em qualquer dia e horário.

15. Verifique se o software oferece migração de processos

O tempo passa e as coisas mudam. Às vezes, o sistema que você contratou há alguns anos deixou de atender às suas necessidades. Acontece, ainda, de eventualmente errar na escolha do melhor software jurídico.

Se você se vê em alguma dessas hipóteses ou se você deseja mudar de software jurídico por outro motivo, a migração pode ser uma boa alternativa.

Nós fizemos um artigo completo para ajudar você a decidir se migrar de software jurídico é ou não a melhor escolha para você. No entanto, levar os dados do antigo sistema para o novo pode ser o motivo que faltava para você contratar o Astrea. Se esse é o seu caso, não precisa mais esperar.

Afinal, para solicitar a migração para o Astrea basta falar com o seu consultor de vendas na hora da contratação ou durante o treinamento. A migração é feita em até dez dias úteis. 😉

comece a usar o Astrea grátis e comprove

16. Escolha um software jurídico completo

Como já falamos anteriormente, o Astrea é muito mais do que um software de gestão de processos. A ferramenta é completa e conta com todas as funcionalidades para você evoluir a produtividade da sua equipe, oferecer um excelente atendimento ao cliente, trabalhar em equipe com qualidade e sem micro-gerenciamento e manter a organização financeira em ordem.

Além das funcionalidades e dos benefícios que elas oferecem, o Astrea é centrado no usuário. O que, em outras palavras, significa que o programa foi construído para ser usado com agilidade e sem complicações.

Por isso, muito mais do que uma ótima aparência e um visual moderno, o Astrea oferece uma excelente experiência de uso e pode ser o melhor software jurídico para o seu escritório. Comece a usar gratuitamente e comprove!

17. Compare o software jurídico com a concorrência

Antes de definir qual o software para escritório de advocacia é ideal para você, é interessante comparar o sistema que você mais achou interessante com outras opções do mercado.

Para isso, você tem algumas alternativas:

  • Pesquisar com colegas advogados e advogadas que utilizam o sistema suas experiências, principais benefícios e pontos de atenção sobre o uso;
  • Testar de forma prática as principais opções de mercado, levando em conta os itens elencados neste checklist;
  • Pesquisar referências em portais especializados, como o B2B Stack, que reúnem comparativos das principais funcionalidades, além de avaliações de clientes.

Outros conteúdos sobre software jurídico

Veja também outras informações que vão ajudar você a entender o que é e como escolher o melhor software para seu escritórios de advocacia:


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

174

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Jefferson Lauro Olsen 27/09/2021 às 09:42

    Gostaria de entender como is Srs podem nos ajudar no controle de prazos para um escritório de advocacia com aproximadamente 5.000 (cinco mil processos ativos)

    Atualmente todas as publicações são direcionadas para uma única OAB mas por questão de estratégia acredito que em breve serão em 02 (duas) OAB

    Igualmente necessitamos gerenciar clientes agendados e controle de contato para aproximadamente 20 (vinte pessoas) entre advogados, secretarias e colaboradores.

    Por hora agradeço pela atenção e aguardo seu contato

    Jefferson Lauro Olsen

    • Mell Dorneles 27/09/2021 às 21:42

      Oi, Jefferson! Como vai, tudo bem? 🙂
      Estamos disponíveis para responder todas as suas dúvidas! Para isso, peço apenas que você se cadastre sem qualquer compromisso em https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/
      Essa etapa é muito importante porque, assim que você se inscreve, selecionamos automaticamente o consultor ou consultora que mais se adequa ao seu perfil e ela ou ele entram em contato em seguida por telefone ou e-mail para responder todas as suas dúvidas.
      Posso te ajudar em mais alguma coisa?

  • Daniela Deibe Barnes 01/04/2021 às 18:45

    Boa tarde, o gerenciamento de processos também pode ser feito através de CNPJ ?
    Sou Advogada de uma empresa, em parceria com um escritório, este responsável das demandas, porém preciso fazer um controle melhor e mais eficaz dos processos.
    Agradeço e aguardo retorno

    • Lila Alves 01/09/2021 às 13:50

      Oi, Daniela! Como vai, tudo bem? 🙂
      Estamos disponíveis para responder todas as suas dúvidas! Para isso, peço apenas para que você se cadastre sem qualquer compromisso em https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/

      Essa etapa é muito importante porque, assim que você se inscreve, selecionamos automaticamente o consultor ou consultora que mais se adequa ao seu perfil e ela ou ele entram em contato em seguida por telefone e email para responder todas as suas dúvidas.

      Posso te ajudar em mais alguma coisa?

  • LUMA SUELLEN RIBEIRO DA SILVA AMARAL 21/04/2020 às 00:21

    BOA NOITE, TUDO BEM?
    GOSTARIA DE CONHECER MELHOR O SISTEMA DE VOCES, PRECISO DE UM SISTEMA FÁCIL DE COMPREENDER.

    • Lila Alves 01/09/2021 às 13:47

      Oi, Luma! Como vai? 🙂
      Vai ser um prazer te apresentar o Astrea! Para isso, vou pedir pra que você se cadastre gratuitamente e sem compromisso neste link: https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/

      Assim, você pode avaliar se o Astrea é o melhor sistema pra você e contar com o apoio dos nossos consultores especializados para te orientar e te ajudar a escolher o melhor plano para a sua realidade!

      Espero ter ajudado!
      Um abraço

  • Aline 27/11/2019 às 17:32

    Boa tarde! Adorei o artigo, obrigado pelas dicas.
    Abraços

    • Lila Alves 01/09/2021 às 13:43

      Oi, Aline! Que bom que você gostou do conteúdo.
      Agradeço a sua visita e espero te ver mais vezes por aqui 😉

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís