Jurídico do Grupo GR obtém gestão centralizada de processos com o Themis

Case Grupo GR

O Grupo GR, fundado em 1992, é especializado em terceirização de mão de obra e possui mais de 12.000 funcionários para prestação de serviços nas áreas de segurança, limpeza, portaria, vigilância, entre outros. Com unidades em algumas das principais capitais do Brasil, o Grupo GR atua em todo o território nacional e totaliza mais de 1.100 clientes atendidos, entre condomínios, indústrias, hospitais, varejistas, construtoras e empresas de outros segmentos.

O foco do Grupo GR está na qualificação de sua mão de obra para assegurar um serviço bem prestado no cliente. Naturalmente, com o grande volume de funcionários, existe um número de processos trabalhistas proporcional, o que requer um jurídico especializado nesta área do direito. Como o negócio é geograficamente distribuído, são necessários correspondentes em cada local de atuação para representar o Grupo GR em audiências. Todos os processos, bem como os correspondentes, são gerenciados pelo departamento jurídico do Grupo GR, do qual o Dr. Ivan Peixoto é o responsável.

Necessidade por gestão centralizada

Como foi dito, são vários os processos trabalhistas a serem gerenciados pelo jurídico do Grupo GR, e esses processos estão distribuídos pelo país, o que traz uma grande complexidade para fazer a gestão, uma vez que o operacional do processo é realizado por escritórios terceiros. Durante algum tempo, o jurídico utilizou alternativas para fazer essa gestão, como planilhas Excel. No entanto, com o crescimento do negócio, e consequente aumento da demanda para o departamento, o controle manual tornou-se impraticável.

Em 2006, o Grupo GR buscou um software jurídico capaz de realizar a gestão do volume de processos, independentemente de sua localização e de qual escritório está responsável. “Como o jurídico fica na matriz, em São Paulo, precisamos de um controle centralizado dos processos que são operacionalizados por terceiros” comenta Dr. Ivan.

Após avaliação, o jurídico optou pelo Themis, um software de gestão já utilizado por outros departamentos jurídicos de grandes empresas e capaz de atender as demandas específicas do Grupo GR. Ao todo, são 12 profissionais que operam o Themis no jurídico do Grupo GR.

Ganhos com automação e provisões

Um ponto crucial para o jurídico do Grupo GR é fazer a provisão dos processos em andamento, para reservar o orçamento necessário e antecipar a informação para outras áreas, como financeira e contábil. “O Themis permite provisionar cada processo de acordo com sua probabilidade de perda/ganho, o que nos possibilita ser mais assertivos no orçamento” comenta Dr. Ivan.

Gerenciar um grande volume de processos, que constantemente sofrem atualizações, não é uma tarefa fácil. Outra funcionalidade que agrega grande valor para a rotina do jurídico do Grupo GR é a de andamentos online, que busca atualizações dos processos nos tribunais e as carrega automaticamente nos processos cadastrados no Themis.

Parceria com a Aurum Software

Ao todo, são mais de oito anos de parceria do Grupo GR com a Aurum Software, desenvolvedora do Themis. “Temos sempre nossos problemas resolvidos e recebemos respostas com a devida rapidez”, comenta Dr. Ivan sobre o suporte técnico prestado pela Aurum.

Atualmente, o Grupo GR avalia a implantação do Themis Web, uma extensão do Themis que oferece interface aos correspondentes, possibilitando assim que os próprios lancem informações dos processos dentro do sistema e, com isso, o jurídico amplia ainda mais os benefícios obtidos em termos de gestão.