A importância do backup no âmbito jurídico

Backup

As informações utilizadas por escritórios de advocacia e departamentos jurídicos são tão valiosas ou mais que o seu próprio patrimônio, principalmente por ser um segmento que presta serviços ao cliente, isto é, a maior parte das informações são sigilosas e dizem respeito a terceiros.

Qualquer escritório ou empresa está vulnerável a acidentes, que podem se tratar, desde simples falhas de disco dos servidores e sistemas até desastres maiores como assaltos, inundações e incêndios. O que você faria caso acontecesse uma situação assim no seu escritório de advocacia e todas as informações fossem perdidas?

Pois é, é horrível só de pensar nesta hipótese, e ainda assim, muitos escritórios, por falta de tempo e/ou conhecimento, deixam o backup para última hora, só lembram dele nas horas críticas, mas aí já não adianta mais. Portanto, o primeiro passo é entendermos que o backup é uma medida preventiva, e não corretiva, pois se trata da cópia de dados conforme estes vão sendo criados ou alterados, evitando justamente que situações inesperadas como as citadas acima coloquem em risco suas informações. A rotina de cópia de segurança das informações podem ser feitas de algumas maneiras diferentes, veja:

Para o mesmo computador
As informações são replicadas dentro do mesmo computador, em um HD diferente – pouco efetiva no caso de acidentes físicos.

Para um dispositivo de armazenamento
As informações são copiadas em mídias como CD, DVD, pen drive, HD externo etc – é efetiva apenas se a mídia de backup não estiver no ambiente afetado, caso ocorra um desastre físico.

Para ambientes externos
As informações ficam redundantes na nuvem, ou seja, em ambiente de data center que pode estar localizado até em outro país – método 100% efetivo pois protege contra qualquer desastre.

Independentemente de onde a cópia é feita, é necessário que esta rotina seja bem definida no escritório e o principal, que ela seja automatizada. Rotinas manuais não atendem necessidades corporativas, uma vez que estão vulneráveis a falhas humanas, como esquecimentos, e demandam a atenção de colaboradores que deveriam estar focados no exercício jurídico apenas. O ideal é contratar soluções profissionais de mercado, que, por serem especializadas em soluções de backup, armazenam corretamente as informações na nuvem sempre com alta segurança e disponibilidade e ainda oferecem suporte mediante problemas técnicos.

Para te ajudar a ter certeza sobre a efetividade do seu backup, propomos que você responda algumas questões básicas:

  • Os dados estão sendo replicados para um ambiente externo à empresa?
  • Seu backup foi realizado nas últimas 24 horas?
  • Testes de recovery de dados já foram realizados e deram certo?
  • Seu backup é realizado todos os dias?
  • Você tem acesso ao backup? Ele está sempre em conformidade com o planejado?

Para garantir uma segurança efetiva dos processos e documentos com que o escritório trabalha, é necessário um procedimento de backup bem definido, com informações como: em quais informações, documentos e sistemas deve ser feito o backup, quantas vezes ao dia deve ocorrer a cópia de informações, se a empresa escolhida garante testes de integridade e se o ambiente de hospedagem atende aos requisitos técnicos de data center. Tudo isso, garante a continuidade das informações, uma vez que elas têm totais condições de serem restauradas caso necessário, eliminando impactos no escritório.

O Themis é instalado no ambiente do cliente o que facilita muito na criação de um backup. Se você deseja saber mais sobre o Themis, entre em contato conosco.