Home office: 7 ferramentas essenciais para advogados que trabalham em casa

Homeoffice

Muitos profissionais têm a sensação de que 24 horas não são o suficiente para concluir as tarefas do dia, principalmente os advogados que, por natureza, possuem uma rotina repleta de atividades heterogêneas para cumprir. Conforme já falamos muito em nosso blog, é difícil para um escritório de advocacia atingir a produtividade desejada quando não utiliza um software jurídico, mas e quanto aos advogados autônomos ou pequenas sociedades? O que eles podem fazer para serem mais produtivos no seu dia-a-dia?

Bom, sabemos que é uma forte tendência – e realidade – o modelo de trabalho home office, devido à flexibilidade, comodidade e redução de custos que proporciona. No entanto, sabemos também que, quando praticado da maneira “errada”, pode desviar o foco do profissional e não oferecer a estrutura necessária para trabalhar. Para auxiliar os advogados que praticam o home office e desejam alavancar sua produtividade, elencamos os 8 aplicativos que julgamos essenciais na rotina. Confira:

1. Evernote

Podemos dizer que esta é uma ferramenta para “guardar tudo e qualquer coisa”. O Evernote é, basicamente, um bloco de notas com funcionalidades adicionais que fazem toda a diferença. É possível guardar – além de anotações e links que você encontra por aí – fotos, áudios, gravações, vídeos e qualquer tipo de documento. O melhor é que o advogado pode categorizar suas anotações por cadernos e etiquetas para deixar tudo organizado e encontrá-las facilmente quando precisar. Ele possui uma versão gratuita – que consideramos suficiente – e uma versão paga, onde a experiência do usuário é otimizada.

2. Vade Mecum Interativo

Trata-se de um aplicativo com versões para iPhone, iPad e Android, que traz de maneira prática e objetiva os códigos, legislações e súmulas dos Tribunais na tela do dispositivo. Dessa forma, é possível carregar consigo todas as legislações contidas no livro mais buscado pelos advogados (e mais caro de todas as livrarias). O aplicativo pode ser baixado de graça e é útil para o advogado a todo momento, seja durante o período de trabalho, para embasar suas atividades, seja durante o seu momento de descanso, para aprofundar seus estudos.

3. Astrea

Esta é para os pequenos advogados que sonham possuir um sistema de gestão capaz de abranger toda a sua rotina, por um preço que caiba no seu bolso. O Astrea é um software jurídico para advogados autônomos e pequenas sociedades de advogados, que tem como mantra a produtividade. Isso porque ele é baseado em 3 pilares principais: gestão de processos, timesheet/organização de tarefas e colaboração. Com a ferramenta, é possível controlar todo o trâmite de processos, organizar a rotina e ainda mostrar um diferencial competitivo aos clientes, interagindo com eles, compartilhando documentos com segurança e provendo-lhes acesso direto à ferramenta, com um toque muito mais profissional.

4. Feedly

O Feedly é uma ferramenta simples, desenvolvida para quem procura uma solução para centralizar todas as suas notícias e portais preferidos. Disponível para iOS e Android, o aplicativo veio como sucessor do famoso Google Reader e possibilita que o advogado sincronize todos os seus feeds de notícias, para não precisar mais acessar todos os sites que mais gosta ao chegar no escritório. Ele é gratuito, fácil de usar e auxilia os advogados a, principalmente, manterem-se atualizados sobre o que vem acontecendo no mercado jurídico e no mundo.

5. Dropbox

Como não falar do Dropbox? Muito provavelmente você  utiliza ou, ao menos, já ouviu falar deste diretório virtual para armazenamento e compartilhamento de todos os tipos de arquivos por meio da internet. Além da ferramenta possibilitar acesso a todos os seus dados a partir de qualquer lugar e sincronizar todas as suas ações na nuvem, ainda disponibiliza uma pasta pública onde todos os arquivos possuem um link. Dessa forma, o advogado pode compartilhar informações, documentos e arquivos pessoais de seus clientes, de maneira profissional e segura, por meio de uma senha que apenas ambos terão acesso.

6. MindMeister

Se você é um leitor assíduo do nosso blog, com certeza sabe da importância do marketing jurídico para um bom posicionamento dos seus serviços no mercado. O MindMeister, é uma ferramenta que possibilita criar mapas mentais de maneira simples, para organizar suas ideias. Essas ideias podem estar relacionadas à diversas práticas jurídicas, seja para demonstrar a sua visão geral do problema do cliente e apresentá-lo a solução, seja para definir o perfil do cliente ideal, para o qual você irá direcionar seus esforços de marketing.

7. CamScanner

O CamScanner é um aplicativo 100% gratuito que transforma o dispositivo móvel do advogado, seja um Android, iOS ou Windows Phone, em um scanner de mão, literalmente. É muito simples: basta tirar uma foto do documento desejado com o seu aparelho, selecionar a área da foto a ser escaneada e pronto: você terá acesso aos seus documentos de maneira rápida e a possibilidade de pesquisá-los no dispositivo sempre que precisar! Nós enxergamos o CamScanner como a alternativa perfeita para evitar desviar o foco do trabalho para ir até a papelaria escanear um documento.

Fato é que a tecnologia não para e nós estamos sempre tentando ajudar nossos colegas advogados a manterem-se um passo à frente do mercado. Somos especialistas em tecnologia jurídica e podemos te auxiliar com o que for preciso nesse sentido. Por isso, seja você um advogado autônomo ou gestor de um escritório de advocacia, entre em contato conosco, temos duas soluções que podem ser a chave para resolver grande parte dos seus problemas.