Gostaria de receber mais indicações? Veja nossas dicas:

Indicações

Referências boca-a-boca são a melhor forma de advogados conquistarem novos clientes, porém, garantir um fluxo constante de referências não é fácil: é preciso tempo para construir uma base consistente que lhe faça indicações de qualidade e o principal, ser pro ativo na criação de um processo para obtenção dessas referências.

É claro que a principal forma de garantir a referência das pessoas sobre o seu trabalho é, sem dúvidas, fazendo um bom trabalho. No entanto, isso muitas vezes não é suficiente para manter as referências consistentes, então, o que fazer com o tempo que ainda resta? Siga nossas dicas, elas vão ajudar a construir e nutrir sua base de referências, resultando em um retorno ainda mais forte.

Torne fácil para seus clientes fazerem referências ao seu serviço

É essencial que você crie uma pergunta muito específica, para tornar fácil que as pessoas recomendem o seu serviço. O nível de especificidade pode variar, mas deve ser mais do que “você conhece mais alguém que precise dos meus serviços?”. Dê aos seus “referrers” algo para passar adiante. Isso pode ser simples, desde que você crie um processo que assegure ser possível fazer isso com “referrers” potenciais, como simplesmente dar cartões de visitas à eles para que possam repassar.

Envie um questionário rápido

A pesquisa é uma ferramenta simples e mais eficaz para utilizar como recolhimento de feedbacks sobre como seus clientes se sentem quanto ao serviço realizado. Dentre as perguntas da pesquisa, você pode perguntar sutilmente algo como “você poderia fazer uma referência minha para alguém que você conhece?”. Caso a pessoa responda que sim, retorne-as com uma mensagem que lhes dê opções fáceis para fazê-lo.

Lembre as pessoas

As pessoas precisam de um lembrete de vez em quando. Você pode fazer isso sutilmente colocando lembretes de referência na sua assinatura de e-mail, no seu site ou blog. Também é legal fazer isso abertamente, através de uma pergunta direta via e-mail ou durante uma conversa por telefone.

Concentre-se em construir relacionamentos

Para nutrir boas referências boca-a-boca, você deve investir tempo e esforço na construção de relacionamentos com as pessoas ao seu redor. Vá além da sua rede de antigos e atuais clientes, colegas, amigos e familiares quando o assunto é indicação – passe algum tempo com as pessoas que você conhece que fazem ou podem fazer boas referências de você. Participe de eventos sociais – não só para falar dos seus serviços, mas para ouvir os outros e mostrar-lhes que você está interessado no que eles tem a dizer – quanto mais você se concentrar nos outros, mais os outros vão se concentrar em você.

“A participação em comitês ou comissões influentes, se o advogado estiver disposto a realizar um trabalho de alta qualidade, é uma excelente oportunidade para conhecer e impressionar pessoas com poder de influenciar clientes prospectivos”

Além de atender as expectativas, tanto do cliente indicado quanto de quem deu a indicação, é essencial agradecer e reforçar o relacionamento. É importante ter em mente que o relacionamento deve ser mantido mesmo nos períodos em que nenhum serviço está sendo prestado, essa é a chave para fidelizar os clientes e fazer com que eles recorram à você quando precisarem de um advogado.

Você faz um trabalho impecável e ainda assim acha que recebe poucas indicações? Conte-nos um pouco sobre a sua experiência nesse sentido e teremos o prazer em respondê-lo com dicas mais específicas.