Flexibilidade mobile – a utilidade do smartphone para advogados

Flexibilidade Mobile

Quem nunca sentiu-se nu ao perceber que havia saído sem seu smartphone?

Não é a toa: o Brasil é o quarto país no mundo em número de smartphones* com mais de 70 milhões de unidades, o que daria um terço da população. Se isolarmos o âmbito empresarial, o percentual de usuários de smartphones é muito maior.

Segundo alguns estudos, em 2014 as vendas de smartphones ultrapassarão a de computadores** e, o principal fator responsável pela curva de crescimento dos smartphones é  a substituição que esses aparelhos oferecem sobre atividades que antes só poderiam ser feitas no computador, além de eles mesmos possuírem outros usos exclusivos.

Na rotina de um advogado, muito mais do que um acessório – como uma bela caneta – o aparelho é uma importante ferramenta de trabalho que consolida importantes informações, não apenas da atividade profissional, como da vida pessoal. O principal benefício obtido é a flexibilidade – graças ao smartphone, o advogado pode manter-se em contato com seu trabalho, mesmo estando a caminho de um cliente, ou até mesmo em casa com sua família.

Entre os principais usos que essa flexibilidade proporciona, destacamos abaixo – não necessariamente por ordem de prioridade – os principais usos de smartphones por parte dos advogados:

Leitura de e-mails ou mensagens instantâneas

A primeira coisa que um profissional faz ao adquirir um smartphone é vincular sua conta de e-mail à ele. A facilidade obtida ao estar em contato com as pessoas, esteja onde estiver, faz uma grande diferença. Além dos e-mails, existem também o SMS e os aplicativos de mensagens instantâneas, como Skype e WhatsApp.

Localização via GPS

Quem ainda não utiliza o smartphone como GPS está deixando de poupar um valioso tempo com rotas inteligentes. Existem aplicativos, como Google Maps e o Waze, que geram rotas, sugerem caminhos inteligentes, informam sobre trânsito, acidentes etc. É muito útil para quem precisa locomover-se de um local à outro, principalmente nas metrópoles.

Compartilhamento de arquivos

Há alguns anos atrás, era realmente complicado ter acesso aos arquivos e documentos via celular, pois eles normalmente ficavam armazenados apenas no computador. Hoje, é possível sincronizar, acessar, editar e compartilhar arquivos estando em qualquer local do mundo graças a capacidade de armazenamento que os smartphones possuem, o acesso à internet e ainda aplicativos como o DropBox, vBox e Google Drive.

Acesso e atualização dos processos

Imagine a seguinte situação: você está jantando com um cliente, ele te questiona sobre o status de um determinado processo e você consegue respondê-lo em instantes, apenas fazendo uma consulta em seu celular. A consulta de processos pode não ser a mais utilizada funcionalidade de um telefone smart, mas com certeza a mais útil para o advogado em sua vida profissional. O fato de ter acesso à informações e atualizações de processos tranquiliza o advogado enquanto ele está fora do escritório e possibilita a tomada de ação imediata, esteja o advogado onde estiver.

Música para descontrair!

Outro grande benefício é a possibilidade que você tem de poder levar o que gosta para onde quiser. Existem excelentes recursos para que você monte bibliotecas com seus gêneros e artistas favoritos, além de aplicativos para você ouvir ao vivo, sem necessidade de baixar, as músicas que você gosta. Para quem passa muito tempo no carro, é uma ótima forma de descontrair, uma vez que o aparelho pode ser sincronizado com o rádio do carro através de bluetooth, ou de um simples cabo USB.

A Aurum está ligada ao mercado de smartphones desde o seu início e, há muito tempo, disponibiliza o Themis Mobile, uma ferramenta com interface web que possibilita aos advogados acessarem as informações de seus processos a partir de seus celulares, e vem aprimorando o produto de acordo com as novas necessidades que surgem.

Se o seu escritório ou departamento ainda não está na era mobile, precisa conhecer o Themis!

Referências:
*http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/brasil-e-o-quarto-pais-do-mundo-em-numero-de-smartphones
**http://www.cidadeverde.com/em-2014-naumero-de-smartphones-deve-superar-o-de-computadores-151126