Escritório de advocacia comemora 10 anos de crescimento com o Themis

Caso de Sucesso: Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados

Desde sua fundação, em 2000, o escritório de advocacia Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados utiliza o Themis da Aurum Software. Ao longo desses dez anos eles têm contado com o suporte da ferramenta, inicialmente apenas para a área Jurídica, e depois, com a implementação de mais funcionalidades a cada nova versão, também a Financeira e outras. Segundo Humberto Gordilho dos Santos Neto, sócio-fundador do escritório, o Themis foi adquirido inicialmente para controle de processos, mas com o tempo, e com o acréscimo de novos recursos, eles passaram a utilizá-lo no gerenciamento de muitas outras áreas, como consultoria, contratos e também departamento financeiro.

Recepção do escritório de advocacia Gordilho, Napolitano e Checchinato AdvogadosGerenciamento Estratégico

O Themis fornece informações que permitem o gerenciamento estratégico do escritório GNC. Com o software, é possível saber quanto tempo de atividade dos profissionais foi empregado em cada processo, o que permite ter uma visão sobre onde estão sendo utilizadas as horas de trabalho, para quais clientes e em que tipo de atividade. Além disso, a forte integração entre o  Themis Jurídico e o Themis Financeiro facilita muito a administração dos negócios. “O Themis busca atender as diferentes características dos diferentes escritórios e suas atividades, como direito civil, criminal, trabalhista etc”, diz Roberto Magri, coordenador de Consultoria da Aurum Software, “cada uma dessas áreas tem peculiaridades e detalhes bem diferentes”. O sistema é amplo o suficiente para atender todas essas áreas, e também se adapta às necessidades específicas de cada cliente do escritório.

Sabendo quantas horas são empregadas em um determinado tipo de processo, é possível saber também quando um caso dá lucro ou prejuízo, se o preço dos honorários está adequado e onde investir para ganhar eficiência. “Alguns de nossos clientes não trabalham com contratos por horas de atendimento, preferem contratar preços fixos”, diz Gordilho, “e hoje dispomos, graças ao Themis, de informações embasadas sobre o volume de trabalho que um tipo de caso exige, o que nos auxilia na composição de um preço fixo realista conforme os pedidos do cliente”.

O lançamento de despesas por caso e por cliente também dá transparência aos custos do escritório. Outra facilidade é a atualização de automática de índices financeiros, bastante útil para manter em dia os valores de auditoria de processos.

Outra característica do Themis utilizada pelo escritório GNC é a sua flexibilidade, que permite fazer adaptações com alto grau de liberdade. “Podemos criar campos específicos no banco de dados, a partir das necessidades e peculiaridades do nosso escritório”, explica Gordilho. Ele ressalta que os relatórios podem ser personalizados conforme cada cliente. O escritório GNC utiliza o Themis também para o gerenciamento de informações não contenciosas, ou seja, que não envolvem processos, por exemplo, no gerenciamento de consultas de clientes em potencial, de contratos, entre outros assuntos.

Fachada do prédio onde fica o Gordilho, Napolitano e Checchinato AdvogadosAtualizações constantes

Ao longo de dez anos de utilização, o escritório GNC vem recebendo sempre novas versões do Themis, corrigidas e atualizadas, sempre com estabilidade e confiabilidade. As melhorias e correções acontecem periodicamente, de forma automática e invisível para o usuário, sem afetar o funcionamento do sistema. “Aconteceu muitas vezes de solicitarmos modificações ou novos recursos, e em pouco tempo vermos a modificação implementada numa nova versão”, diz Gordilho, “as novidades no Themis são sempre surpresas agradáveis”.

Magri explica que as atualizações do sistema podem ser feitas conforme as exigências do cliente. No caso do escritório GNC, a Aurum está autorizada a fazer as atualizações de modo remoto e automático. Outra possibilidade é a própria equipe de TI do escritório fazer download das atualizações, para instalá-las quando achar necessário. Finalmente, a Aurum pode prestar o serviço de envio de um técnico para realizar o processo de atualização do sistema.

Estabilidade

Segundo Gordilho, o software oferece uma grande quantidade de recursos e ao mesmo tempo é muito estável e confiável. Os problemas, quando ocorrem, também são resolvidos de forma satisfatória e rápida. “A Aurum fica atenta às necessidades dos clientes para ampliar os recursos de seus softwares”, explica Magri,  “então frequentemente acrescentamos ao sistema novas funcionalidades, que são desenvolvidas a partir das demandas reais que acontecem no dia a dia da atividade de um escritório de advocacia”. Magri ressalta a confiança que os clientes depositam no sistema, conquistada graças ao compromisso da Aurum não só com os recursos do Themis, mas principalmente com sua estabilidade.

Para Gordilho, dispor de um software sólido desde a fundação do escritório GNC contribuiu para que a empresa tivesse um crescimento saudável. Não houve necessidade de fazer grandes investimentos ou interromper atividades para implementar o software jurídico e financeiro, como acontece a muitos escritórios de advocacia, já que eles utilizavam, desde o início, as ferramentas de TI adequadas para seu negócio. “A Aurum, produtora do Themis, foi uma das pioneiras em software Jurídico no Brasil”, diz Gordilho, “e desde a fundação percebemos a importância de contarmos com o apoio de um software jurídico”.

Sobre o escritório Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados (GNC)

O escritório Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados (GNC) é formado por três sócios, e conta com 26 advogados, e um total de 70 integrantes. A sede fica em São Paulo, na região da avenida Brigadeiro Faria Lima, e uma filial funciona em Brasília. Atualmente, o escritório GNC atua em cerca de 2.000 processos ativos, principalmente nas áreas de contencioso civil, direito trabalhista, contratos e societário.

Áreas de atuação do escritório

Contencioso cível, Relações do trabalho, Relações de consumo, Societário, Contratos, Tributário, Família e sucessões, Imobiliário e Ambiental.

Benefícios para o escritório

Integração entre jurídico e financeiro, Integração com filial, Informações para gerenciamento estratégico, Controle de horas por tipo de atividade, Atualizações constantes, Estabilidade, Flexibilidade, Personalização, Atendimento rápido e satisfatório.

Soluções Aurum Software

Themis Jurídico e Themis Financeiro.

Serviços Aurum Software

Consultoria pré-venda, Implementação do software, Capacitação da equipe e Suporte técnico.

Download do caso de sucesso em PDF  Para fazer o download do caso de sucesso em PDF, clique aqui.

Usa o Themis e quer seu caso publicado aqui? Entre em contato através do e-mail marketing@aurum.com.br