Dicas para evitar a inadimplência no escritório de advocacia

evitar a inadimplência
Em um momento de crise, como o que o Brasil vive em 2015, é cada vez mais comum lidar com a inadimplência.
É preciso estar atento à inadimplência para que o fluxo de caixa do escritório não seja prejudicado.

Por isso, nós separamos algumas dicas sobre como o seu escritório pode lidar com esse tipo de situação para evitar a inadimplência de seus clientes:

  • Faturar o cliente com antecedência – o ideal é enviar a fatura ao cliente com um prazo razoável de tempo até a data de vencimento. Isso dá a ele a oportunidade de se organizar para realizar o pagamento no período estipulado, sem que hajam atrasos. Enviar faturas e cobranças em cima da hora dá margem para atrasos.
  • Ligar e/ou enviar e-mails como lembretes próximo ao vencimento – contactar o cliente de maneira amigável antes do período de vencimento da fatura pode ser uma boa forma de lembrete para que ele não perca o prazo. Ligar ou enviar e-mails para lembrá-lo são maneiras simples e que não demonstram a típica cobrança desagradável.
  • Não realizar cobranças muito tempo após o vencimento – caso o cliente não tenha realizado o pagamento da fatura, o ideal é não deixar que o tempo passe para entrar em contato, e sim faça o mais brevemente possível. É importante lembrar que é preciso conversar de forma amigável para tentar saber os motivos que envolveram o atraso e tentar solucionar o caso da melhor maneira, talvez até estipulando um novo prazo, para que o cliente se organize e se prepare adequadamente.
  • Fazer um fluxo de aprovação de horas – uma medida que pode auxiliar o escritório a evitar atrasos nos pagamentos é a aprovação do número de horas trabalhadas para determinado processo ou cliente. Garantir que as horas cobradas estão corretas evita o questionamento por parte do cliente e consequentemente atrasos no pagamento.

Ações simples que feitas com planejamento e antecedência ajudam a diminuir a inadimplência, descobrir gargalos nos processos de faturamento e podem ter um grande impacto no fluxo de caixa do escritório

Necessita de uma gestão otimizada para obter um panorama geral das finanças do seu escritório de advocacia?

O Themis é um software desenvolvido para otimizar a gestão da informação, a automação das tarefas e a administração de áreas e equipes.

Saiba Mais