DICA: Facilitando buscas no Themis

Postagem da categoria 'Dicas de Uso'

No post de hoje, nós ensinaremos como encontrar com mais facilidade e menos tempo, informações como como pessoas, processos, entre outras, dentro do Themis.

Muitas vezes, queremos buscar no Themis um nome que não sabemos se é com V ou com W, se é com C ou com K, se foi cadastrado com ou sem acento, etc. Em outros casos, sabemos o sobrenome, porém não sabemos o primeiro nome da pessoa que desejamos encontrar no sistema.

Sem a informação completa, as buscas podem levar mais tempo do que deveriam, e essa função é utilizada a todo o momento por nós usuários. Se cada busca realizada levar um minuto, vários minutos do nosso dia seriam dispersos apenas para encontrarmos informações no sistema. Pense em quantos minutos todo uma equipe dispersaria no prazo de um mês.

Para ajudar os usuários do Themis, vamos fornecer uma valiosa dica que reduzirá o tempo e agilizará as buscas no sistema: a “substituição de letras” e a “busca em qualquer parte do nome” utilizando os caracteres  _ (underline) e o % (porcentagem).

Substituindo letras

O ‘underline’ substitui qualquer letra que possa aparecer naquele espaço.

Exemplo 1:

Você precisa buscar por “JOÃO PEREIRA”, mas não sabe se o nome foi cadastrado com acento (JOÃO) ou não (JOAO). Para evitar de fazer 2 buscas diferentes até achar o nome, experimente buscar por “JO_O“. O Themis substituirá o ‘underline’ por qualquer letra possível e mostrará todos os resultados possíveis para você, seja JOÃO ou JOAO.

No caso do primeiro exemplo, poderíamos digitar o começo do nome (JO) e buscar por aquele prefixo; a busca traria resultados como João, Joao, José, Joaquim, Jorge, etc. No entanto, se a dúvida é na primeira letra, só o uso do underline pode agilizar essa busca.

Exemplo 2:

Você precisa buscar o nome “VALTER”, mas tem dúvidas se o nome é escrito com “V” ou com “W” e, além disso, tem dúvidas se o nome é grafado com acento no “A”.
Busque por “_ _LTER“. O Themis mostrará todos os nomes que tenham 2 letras antes da combinação “LTER”, seja Wálter, Walter, Valter ou Válter.

Buscando em qualquer parte do nome

O Themis, por padrão, efetua as buscas a partir da primeira palavra. Usando o símbolo de ‘porcentagem’ antes da palavra a ser buscada, você faz com que aquela palavra seja buscada em qualquer posição do nome.

Exemplo 1:

Você precisa buscar o “Sr. GARCIA”, mas sabe que “GARCIA” é apenas o sobrenome. Busque por “% GARCIA“. Dessa forma, o Themis irá buscar o nome “GARCIA” em qualquer parte do nome e irá exibir todos os usuários que tenham esse sobrenome.

O ‘porcentagem’ também permite a busca em um determinado pedaço do nome.

Exemplo 2:

Você precisa buscar pela empresa “DLCW DEVELOPMENT”, mas não lembra a sigla e a grafia correta de “DEVELOPMENT”. Busque por “% DEVELO“. Assim, o Themis irá mostrar todos os usuários/empresas que tenham “DEVELO” em alguma parte do nome, inclusive a “DLCW DEVELOPMENT”.

Abaixo, você vê uma tabela resumida com as funcionalidades aqui explicadas:

Tabela das Funções % e _

Em breve, postaremos mais dicas de uso para otimizar (ainda mais) o seu tempo, usando o Themis.

Comente e deixe sua dúvida ou sua sugestão para novas dicas/funcionalidades. Obrigado!